Extracto da Memória Descritiva do Grupo B (Plano Geral)
Em Fevereiro de 1960 o Grupo B — uma das três equipas [i] convidadas a concurso constituído pelos arquitetos Arménio Losa, Luís Pádua Ramos e Formosinho Sanchez — apresenta a sua proposta para as Instalações da Sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian.
Extracto da Memória Descritiva apresentada pelos arquitetos do Grupo B:
(…) Nas suas dimensões actuais, dentro dos limites da propriedade da Fundação, o Parque de Santa Gertrudes não se poderá tomar como verdadeiro Parque. (…) No entanto a sua configuração e a distribuição do arvoredo permite a localização de um grande conjunto construtivo, sem se sacrificarem as espécies existentes. (…) Por isso, localizamos o anfiteatro na clareira central, originada pelo antigo lago, evitando-se, assim, o aparecimento de outra clareira ou o aumento daquela. A mesma preocupação dominou a implantação e recorte escolhidos para o curso de água que se propõe como única vedação do parque e de pequenas zonas deste. (…) Não nos preocupamos com uma delimitação rígida de propriedade. Esta consegue-se com extrema simplicidade por taludes, pequenos marcos…bastante menos antipáticos que um muro ou gradeamento. (…) O arranjo paisagista do Parque está longe de se considerar suficientemente estudado já porque requer a presença de especialistas, já porque o tempo concedido para o desenvolvimento foi absorvido por outras zonas mais complexas.(…) Obtém-se as seguintes percentagens de ocupação: em relação à área coberta 22%. (…)
[i] Extracto da Memória Descritiva do Grupo A (Plano Geral)
Extracto da Memória Descritiva do Grupo C (Plano Geral)
- Data de produção: 1960
- Projetistas (autores principais): RAMOS, Luís Pádua, ROSA, Arménio, SANCHEZ, Formosinho
- Fase do projeto: Do concurso ao anteprojeto
- Identificador: PT FCG FCG:SCT-S006-DES03541
- Cobertura temporal: 1960
- Tipo de dados: Imagem
- Formatos de extensão: 1 desenho
- Formato de media: jpg
- Palavras-chave: enquadramento, limite, memória descritiva, peça técnica
Para consultar a versão original deste documento deverá contactar os Arquivos Gulbenkian através do endereço eletrónico [email protected] e referenciar o identificador