Extracto da Memória Descritiva do Grupo C (Plano Geral)

Em fevereiro de 1960 o Grupo  C  — uma das  três equipas  convidadas  a concurso (para além do Grupo A e B), constituído pelos arquitectos Arnaldo Araújo,  Frederico Jorge e  Manuel Laginha — apresenta  a sua  proposta para as Instalações da Sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Extracto da Memória Descritiva apresentada pelos arquitectos do Grupo C:

(…) O tema ”PARQUE ” (entenda-se conjunto dos espaços de ar livre), interpretou-se mais qualitativamente que quantitativamente, isto é, que, sem ser destruído por uma ocupação extensiva dos edifícios, não fosse uma razão sistemática de contracção desses edifícios para limites de massa concentrada ou de grande altura. (…) Quizemos que acontecesse o diálogo da arquitectura e das zonas de ar livre, mais ou menos por toda a parte, e que o todo criasse envolvimento, isto é, que vivesse sobre si mesmo, com interioridade e intimidade, desfrutando os seus jardins e defendendo-se das condições urbanísticas e naturais que lhe fossem adversas. Daqui resultam a “escala” e a “ocupação”.(…) Foram considerados, da vegetação actual do parque de Santa Gertrudes) o seu estado fito-sanitário. b)O seu valor estético. A síntese destes considerandos levou-nos a concluir pelo interesse da metade Sul do parque procurando, portanto conservá-la o mais possível. (…) Não pretendemos que o parque fosse o arranjo de um maior número de metros quadrados livres de construção mas sim um tom geral que abrangesse apropria arquitectura, quer pela escala quer pelo movimento. A solução que propomos recorta o espaço livre em partes mais ou menos ligadas e atribui cada uma um carácter próprio, pela função e pela forma dos edifícios que a definem. (…)

  • Data de produção: 1960
  • Projetistas (autores principais): ARAÚJO, Arnaldo, JORGE, Frederico, LAGINHA, Manuel
  • Fase do projeto: Do concurso ao anteprojeto
  • Identificador: Arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian

Para consultar a versão original deste documento deverá contactar os Arquivos Gulbenkian através do endereço eletrónico [email protected] e referenciar o identificador