Extracto da Memória Descritiva do Grupo B (Plano Geral)

Em Fevereiro de 1960 o Grupo B — uma das três equipas [i] convidadas a concurso constituído pelos arquitetos Arménio Losa, Luís Pádua Ramos e Formosinho Sanchez — apresenta a sua proposta para as Instalações da Sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian.

Extracto da Memória Descritiva apresentada pelos arquitetos do Grupo B:

(…) Nas suas dimensões actuais, dentro dos limites da propriedade da Fundação, o Parque de Santa Gertrudes não se poderá tomar como verdadeiro Parque. (…) No entanto a sua configuração e a distribuição do arvoredo permite a localização de um grande conjunto construtivo, sem se sacrificarem as espécies existentes. (…) Por isso, localizamos o anfiteatro na clareira central, originada pelo antigo lago, evitando-se, assim, o aparecimento de outra clareira ou o aumento daquela. A mesma preocupação dominou a implantação e recorte escolhidos para o curso de água que se propõe como única vedação do parque e de pequenas zonas deste. (…) Não nos preocupamos com uma delimitação rígida de propriedade. Esta consegue-se com extrema simplicidade por taludes, pequenos marcos…bastante menos antipáticos que um muro ou gradeamento. (…) O arranjo paisagista do Parque está longe de se considerar suficientemente estudado já porque requer a presença de especialistas, já porque o tempo concedido para o desenvolvimento foi absorvido por outras zonas mais complexas.(…) Obtém-se as seguintes percentagens de ocupação: em relação à área coberta 22%. (…)

[i]  Extracto da Memória Descritiva do Grupo A (Plano Geral)

Extracto da Memória Descritiva do Grupo C (Plano Geral)

  • Data de produção: 1960
  • Projetistas (autores principais): ROSA, Arménio, RAMOS, Luís Pádua, SANCHEZ, Formosinho
  • Fase do projeto: Do concurso ao anteprojeto
  • Identificador: Arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian

Para consultar a versão original deste documento deverá contactar os Arquivos Gulbenkian através do endereço eletrónico arquivos@gulbenkian.pt e referenciar o identificador