Vasco Araújo

Lisboa, 1975

Vasco Araújo vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em escultura pela FBAUL, frequentou também o Curso Avançado de Artes Plásticas da Maumaus em Lisboa. Desde 2000 tem participado em diversas exposições individuais e coletivas em Portugal e noutros países, integrando ainda programas de residências, como Récollets (2005), Paris e Core Program (2003/2004), Houston. Em 2003 recebeu o Prémio EDP Novos Artistas.

Das suas mais recentes exposições individuais destacam-se: «Potestad», MALBA – Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina (2015); «Under the Influence of Psyche», The Power Plant, Toronto (2014); ou «Debret», Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (2013). Destaque ainda para a participação em coletivas como «All that Falls», Palais de Tokyo, Paris (2014); ou «Investigations of a Dog», Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Turim (2009).

O seu trabalho está publicado em vários livros e catálogos e representado em várias coleções, públicas e privadas, como o Centre Pompidou; o Museu Coleção Berardo; a Fundação Calouste Gulbenkian; a Fundación Centro Ordóñez-Falcón de Fotografía – COFF; o Museo Nacional Reina Sofia; a Fundação de Serralves; o Museum of Fine Arts de Houston (EUA) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo (Brasil).

Referências eruditas, quadros de referência artísticos variados e recurso a media como o desenho, a fotografia, o filme, a instalação definem um trabalho em que a linguagem verbal, literária e visual, musical e performativa se conjugam na abordagem poética e/ou crítica de questões socioculturais atuais e intemporais.

www.vascoaraujo.org