A Coleção do Museu Gulbenkian
A coleção reúne cerca de seis mil obras, adquiridas por Calouste Sarkis Gulbenkian, que vão do Antigo Egito ao século XX.
Ao longo de mais de cinquenta anos, e sempre guiado pelo seu gosto pessoal, Gulbenkian reuniu um conjunto eclético com o aconselhamento dos maiores especialistas do seu tempo. O resultado é uma das mais importantes coleções privadas de arte do mundo.
Nas galerias do Museu está exposto um conjunto de cerca de mil peças, distribuídas por um percurso que começa no Antigo Egito, passa pelo Mundo Islâmico, pela China e pelo Japão, e termina na Europa.
Explorar a Coleção
Antigo Egipto
Este núcleo reúne obras que documentam os momentos artísticos mais marcantes da civilização egípcia, do Império Antigo à Época Romana. Muitas delas foram adquiridas com a ajuda do arqueólogo Howard Carter.
Grécia, Roma e Mesopotâmia
Esculturas, cerâmicas, vidros, joias e uma notável coleção de numismática representam a Grécia e a Roma antigas, a par de um pequeno conjunto de arte da Mesopotâmia.
Mundo Islâmico
Cerâmica, vidro, tapetes, têxteis e arte do livro da Pérsia, Turquia, Síria, Cáucaso e Índia compõem este núcleo, que percorre os séculos XII a XVIII.
Arménia
Este núcleo reflete as origens do colecionador, reunindo manuscritos iluminados produzidos na diáspora arménia entre os séculos XVI e XVIII.
China e Japão
Gulbenkian reuniu peças de porcelana, laca, pedras duras, têxteis e xilogravuras da China e do Japão, com particular predileção pela porcelana chinesa da dinastia Qing e pelas estampas japonesas do período Edo.
Europa séc. XII – XV
Escultura, marfins e um conjunto de manuscritos iluminados – um dos géneros preferidos do colecionador – compõem este núcleo.
Europa séc. XV – XVII
A pintura dos principais centros de produção europeus destes séculos está representada por obras de Rubens, Van Dyck e Frans Hals.
Europa séc. XVIII
Ourivesaria, mobiliário e tapeçarias francesas, a par de pintura e escultura do século, marcam este núcleo, com destaque para o período de Luís XV e Luís XVI.
Europa séc. XIX
Este núcleo reúne pintura e escultura francesas e inglesas, com obras de Turner, Degas, Monet, Corot, Renoir, Carpeaux e Rodin.
René Lalique
Este núcleo reúne quase duas centenas de objetos de Lalique, como joias, vidros e peças decorativas. 82 joias foram adquiridas diretamente ao artista, fruto de uma relação de proximidade entre os dois.