Gary Hansmann

Exposição individual do artista norte-americano Gary Hansmann (1940-2008), resultante da iniciativa de realizar duas exposições individuais, do artista e da sua esposa, Lilly Rosa, que decorreram em simultâneo no Centro de Arte Moderna. A mostra contou com 59 trabalhos, marcados pelo tom declaradamente pessimista da sua obra.
Solo exhibition of the work of North American artist Gary Hansmann (1940-2008) resulting from an initiative for two individual exhibitions, the other focusing on the artist's wife, Lilly Rosa, held simultaneously at the Modern Art Centre. The show featured 59 works, characterised by the decidedly pessimistic tone typical of the artist's work.

Inaugurada a 19 de novembro de 1987, a exposição individual de Gary Hansmann (1940-2008) esteve patente até janeiro de 1988 na Galeria de Exposições Temporárias do Centro de Arte Moderna (CAM), paralelamente à exposição de Lilly Rosa (1955), esposa do artista.

A mostra, que terá sido a única individual de Hansmann em Portugal, apresentou 59 trabalhos marcados pelo tom declaradamente pessimista que atravessa a obra deste artista norte-americano. A imagética é fortemente dominada por uma dimensão trágica, e mesmo traumática, associada à história cultural do Ocidente, no decurso da qual alguns dos seus principais ícones teológicos ou humanistas são sujeitos a um tratamento grotesco e violento, que, parafraseando o pessimismo de Hansmann, manifesta um pronunciado desalento face ao curso da civilização (Vreeland, Hill Courier, nov. 1984, traduzido no catálogo desta exposição).

A exposição foi composta por gravuras calcográficas (incluindo uma monotipia), desenhos e pinturas, povoados por monstros e outras estranhas criaturas que, por vezes, partilham a mancha gráfica com apontamentos manuscritos que sublinham uma certa vocação narrativa e literária do trabalho deste autor. Expressivamente próxima de algumas correntes da banda desenhada e da ilustração contemporânea, a obra de Hansmann, como o próprio salienta (citado por Susan Vreeland), atinge um caráter diarístico, na busca constante por uma catarse satírica que dá a ver as fantasmagorias e assombramentos que o autor acredita povoarem a sociedade que o rodeia (Ibid.).

Tal como a exposição de Lilly Rosa, a mostra foi totalmente financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, que, na sequência desse processo de produção, pôde incorporar na coleção do CAM (atual Coleção Moderna) cartas com desenhos de Hansmann e Lilly Rosa que foram surgindo na troca de correspondência que a iniciativa ocasionou. A coleção já dispunha de quatro obras do casal, duas da autoria de Hansmann e duas da autoria de Rosa.

Daniel Peres, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Carta Decorada

Gary Hansmann (1940-)

Carta Decorada, 1987 / Inv. DE135

The Night of the Passing

Gary Hansmann (1940-)

The Night of the Passing, Inv. GE138

Und wieder Steigen die Traeume

Gunter Hofmann

Und wieder Steigen die Traeume, 1980 / Inv. GE139

Carta Decorada

Gary Hansmann (1940-)

Carta Decorada, 1987 / Inv. DE135

The Night of the Passing

Gary Hansmann (1940-)

The Night of the Passing, Inv. GE138

Und wieder Steigen die Traeume

Gunter Hofmann

Und wieder Steigen die Traeume, 1980 / Inv. GE139


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00040

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência diversa (incluindo uma carta com um desenho original da autoria de Gary Hansmann), listas de obras e respetivos valores de seguro, guias de transporte, convites, pedidos de orçamento para impressão dos catálogos. 1986 – 1989

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.