Realismo Norte-Americano Contemporâneo desde 1960

Exposição itinerante organizada pela Pennsylvania Academy of the Fine Arts, que apresentou 140 obras realizadas por 93 artistas da pintura realista americana. Herdeiras da fotografia e da tradição realista, estas obras distinguiam-se principalmente nos géneros da paisagem e da natureza-morta, e na figura humana.
Travelling exhibition of 140 artworks by 93 American realist painters arranged by the Pennsylvania Academy of the Fine Arts. Of particular interest were the landscapes, still lifes and figure studies on display, with works reflective of the legacy of photography and realism.

Exposição organizada pela Pennsylvania Academy of the Fine Arts e trazida a Portugal graças à ação da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Esta digressão europeia foi também apoiada pela United States International Communication Agency e pelo Federal Council on the Arts and Humanities.

A curadoria da exposição foi assumida pelo responsável do Departamento de Belas-Artes da Pennsylvania Academy of the Fine Arts, Frank H. Goodyear Jr., ficando a produção a cargo de Richard Boyle, diretor da Pennsylvania Academy of the Fine Arts.

Na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian foram apresentadas 140 obras realizadas por 93 artistas, entre os quais Chuck Close (1940), George Segal (1924-2000) e Alice Neel (1900-1984), apenas para citar alguns dos nomes mais representativos.

Herdeiras da fotografia e da tradição realista, estas obras, executadas durante cerca de duas décadas (1960-1980), distinguiam-se principalmente nos géneros da paisagem, natureza-morta e na figura humana.

Este conjunto de pintura realista americana destacava-se pela grande diversidade de técnicas e de materiais, contando com 17 aguarelas, 11 desenhos, 95 pinturas (a óleo, acrílico, pastel de óleo) e 17 esculturas hiper-realistas (em polivinil, bronze, chumbo, cal hidráulica, mármore, cerâmica ou plexiglas).

A respeito desta exposição, o crítico José-Augusto França avançaria com uma posição bastante crítica, referindo-se ao realismo americano como a «procura de uma realidade perdida e de uma moral antiga e ausente». Afirmando, contudo, a distinção de valor entre os vários trabalhos expostos, e a respeito da estética hiper-realista iria ainda mais longe: «E híper por híper, quase se está tentado a dizer que os neo-realistas chineses actuais fazem melhor, mais convincente e maior – para não falar dos soviéticos.» (França, Colóquio/Artes, dez. 1982, p. 70)

A ideia de diversidade e pluralismo relativamente ao movimento estético do realismo norte-americano era desde logo assumido pelos organizadores no prefácio do catálogo, como uma das maiores relevâncias desta mostra coletiva.

O crítico Alexandre Pomar destacaria também o caráter polémico da exposição, mas assumindo uma atitude atenta às próprias contradições e superações da estética realista norte-americana, que poderia ser entendida em sentido «retardatário» ou então «menosprezada»:

«Que nos traz esta grande exposição […]? Será, segundo alternativas postas pela própria crítica norte-americana, a expressão de “o renascimento reaccionário de uma tradição exausta” ou “um movimento multifacetado em que todos os aspectos do modernismo vão influenciar uma nova forma representativa de pintura e escultura”. Certamente ambas as coisas.» (Pomar, Diário de Notícias, 29 set. 1982)

A pedido do pintor Júlio Resende, em representação do Conselho Directivo da 2.ª Divisão da Escola Superior de Belas-Artes do Porto, o Serviço de Belas-Artes da FCG viria a atribuir um subsídio de deslocação a 130 alunos e professores, a fim de poderem visitar a exposição (Arquivos Gulbenkian, SBA 02537).

Relacionada com o tema da exposição e integrada na sua programação, foi proferida uma conferência por Richard Boyle, diretor da Pennsylvania Academy of the Fine Arts e produtor do evento.

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

[Em revisão]

[Realismo Norte-Americano Contemporâneo desde 1960]

30 set 1982
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Conferência de imprensa. Richard J. Boyle (à esq.) e José Sommer Ribeiro (ao centro)
Conferência de imprensa. Richard J. Boyle e José Sommer Ribeiro (à esq.)
Visita de estudo de alunos da Escola Superior de Belas-Artes do Porto junto a escultura de John DeAndrea
Visita de estudo de alunos da Escola Superior de Belas-Artes do Porto junto à escultura de Duane Hanson
José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José de Azeredo Perdigão (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00266

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamentos, convite, seguros, transportes, restauros, correspondência recebida e expedida, elementos para o catálogo e recortes de imprensa. 1981 – 1984

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 02537

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação sobre subsídio de viagem atribuído pela FCG à Escola Superior de Belas-Artes do Porto. 1982 – 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00708

Pasta com convites e programas de diversos eventos organizados pelo Serviço de Belas-Artes. 1975 – 1992

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02140

7 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02144

10 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0112-D00361

14 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02151

7 provas, p.b.: conferência de imprensa (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0112-D00362

10 provas, p.b.: visita de estudo (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0112-D00363

16 provas, p.b.: visita de estudo (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0112-D00360

6 provas, p.b.: objetos (FCG, Lisboa) 1982


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