Colecção Frederick R. Weisman

Exposição coletiva de arte moderna e contemporânea internacional, promovida pela Frederick R. Weisman Art Foundation e organizada conjuntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian. Esta foi uma exposição de grandes dimensões e com grande destaque na imprensa nacional, dada a quantidade e a escala das obras em exposição.
Collective international modern and contemporary art exhibition sponsored by the Frederick R. Weisman Art Foundation and organised jointly with the Calouste Gulbenkian Foundation. The show received significant international media attention due to the scale and number of works exhibited.

Exposição coletiva de arte internacional, moderna e contemporânea, promovida pela Frederick R. Weisman Art Foundation e organizada conjuntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), a partir das escolhas da comissária e conservadora da coleção Nora Halpern.

A coleção de Frederick R. Weisman (1912-1994), iniciada a partir de finais dos anos de 1940 e oficializada pelo seu fundador em 1982 com vista à sua apresentação pública, viajou ao longo da década de 1980 pelos Estados Unidos da América, Ásia e Europa, considerando-se, na altura, uma das coleções mais «viajadas» de sempre. Esta ideia e a originalidade de um museu em permanente circulação foram também destacadas pelo diretor do Serviço de Exposições e Museografia da FCG, José Sommer Ribeiro, que se referiu a esta coleção como se tratasse, de facto, de um verdadeiro «museu itinerante» (Colecção Frederick R. Weisman, 1986).

A coleção integra artistas de várias nacionalidades e modalidades artísticas distintas. Começou a ser constituída com aquisições de arte moderna europeia, passando o seu colecionador a interessar-se progressivamente por arte americana, numa primeira fase centrando-se no expressionismo abstrato da Escola de Nova Iorque, na Pop Art americana, na Bad Painting, e focando-se posteriormente na produção artística da Costa Oeste dos EUA, de um grupo de artistas especialmente ativos na Califórnia.

No piso 0 da Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG foram apresentadas 100 obras da coleção, realizadas por 93 artistas nas mais diversas disciplinas artísticas (pintura, escultura, desenho, gravura, instalação), com destaque para alguns artistas consagrados e outros emergentes, tais como Robert Motherwell (1915-1991), Josef Albers (1888-1976), Jean Michel Basquiat (1960-1988), Gilbert & George (1943 e 1942, respetivamente), Edward Ruscha (1937), Ellsworth Kelly (1923-2015), Frank Stella (1936), Donald Judd (1928-1994), Claes Oldenburg (1929), Arshile Gorky (1904-1948), Arman (1928-2005), Andy Warhol (1928-1987) ou Alan Davie (1920-2014). Esta foi, de facto, uma exposição de grandes dimensões, dada a quantidade e a escala das obras em exposição.

Foi ainda uma exposição com destaque na imprensa nacional, uma vez que permitia ao público português o contacto com algumas propostas da arte americana da segunda metade do século XX, com destaque para a atualidade da produção artística nos centros artísticos de Nova Iorque e Los Angeles. As cores estridentes, a Pop e o realismo americano, a par da escultura hiper-realista e a instalação de Edward Kienholz (1927-1994) e Nancy Reddin Kienholz (1943-2019) não deixavam indiferentes os visitantes da exposição. Os números conhecidos provam que a exposição foi bem acolhida pelo público: nos dez dias anteriores ao encerramento totalizava já 11 927 visitantes.

Na sua crítica à exposição para o jornal Expresso, o crítico de arte Alexandre Pomar destacou a importância da exposição e do contacto com a arte americana contemporânea. Nas suas palavras: «Conhecer uma colecção particular é em si mesmo uma estimulante proposta e esta é um agradável exemplo à americana.» (Pomar, Expresso, 11 out. 1986)

Também o semiólogo Emídio Rosa Oliveira incentivava o público a visitar a exposição, entendendo tratar-se «de um dos maiores acontecimentos da temporada artística» (Oliveira, Semanário, 11 out. 1986).

Os custos desta exposição, integrada no circuito europeu, foram assumidos pela Frederick R. Weisman Art Foundation, que via nestas itinerâncias, além de uma oportunidade de divulgação artística, a possibilidade de dar visibilidade à coleção particular do bem-sucedido empresário Frederick R. Weisman, que se tornara, entretanto, um importante colecionador de arte, sobretudo de arte americana contemporânea.

O colecionador aproveitava ainda estas itinerâncias da sua coleção para conhecer a realidade artística de cada um destes destinos, estipulando a compra de, pelo menos, uma obra a um artista local em cada paragem. Na sua visita a Lisboa por ocasião da inauguração da exposição, Frederick R. Weisman comprou algumas obras de artistas portugueses (José de Guimarães, Fernando Direito, Teresa Magalhães e Alberto Carneiro), depois de passar por algumas galerias da cidade (Galeria 111, Galeria EMI-Valentim de Carvalho, Sociedade Nacional de Belas-Artes) aquando da sua visita oficial. Algumas destas obras foram ainda incluídas no percurso expositivo, nomeadamente uma escultura e uma pintura de José de Guimarães que figuravam à entrada da exposição.

Filipa Coimbra, 2017

Collective international exhibition of modern and contemporary art organised by the Frederick R. Weisman Art Foundation in conjunction with the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) based on a selection made by curator and collection conservator Nora Halpern (1960).
The collection of Frederick R. Weisman (1912-1994) was started towards the end of the 1940s and made official by its founder in 1982 with a view to presenting it to the public. It travelled around the United States, Asia and Europe throughout the 1980s and was considered one of the most travelled collections ever at the time. This idea and the innovative nature of a museum constantly on the move was also highlighted by the head of the FCG's Exhibitions and Museography Department, José Sommer Ribeiro, who talked of this collection as if it were a true travelling museum (Colecção Frederick R. Weisman, 1986).
The collection includes artists of several nationalities and different art techniques. It began to be put together from acquisitions of modern European art. The collector then gradually began to become interested in American art, firstly focusing on the abstract expressionism of the New York School, American Pop Art, Bad Painting, and later adding interest in artistic production from the West Coast of the US by a group of artists particularly active in California.
A hundred pieces from the collection were exhibited on the Lower Ground Floor of the FCG Main Building's Temporary Exhibitions Gallery. They were made by 93 artists and involved a huge range of art techniques (painting, sculpture, drawing, printmaking, installation), with a particular focus on established figures and some emerging artists, such as Robert Motherwell (1915-1991), Josef Albers (1888-1976), Jean Michel Basquiat (1960-1988), Gilbert (1943) and George (1942), Edward Ruscha (1937), Ellsworth Kelly (1923-2015), Frank Stella (1936), Donald Judd (1928-1994), Claes Oldenburg (1929), Arshile Gorky (1904-1948), Arman (1928-2005), Andy Warhol (1928-1987) and Alan Davie (1920-2014). It was, in fact, a large exhibition, in view of the quantity and scale of the works shown.
It was also an exhibition that was given attention in the national press, since it enabled the Portuguese public to have contact with some American art made during the second half of the 20th century, particularly work being produced at the time in the art centres of New York and Los Angeles. Distinctive colours, pop and American realism, alongside the hyperrealist sculpture and installation of Edward Kienholz (1927-1994) and Nancy Reddin Keinholz (1943), did not fail to move the exhibition's visitors. The numbers known show that the exhibition was welcomed by the public: the ten days before the exhibition closed saw a total of 11,927 visitors.
In his review of the exhibition for the Expresso newspaper, art critic Alexandre Pomar (1947) noted the importance of the exhibition and contact with contemporary American art. In his words: Getting to know a private collection is itself a stimulating idea and this is a pleasant American example (Pomar, Expresso, 11 Oct. 1986).
The semiologist Emídio Rosa Oliveira encouraged the public to visit the exhibition, believing it to be one of the greatest events of the art season (Oliveira, Semanário, 11 Oct. 1986).
The costs of this exhibition, part of the European tour, were covered by the Frederick R. Weisman Art Foundation, which saw these trips as a chance to promote art, naturally, and also a way to provide visibility of the private collection of successful businessman Frederick R. Weisman, who had also become an important art collector, particularly of contemporary American art.
The collector also used his collection's trips to see the art scene at each destination, purchasing at least one piece by a local artist at each stop. On his visit to Lisbon for the exhibition opening, Frederick R. Weisman bought some pieces by Portuguese artists (José de Guimarães, Fernando Direito, Teresa Magalhães and Alberto Carneiro) after going to some of the city's galleries (Galeria 111, Galeria EMI-Valentim de Carvalho, Sociedade Nacional de Belas-Artes) during his official visit. Some of these pieces were even included in the exhibition: a sculpture and painting by José de Guimarães were placed at the entrance to the exhibition.

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Blanco (à esq.) e José Sommer Ribeiro (à dir.)
Nora Halpern (à esq.) e Frederick R. Weisman (ao centro)
José Sommer Ribeiro (atrás)
José Sommer Ribeiro (ao centro)
Frederick R. Weisman (ao centro)

Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00347

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência recebida e expedida, relação de obras, elementos para o catálogo, maquetas do catálogo, recortes de imprensa. 1984 – 1987

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/043-D02696

17 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0183-D00542

55 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0183-D00539

7 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0183-D00540

15 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0183-D00541

31 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1986


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