Robert Rauschenberg

Exposição de trabalhos do artista norte-americano Robert Rauschenberg (1925-2008), resultante de uma parceria entre a Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e a Fundação Calouste Gulbenkian. A mostra contou com 31 obras daquele que foi uma figura crucial na transição do expressionismo abstrato para os movimentos modernos posteriores.
The Embassy of the United States of America in Portugal proposed to the Calouste Gulbenkian Foundation the organisation of an exhibition of works by North American artist Robert Rauschenberg (1925-2008), one of the best known and most established 1950s avant-garde artists in America and Europe.

A Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal propôs à Fundação Calouste Gulbenkian a organização de uma exposição de trabalhos do artista norte-americano Robert Rauschenberg (1925-2008), um dos mais consagrados artistas da vanguarda dos anos 50, na América e na Europa.

Considerado por muitos como um dos artistas mais influentes no mundo da arte, devido à sua prática radical e ao uso de imagens e objetos concretos da vida quotidiana, tratados de modo surpreendentemente antitético e aliados a relações espaciais e cromáticas inusitadas, Robert Rauschenberg foi uma figura crucial na transição do expressionismo abstrato para os movimentos modernos posteriores e um dos principais artistas do movimento neodadaísta.

Utilizando a iconografia da civilização contemporânea de um modo muito particular, e através da sua abordagem experimental, o artista expandiu os limites tradicionais da arte, abrindo novos caminhos de exploração.

Por estes motivos, a proposta de uma exposição dedicada à obra deste pintor mereceu por parte da Fundação o maior empenho, resultando na mostra de um total de 31 trabalhos, realizados entre 1969 e 1979 (litografias, serigrafias e colagens), e ainda no importante trabalho Tares, de 1972, uma colagem executada em tela de seda.

O catálogo do certame foi assinado pelos autores Walter Hopps e Laura B. Thurston.

Joana Brito, 2016

The Embassy of the United States of America in Portugal proposed to the Calouste Gulbenkian Foundation the organisation of an exhibition of works by North American artist Robert Rauschenberg (1925-2008), one of the best known and most established 1950s avant-garde artists in America and Europe.

Robert Rauschenberg is considered by many as one of the most influential artists in the art world, thanks to his radical practices and the use of images and concrete objects from everyday life dealt with in a surprisingly antithetical way, aligned with unusual spatial and chromatic relationships. He was a crucial figure in the transition from abstract expressionism to later modern movements and one of the main artists of the neo-dada movement.

Using the iconography of contemporary civilisation in a very particular way, and taking an experimental approach, the artist pushed the traditional boundaries of art, opening up new paths of exploration.

For this reason, the proposal for an exhibition on the painter’s work received great commitment from the Foundation, leading to an exhibition totalling 31 pieces, made between 1969 and 1979 (lithographs, screen prints and collages) and even the important piece Tares, dating from 1972, a collage made using silk.

The event catalogue was edited by authors Walter Hopps (1932-2005) and Laura B. Thurston.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Frank Carlucci (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Frank Carlucci e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José Sommer Ribeiro (à esq.), José de Azeredo Perdigão (ao centro), Frank Carlucci e Roberto Gulbenkian (à dir.)
José de Azeredo Perdigão (ao centro)
Frank Carlucci e José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Madalena de Azeredo Perdigão (atrás, ao centro)
Pedro Tamen (ao centro), José de Azeredo Perdigão, Frank Carlucci e José Sommer Ribeiro (à dir.)
Frank Carlucci (ao centro), José de Azeredo Perdigão e Roberto Gulbenkian (à dir.)
Frank Carlucci (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Frank Carlucci (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00107

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência variada, orçamentos e recortes de imprensa. 1977 – 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/028-D00119

9 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1977

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0024-D00076

7 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1977


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