Abstracção e Figura Humana na Colecção de Arte Britânica do CAM

Com curadoria de Ana Vasconcelos, e com o apoio de Patrícia Rosas e Afonso Ramos, esta exposição teve como objetivo a apresentação de um conjunto de pinturas, esculturas e fotografias, de diferentes momentos artísticos da arte britânica do século XX.
Curated by Ana Vasconcelos with the assistance of Patrícia Rosas and Afonso Ramos, the exhibition displayed a selection of paintings, sculptures and photographs from different periods of twentieth-century British art.

Com curadoria de Ana Vasconcelos, apoiada por Patrícia Rosas e Afonso Ramos, a exposição «Abstracção e Figura Humana na Colecção Britânica do CAM» reuniu 80 trabalhos de pintura, escultura e fotografia, representativos desta coleção. Inaugurou a 22 de janeiro de 2010, no piso 1 do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), após treze anos sobre a última grande mostra dedicada à coleção de arte britânica da Fundação Calouste Gulbenkian – «A Ilha do Tesouro. Uma Perspectiva sobre Arte Britânica Contemporânea», para a qual fora selecionado um conjunto de 170 obras de 90 artistas britânicos.

Ana Vasconcelos traça, no caderno de exposição, o enquadramento histórico e artístico da mostra: «Num país onde a figuração, com uma pintura realista de forte matriz naturalista, teve uma expressão muito significativa, com implicações políticas no ressurgimento geo-estratégico do pós-guerra […], a arte britânica do século XX conheceu igualmente expressões abstractas, ou abstractizantes, de grande importância. Se, por um lado, a presença no país de artistas como Naum Gabo, Jean Arp, László Moholy-Nagy ou Piet Mondrian funcionou como um catalisador para a fixação de novas ideias e práticas artísticas, por outro, com a pressão concorrencial do Expressionismo Abstracto vindo dos EUA […], estimulou a produção abstrata e o seu reconhecimento público.» (Abstracção e Figura Humana na Colecção de Arte Britânica do CAM [caderno de exposição], 2010, pp. 4-5)

«Abstracção e Figura Humana na Colecção de Arte Britânica do CAM» foi concomitante à exposição «Jane & Louise Wilson. Tempo Suspenso» e desdobrou-se em sete núcleos (assinalados por cores diferentes, de modo a organizar o percurso expositivo), que abrangeram as diversas fases da arte britânica contemporânea. Subordinadas ao tema da abstração e figuração do corpo humano, todas as obras selecionadas para a exposição pertenciam ao núcleo de arte britânica do Centro de Arte Moderna.

Até 1970, muitas destas obras haviam figurado em importantes exposições internacionais, como as bienais de Veneza, São Paulo e Paris, e, um ano mais tarde, as principais obras adquiridas foram apresentadas na exposição «100 Obras de Arte Britânica Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian», que esteve patente na Galeria de Exposições Temporárias da FCG em 1971. A seleção destas obras, que abrangem diversos campos artísticos (pintura, escultura e desenho), esteve a cargo de importantes personalidades, como o historiador de arte e ex-diretor da Tate Gallery, Alan Bowness, o pintor surrealista e historiador de arte Roland Penrose ou o crítico de arte Herbert Read.

O percurso expositivo iniciava-se na obra fotográfica Cock Door (1991), da dupla Gilbert & George (nascidos, respetivamente, em 1943 e 1942), prosseguindo depois para o núcleo dedicado ao construtivismo britânico, representado pela figura tutelar de Victor Pasmore (1908-1998). Seguiam-se outros movimentos britânicos, como o abstracionismo paisagista de St. Ives (em Cornwall), local onde se reuniram alguns artistas, nomeadamente em torno de Naum Gabo (1890-1977), e que deram origem a um novo grupo que marcou «decisivamente a arte britânica do pós-guerra» (Ibid.). No núcleo dedicado à Op Art, distinguia-se Bridget Riley e a sua obra Metamorphosis, concebida em 1963. Daí, o percurso conduzia ao grupo londrino Situation, formado por artistas que propunham uma maior envolvência com a arquitetura, pretendendo dar «resposta ao Expressionismo Abstracto americano e apresentava trabalhos abstractos de grande formato […], dando um cunho político a esta questão que permitia, simultaneamente, apresentar obras demasiado grandes para galerias comerciais e excluir os pintores de St. Ives» (Ibid.).

O período do pós-guerra traçou um panorama que opunha os artistas da abstração – movimento conhecido pela sua modernidade e liberdade de expressão – aos da figuração, ligada às políticas autoritárias da tradição britânica. Com a chegada dos anos 60, a arte britânica conhece um novo momento de afirmação, surgindo as experiências da Pop Art e da junção dos dois movimentos.

Neste caso em particular, a relação entre as duas linguagens plásticas, plasmada nesta exposição, surgiu, segundo a curadora Ana Vasconcelos, de «um sistema de referências ao trabalho de Victor Pasmore [1908-1998] e Richard Hamilton [1922-2011], ambos representados na colecção do CAM», e que marcavam presença nesta mostra com obras expostas nos extremos opostos da galeria do CAMJAP (piso 1).

Os trabalhos de Victor Pasmore, detentor de uma «carreira artística que o leva da figuração da Escola de Euston Road ao Construtivismo geométrico», e de Richard Hamilton, «visto como um pioneiro da instalação enquanto linguagem artística», apresentam-se como duas grandes referências na obra de Jane e Louise Wilson, cujas «imagens artísticas acumulam, sem conflito, valores simultaneamente figurativos e abstractos, que o observador passou a registar numa perspectiva igualmente inclusiva» (Ibid.).

Outros dois núcleos juntaram três artistas da Escola de Londres – Michael Andrews (1928-1995), Frank Auerbach (1931) e Leon Kossoff (1926-2019) – com um grupo de artistas escoceses que, a partir da década de 1980, ficou conhecido como «Renascença de Glasgow». Estes dois grupos partilhavam «um interesse pela representação da figura humana e pela relação com o passado artístico e histórico, evidente na citação de obras de arte e de diferentes episódios da História do século XX» (Ibid.).

A exposição apresentou também um núcleo de obras das décadas de 80 e 90, destacando nomes como Craigie Horsfield (1949), Antony Gormley (1939), o fotógrafo Boyd Webb (1947), Richard Hamilton, «referência fundamental da primeira geração pop», e, não menos importante, a dupla Gilbert & George, «cuja obra marcou a arte britânica desde 1970» (Ibid.).

As fotografias existentes permitem recriar um pouco do ambiente instalado no piso 1 do CAMJAP, onde o olhar era atraído para duas esculturas da autoria de Antony Gormley: a escultura em aço Domain – Brendan Toole (XXXXVIIII) (2004), que estabelece uma ponte entre figuração e abstracionismo, e Close II (1993), escultura em chumbo, fibra de vidro e gesso, que ocupa um lugar de destaque no pavimento da galeria. Ambas refletem o gosto do artista na utilização da figura humana enquanto campo infinito de possibilidades.

O folheto que acompanhou a mostra foi publicado em edição bilingue (português/inglês). Além de explicitar o programa da exposição, esta pequena brochura oferece breves descrições de todos os núcleos apresentados e a reprodução fotográfica de algumas das peças expostas.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Composition in Orange August 1960

Adrian Heath (1920-1992)

Composition in Orange August 1960, Inv. DE13

The Botanist

Adrian Wiszniewski (1958-)

The Botanist, Inv. DE114

"Dance with the Head and the Legs..."

Allen Jones (1937-)

"Dance with the Head and the Legs...", Inv. PE202

Parachutist No. 2

Allen Jones (1937-)

Parachutist No. 2, Inv. PE201

The Funeral

Anthony Green (1939-)

The Funeral, Inv. PE228

View Through my Window

Anthony Green (1939-)

View Through my Window, Inv. PE226

Painting, Red and White

Anthony Hill (1930-)

Painting, Red and White, Inv. PE215

Painting, Red and White

Anthony Hill (1930-)

Painting, Red and White, Inv. PE215

Relief Construction

Anthony Hill (1930-)

Relief Construction, 1960-1961 / Inv. RE15

Relief Construction

Anthony Hill (1930-)

Relief Construction, 1960-1961 / Inv. RE15

Summershot

Antony Donaldson (1939-)

Summershot, 1964/1965 / Inv. PE242

Close II

Antony Gormley (1950-)

Close II, Inv. 95EE46

Domain - Brendan Toole (XXXVIII)

Antony Gormley (1950-)

Domain - Brendan Toole (XXXVIII), Inv. 05EE52

War-Head

Bill Woodrow (1948-)

War-Head, Inv. 97EE50

Squat

Boyd Webb (1947-)

Squat, Inv. 90FE26

Metamorphosis

Bridget Riley (1931-)

Metamorphosis, Inv. PE158

Shuttle

Bridget Riley (1931-)

Shuttle, Inv. PE159

Leszek Mierwa, ul. Nawojki, Kraków, August 1984

Craigie Horsfield (1949-)

Leszek Mierwa, ul. Nawojki, Kraków, August 1984, Inv. 94FE46

Renaissance Head

David Hockney (1937-)

Renaissance Head, Inv. PE216

Maze

Derek Boshier (1937-)

Maze, Inv. PE262

So Ad Men Became Depth Men

Derek Boshier (1937-)

So Ad Men Became Depth Men, Inv. PE261

The Stage

Derrick Woodham (1940-)

The Stage, Inv. EE16

Head of E.O.W.

Frank Auerbach (1931-)

Head of E.O.W., 1956-1957 / Inv. DE1

Cock Door

Gilbert & George

Cock Door, Inv. 97FE64

Unvisited

Gillian Ayres (1930-2018)

Unvisited, Inv. PE271

Relief Construction

Gillian Wise (1936-)

Relief Construction, Inv. RE20

Trebetherick

Gwyther Irwin (1931-2008)

Trebetherick, 1961 / Inv. PE200

Alpha Lyrae

Harold Cohen (1928-2016)

Alpha Lyrae, Inv. PE254

Japanese Red

Harry Thubron (1915-1985)

Japanese Red, 1971 / Inv. 72GE422

Spanish Red

Harry Thubron (1915-1985)

Spanish Red, Fevereiro de 1970 / Inv. 72GE421

Untitled (Black)

Harry Thubron (1915-1985)

Untitled (Black), Julho de 1971 / Inv. 72GE420

Untitled (Cerise)

Harry Thubron (1915-1985)

Untitled (Cerise), 1971 / Inv. 72GE419

Mr. and Mrs. Patrick Caulfield

Howard Hodgkin (1932-2017)

Mr. and Mrs. Patrick Caulfield, 1969/1970 / Inv. PE223

Chrysalis

Ian Hamilton Finlay (1925-2006)

Chrysalis, Inv. 99EE51

Concord

Jeremy Moon (1934-1973)

Concord, Inv. PE224

Wooden Relief n. 10

Joe Tilson (1928-)

Wooden Relief n. 10, Inv. RE3

6.62

John Hoyland (1934-)

6.62, Inv. PE209

No. 8.7.61

John Hoyland (1934-)

No. 8.7.61, Inv. PE208

Needles

John Plumb (1927-)

Needles, Inv. PE169

Painting

John Wells (1907-2000)

Painting, 1959-1960 / Inv. PE131

V

Julian Opie (1958-)

V, Inv. 91EE44

Shipbuilding on the Clyde Part 1- The Old Man´s Song

Ken Currie (1960-)

Shipbuilding on the Clyde Part 1- The Old Man´s Song, Inv. DE115

Screw Mobile

Kenneth Martin (1905-1984)

Screw Mobile, Inv. EE2

Head of Seedo IV

Leon Kossoff (1926-2019)

Head of Seedo IV, 1958-1959 / Inv. DE20

Nine Groups

Mary Martin (1907-1969)

Nine Groups, Inv. RE9

Pierced Relief

Mary Martin (1907-1969)

Pierced Relief, Inv. RE8

White Faced Relief

Mary Martin (1907-1969)

White Faced Relief, Inv. RE7

Nude

Michael Andrews (1928-1995)

Nude, 1959-1961 / Inv. PE266

The Family in the Garden

Michael Andrews (1928-1995)

The Family in the Garden, 1959-1963 / Inv. PE270

Bowbend

Michael Bolus (1934-2013)

Bowbend, Inv. EE25

Bowbend

Michael Bolus (1934-2013)

Bowbend, Inv. EE25

Orange, Blue and Green

Michael Kidner (1917-2009)

Orange, Blue and Green, Inv. PE192

Do They Really Come From Cats?

Pamela Golden (1959-)

Do They Really Come From Cats?, 2001 / Inv. 02PE280

It Involves a Pedigree

Pamela Golden (1959-)

It Involves a Pedigree, 2001 / Inv. 04PE283

Nevertheless, A Library

Pamela Golden (1959-)

Nevertheless, A Library, 2001 / Inv. 02PE281

View of the Bay

Patrick Caulfield (1936-2005)

View of the Bay, Inv. PE250

Blue Painting- Venetian Disc and Black Column

Patrick Heron (1920-1999)

Blue Painting- Venetian Disc and Black Column, Inv. PE214

Yellow Painting with Four Discs

Patrick Heron (1920-1999)

Yellow Painting with Four Discs, Inv. PE213

Love Wall

Peter Blake (1932-)

Love Wall, Inv. PE128

Deadlock

Peter Howson (1958-)

Deadlock, 1985-86 / Inv. PE77

Rising Wind

Peter Lanyon (1918-1964)

Rising Wind, Inv. PE187

For Men Only - Starring MM and BB

Peter Phillips (1939-)

For Men Only - Starring MM and BB, Inv. PE168

INsuperSET

Peter Phillips (1939-)

INsuperSET, Inv. PE167

Ripple

Phillip King (1934-2021)

Ripple, Inv. EE26

Ripple

Phillip King (1934-2021)

Ripple, Inv. EE26

Yellow Leaf

Rachel Whiteread (1963-)

Yellow Leaf, Inv. 91EE43

UW84DC#14

Richard Deacon (1949-)

UW84DC#14, Inv. EE65

Bathroom - Fig. 1

Richard Hamilton (1922-2011)

Bathroom - Fig. 1, Inv. 98GE601

He Foresaw His Pale Body

Richard Hamilton (1922-2011)

He Foresaw His Pale Body, Inv. 98GE599

Package

Richard Smith (1931-2016)

Package, Inv. PE148

The Lonely Surfer

Richard Smith (1931-2016)

The Lonely Surfer, Inv. PE147

Painting n. 6

Robyn Denny (1930-)

Painting n. 6, Inv. PE237

Slot

Robyn Denny (1930-)

Slot, Inv. PE233

Desolate Beach

Roger Hilton (1911-1975)

Desolate Beach, Inv. PE206

The Long Walk

Roger Hilton (1911-1975)

The Long Walk, Inv. PE205

English Landscape with a Disruptive Gene

Steven Campbell (1954-2007)

English Landscape with a Disruptive Gene, Inv. 87PE74

Red, Black and White "O"

Terry Frost (1915-2003)

Red, Black and White "O", Inv. PE231

White Figure

Terry Frost (1915-2003)

White Figure, Inv. PE230

Pavan

Tim Scott (1937-)

Pavan, 1964-1965 / Inv. EE22

Cézanne Fragments 1 & 2

Tom Phillips (1937-)

Cézanne Fragments 1 & 2, 1970-1971 / Inv. PE171

Abstract in White, Black and Maroon

Victor Pasmore (1908-1998)

Abstract in White, Black and Maroon, 1956-1957 / Inv. 88RE10

Summer

William Scott (1913-1989)

Summer, Inv. PE150


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

fev 2010 – abr 2010
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Uma Obra de Arte à Hora do Almoço

mar 2010
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Domingos com Arte

jan 2010 – mar 2010
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Da esq. para a dir.: Teresa Gouveia, Emílio Rui Vilar, Isabel Carlos e Ana Vasconcelos
Da esq. para a dir.: Teresa Gouveia, Emílio Rui Vilar, Isabel Carlos e Ana Vasconcelos
Ana Vasconcelos (à esq.) e Emílio Rui Vilar (à dir.)
Teresa Gouveia (atrás) e Emílio Rui Vilar (à frente)
Teresa Gouveia (à esq.), Ana Vasconcelos (ao centro) e Emílio Rui Vilar (à dir.)

Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00639

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém cartaz e correspondência interna e externa com os artistas representados na mostra. 2009 – 2010

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 8139

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 2010

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 8138

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 2010


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