Gabriel Abrantes: «Bardo Loops é o trabalho mais pessoal que alguma vez fiz.»
Neste mini documentário, Gabriel Abrantes fala sobre o processo de criação de «Bardo Loops», uma instalação de quatro filmes encomendada pelo CAM ao artista português.
Neste mini documentário, Gabriel Abrantes fala sobre o processo de criação de «Bardo Loops», uma instalação de quatro filmes encomendada pelo CAM ao artista português.
Em 2024, o CAM adquiriu 21 fotografias da série de fotografias «Confidencial/Desclassificado» do artista Manuel Botelho. Duas fotografias foram apresentadas pela primeira vez na exposição «Linha de Maré. Coleção do CAM».
Chikako Yamashiro esteve em Lisboa pela primeira vez para a inauguração da exposição «The Song of the Land», onde apresenta duas videoinstalações. A curadora da Temporada Engawa, Emmanuelle de Montgazon, conversou com a artista japonesa sobre o seu trabalho, que explora memória e identidade.
Integrado no ciclo de «Filmes Engawa», apresentámos no final de novembro «Mountain Plain Mountain» e «Wrong Revision», de Yu Araki. Nesta entrevista, o artista japonês fala-nos sobre o seu percurso e o seu processo criativo.
A curadora Sara de Chiara falou com Michele Rizzo sobre «HIGHER xtn.», uma performance que teve origem no Stedelijk Museum, em Amesterdão, e que é agora apresentada em Lisboa.
A artista japonesa Saeborg ocupou o nosso Estúdio com «Slaughterhouse», uma quinta insuflável entre o sonho fantasista e o pesadelo distópico. Nesta conversa, fala-nos sobre a apresentação no CAM e reflete sobre a cultura cosplay e a dança entre o público e os seus animais.
Vicente Megre, estudante de Engenharia Aeroespacial, avalia a experiência no Conselho Consultivo Jovem do CAM, destacando a aprendizagem e a oportunidade de representar no grupo as pessoas que não têm uma vertente artística.
A Oficina Fritta, um coletivo de artistas em residência no Espaço Educativo do CAM, reflete sobre o trabalho desenvolvido com as famílias na ZAAM.
A obra «Citymobil», adquirida pelo CAM em dezembro de 2021, foi recentemente restaurada pela conservadora-restauradora Elizabeth Martins. A cidade futurista de Costa Pinheiro pode ser vista na exposição «Linha de Maré. Coleção do CAM.»
Ema Gonçalves partilha as suas motivações e expetativas ao integrar o Conselho Consultivo Jovem do CAM. Nesta entrevista, a jovem doutoranda em Estudos de Género, fala-nos sobre o papel das instituições culturais na relação com as questões de direitos humanos e da sua visão da arte como agente de transformações políticas e sociais.
Rafael Oliveira é um jovem artista que faz parte do Conselho Consultivo Jovem. Nesta conversa, revela que aquilo que os jovens esperam das instituições culturais é «sentirem que são ouvidos».
A curadora Helena de Freitas partilha a sua experiência de investigação da vida e obra de Amadeo de Souza-Cardoso, destacando o trabalho da Fundação Gulbenkian na pesquisa e preservação do espólio do artista modernista.
Margarida Bezerra Bastos fala-nos sobre a sua experiência de trabalho no Conselho Consultivo Jovem do CAM. Nesta entrevista, Margarida reflete sobre as dificuldades no acesso à arte no interior do país e sobre aquilo que jovens artistas esperam das instituições culturais.
Leopoldina Fekayamãle refere-se ao envolvimento que tem tido com a equipa do CAM através da sua participação no Conselho Consultivo Jovem, partilha a sua experiência pessoal e como a arte permite falar de coisas muito importantes de uma forma poética.
Nos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, propusemos a diferentes gerações que escolhessem uma obra da Coleção do CAM e a relacionassem com este momento decisivo da nossa história recente.
A curadora e educadora Sepake Angiama partilha a sua opinião e experiência sobre os novos modelos institucionais.
O curador Hicham Khalidi, diretor da Jan Van Eyck Academie em Maastricht, discute as responsabilidades das instituições culturais, tanto fora como dentro das estruturas organizacionais, no âmbito da sua participação no programa «Instituições Culturais em Mudança».
Nos 50 anos do 25 de Abril, cerca de 50 jovens nascidos muito depois de 1974, preparam um concerto para contar, através da música e da percussão corporal, o que são as revoluções que desejam para as suas vidas.
O CAM entrevistou o coletivo artístico Landra, formado por Sara Rodrigues e Rodrigo B. Camacho.
Depois de ter apresentado o seu filme «My Bodily Remains» na Fundação Gulbenkian, conversámos com Tai Shani sobre o seu percurso, sobre aquilo que a inspira, e a forma como política e amor são indissociáveis no seu trabalho.
Nos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, propusemos a diferentes gerações que escolhessem uma obra da Coleção do CAM e a relacionassem com este momento decisivo da nossa história recente.
O curador e investigador Raphael Fonseca fala dos desafios da curadoria e da mudança em instituições culturais, a propósito da sua participação no programa «Instituições Culturais em Mudança».
Nos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, propusemos a diferentes gerações que escolhessem uma obra da Coleção do CAM e a relacionassem com este momento decisivo da nossa história recente.
Yeri Varela partilha as suas experiências de trabalho com o Conselho Consultivo Jovem e com as várias equipas do CAM. Nesta entrevista, Yeri reflete sobre o que os jovens procuram nas instituições culturais e fala-nos da a sua paixão pela arte participativa e do poder que esta tem para nos salvar.