Plano Geral – Ampliação
Plano Geral do Parque Calouste Gulbenkian. Projecto de Revisão, 1966
Proposta de ampliação do parque Gulbenkian onde se defende e sublinha a importância do eixo estrutural da composição, a sul, garantindo continuidade visual e a leitura da encosta que se desenvolve a partir de S. Sebastião da Pedreira.
Após a decisão da ampliação do Parque foi apresentado uma proposta pelos arquitetos paisagistas que defendia a permeabilidade visual entre o parque de Santa Gertrudes e o parque Gulbenkian. Esta proposta de permeabilidade, entre os dois espaços, concretizou-se na criação de um vão com gradeamento no muro que dividia as duas propriedades [i].
Também é nítido nesta planta:
– o jogo que os projetistas estabeleceram entre clareiras e mata , luz/sombra.
– A diferenciação entre a área de enquadramento e receção ao edifício, a norte, e o espaço a sul onde surge uma linguagem que induz ao passeio, à estadia.
– Note-se que nesta planta de 1966 um dos o sistemas mais icónicos de jardim, o sistema de percursos, ainda que esteja referenciado não se apresenta com a força e com a expressão , plástica , material e espacial que apresenta hoje em dia.
[i] Esboço Conceptual – Lado Sul
- Data de produção: 12/1966
- Projetistas (autores principais): TELLES, Gonçalo Pereira Ribeiro
- Contribuintes (autores secundários): FCG - Serviço de Projectos e Obras
- Fase do projeto: Revisão de 1966
- Identificador: PT FCG FCG:SCT-S006-DES01097
- Cobertura temporal: 1966
- Tipo de dados: Imagem
- Formatos de extensão: 1 desenho
- Formato de media: jpg
- Palavras-chave: ampliação, anfiteatro, arbusto, árvore, caminhos, clareira, coberto arbóreo, enquadramento, ilha, lago, limite, mata, orla, peça técnica, sistema
Para consultar a versão original deste documento deverá contactar os Arquivos Gulbenkian através do endereço eletrónico [email protected] e referenciar o identificador