• França, 1872
  • Óleo sobre tela
  • Inv. 450

Natureza-Morta

Claude Monet

A pintura foi executada em 1872, ano de realização do célebre Impression, soleil levant (Musée Marmottan, Paris). Embora apresente um esquema de composição possivelmente inspirado em Fantin-Latour (Flowers and Fruit on a Table [Flores e Frutos numa Mesa], Museum of Fine Arts, Boston), que abordou o género dentro da tradição clássica, pode afirmar-se, neste caso, que se acrescenta ao tema um tratamento inovador. Esta conceção encontra paralelo na época em Édouard Manet, na obra Still Life with Melon and Peaches [Natureza-Morta com Melão e Pêssegos] (National Gallery of Art, Washington D. C.), de cerca de 1866, na qual o pintor procurou intencionalmente incorporar aos objectos inanimados o conteúdo subjetivo da sua apreciação pessoal.

Uma sequência ordenada de formas esféricas estrutura exemplarmente a representação − os frutos da estação estival estabelecem um diálogo cromático subtil com os objetos de porcelana chinesa cuidadosamente dispostos no espaço − e permite entender o conjunto como um discurso plástico coerente. A estética de ar livre, tão cara aos impressionistas, invade de luz toda a superfície da tela, conferindo-lhe, nessa medida, uma singular originalidade. É através da cor, porém, que Monet melhor expressa uma realidade que se destina, essencialmente, à apreensão pelos sentidos.

Durand-Ruel, Paris, 1872; Hiltbrunner, Paris; Durand-Ruel, Paris, 1882; Charles Cotinaud, Périgueux; Durand Ruel, Paris, 1903; Georges Hoentschel, Paris, 1903; Galeries Barbazanges, 1924. Adquirida por Calouste Gulbenkian a Knoedler, Londres, 25 de abril de 1924.

Wildenstein 1974

Daniel Wildenstein, Claude Monet. Biographie et catalogue raisonné. Lausanne/Paris: Bibliothèque des Arts, 1974, vol. I, pp. 218-219, n.º 245.

Paris 1980

Hommage à Claude Monet (1840-1926), catálogo da exposição. Paris: Galeries nationales du Grand Palais, 1980, p. 138, n.º 44b.

Washington D. C. 2001

Impressionist Still Life. The Philips Collection, catálogo da exposição. Washington D. C.: Harry N. Abrams, 2001, pp. 82-85.

Sampaio 2009

Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 226-227, cat. 102.

Paris 2010

Claude Monet. 1840-1926. Paris: Galeries nationales du Grand Palais, 2010, p. 220-225, 228, n.º 86.

Lisboa 2010-2011

A Perspectiva das Coisas. A Natureza-Morta na Europa, vol. I, catálogo de exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2010,  pp. 128-129, n.º 98.

A Perspectiva das Coisas. A Natureza-Morta na Europa, vol. II, catálogo de exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2011,  pp. 64-65, n.º 14.

Lisboa 2011

Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2011, p. 187, cat. 166.

Atualização em 15 junho 2022

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