Reservas da Colecção Calouste Gulbenkian. Uma Visita

Exposição coletiva realizada pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de dar a conhecer as obras de arte alojadas nas reservas do Museu Calouste Gulbenkian. Numa seleção que incluía obras de pintura, escultura, têxteis, cerâmica e artes decorativas, a mostra apresentou cerca de 200 peças raramente vistas pelo público.
Collective exhibition arranged by the Calouste Gulbenkian Foundation presenting works stored in the archives of the Calouste Gulbenkian Museum. The show featured a selection of around 200 rarely displayed works, including paintings, sculptures, textiles, ceramics, and decorative artworks.

Exposição coletiva realizada pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), apresentada no Museu Calouste Gulbenkian (MCG) e coordenada pela sua diretora, Maria Teresa Gomes Ferreira.

No âmbito desta «Visita», o Museu Calouste Gulbenkian deu a conhecer alguns dos «tesouros escondidos» nas suas reservas. A mostra, que compreendeu obras de pintura, cerâmica, têxtil, escultura, mobiliário, ourivesaria, joalharia, livros e itens relacionados, juntou cerca de 200 peças da coleção privada de Calouste Gulbenkian.

Constituiu a terceira mostra de obras selecionadas a partir do espólio do colecionador Gulbenkian. As duas anteriores datam de 1976 e de 1985 – esta última intitulada «Um Olhar sobre as Reservas». Recorde-se que «o espólio foi legado à Fundação em 1956, mas só foi recolhido na totalidade quatro anos depois (estava disperso por Paris, Londres e Washington)» (A. H., Expresso, 16 nov. 1996, p. 4).

Esta preocupação de mostrar ciclicamente obras das reservas corresponde a um «desejo de dar a conhecer o conjunto da Colecção Calouste Gulbenkian: quer através de exposições temporárias de maior ou menor impacto, quer por meio de simples visitas às Reservas no seu local habitual» (Comunicado de imprensa, 1996, Arquivos Gulbenkian, MCG 03010).

Quanto a esta seleção, a diretora do MCG diz tratar-se de «peças que na sua maioria poderiam estar integradas nas Galerias de Exposição Permanente mas que, por razões de vária ordem, não foram incluídas no espaço do Museu quando foi feita a sua programação: Obras pouco estudadas na época ou cujos autores não tinham ainda gozado dos favores do público e da crítica; outras de difícil exposição ou de difícil integração nos núcleos programados; outras ainda que, por razões de conservação, deveriam ser exibidas em rotação e nunca em permanência, ou que, por muito semelhantes às selecionadas, foram conservadas em reserva para não tornar a exposição do museu sobrecarregada com peças idênticas» (Ibid.).

A conservadora do MCG, Fernanda Passos Leite, apontou igualmente a fragilidade de algumas peças e frisou que a rotatividade entre as obras expostas teria de ser assegurada para tornar o Museu uma fonte de «animação», «defendendo assim o recinto de um carácter puramente estático» (Andrade, Correio da Manhã, 18 nov. 1996, p. 33).

Definindo um circuito que manteve, nas palavras de Maria Teresa Gomes Ferreira, «o espírito de Reservas», cujo intuito era transportar o visitante para aquele ambiente, os técnicos do Museu Calouste Gulbenkian tiraram partido da estrutura da exposição anterior, «Simulacro e Trompe-l'œil. Arte e Pensamento em Homenagem a Tiepolo, 1696-1996», «o que imprimiu um cunho pouco habitual na linha de preocupações museográficas tidas em anteriores exposições» (Reservas da Colecção Calouste Gulbenkian. Uma Visita [folheto da exposição], 1996).

Na abertura da exposição, o visitante era recebido com uma enorme pintura do artista holandês Jan Weenix (1640-1719), a qual dava lugar a três núcleos principais: pintura e escultura; têxteis e cerâmicas (arte islâmica e oriental); mobiliário e tapeçaria (artes decorativas francesas).

O primeiro núcleo integrava sobretudo pintura europeia, com representantes das escolas francesa (séculos XVIII-XX), italiana (séculos XVII-XX), holandesa (século XVII), inglesa (século XVIII), sueca (século XVIII) e norueguesa (séculos XIX-XX), e ainda um pintor da escola americana (John Singer Sargent).

«O segundo núcleo é uma viagem por tapeçarias, loiças e azulejos turcos; um biombo com pinturas do século XX, estampas japonesas do século passado, lacas persas e pedras duras chinesas.» (A. H., Expresso, 16 nov. 1996, p. 4)

Por fim, o núcleo de mobiliário e tapeçaria dava a ver «candelabros e móveis (onde se inclui o quarto de Gulbenkian em Paris); jóias e outros objetos de "vitrine" do século XVIII» (Ibid.).

Viram também a luz do dia «valiosas peças de ourivesaria [...] de Cartier, Boucheron, Van Cleef & Arpels, Lalique, entre outros», e alguns objetos considerados mais «peculiares», como foi o caso das cintas polacas – manufaturadas na Arménia, país de origem de Calouste Gulbenkian (Andrade, Correio da Manhã, 18 nov. 1996, p. 33).

Apesar de afirmar em relação à programação que «hoje faria as coisas de outra maneira», a diretora do Museu, em declarações prestadas ao jornal Expresso, explica que está «limitada à arquitectura do Museu», recusando associar as reservas a «peças de segunda escolha».

No folheto publicado por ocasião da exposição, Maria Teresa Gomes Ferreira esclarece: «O visitante pode eventualmente estranhar que algumas destas obras não se encontrem presentes na galeria do Museu. A relação directa entre as condições arquitectónicas e a representatividade da Colecção legada são disso justificação. A harmonia conseguida, e ainda hoje internacionalmente considerada, não se compadece com integrações circunstanciais de uma ou outra obra de arte.» (Reservas da Colecção Calouste Gulbenkian. Uma Visita [folheto da exposição], 1996)

A partir da observação do material fotográfico disponibilizado pelos Arquivos Gulbenkian, é possível perceber que a Galeria de Exposições Temporárias assumiu, de facto, uma aparência distinta do habitual. Organizados por temas – mas com um espírito nitidamente menos formal do que aquele que nos habituáramos a ver nas mostras organizadas pela FCG –, os objetos encontravam-se dispostos por núcleos e com pouco espaço de separação. As cores usadas nas paredes da galeria funcionavam como demarcações: a secção verde, onde predominavam, por exemplo, as tapeçarias; a secção branca, mais utilizada para as pinturas; a secção amarela, que apresentou algumas peças de mobiliário – na qual o visitante pôde observar uma recriação do quarto de Calouste Gulbenkian com mobiliário datado de 1828 –, entre outras.

O folheto da exposição – disponibilizado pela Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian –, além do já referido texto de apresentação de Maria Teresa Gomes Ferreira, apresenta a lista de peças expostas, dividida por categorias artísticas.

Joana Atalaia, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Baigneuse

Aimé-Jules Dalou (1838-1902)

Baigneuse, Séc. XIX / Inv. 566

Pato-Bravo Morto

Albrecht Dürer (1471-1528)

Pato-Bravo Morto, Inv. 140

A Primavera (Le Printemps)

André Brenet (c.1734-depois de 1792)

A Primavera (Le Printemps), 1774 / Inv. 547

O Outono (L'Automne)

André Brenet (c.1734-depois de 1792)

O Outono (L'Automne), 1774 / Inv. 548

André-Charles Boulle (1642-1732)

Inv. 176

Antoine Sébastian Durand (maître 1740)

Inv. 1113

Três Estudos da Cabeça de uma Jovem

Antoine Watteau (1684-1721)

Três Estudos da Cabeça de uma Jovem, Inv. 2300

Le Concert

Antoine-Jean Duclos (1742-1795)

Le Concert, Gravada em 1773 / Inv. 1807

Herma da Vestal Tucia

Antonio Canova (1757-1822)

Herma da Vestal Tucia, 1818 - 1819 / Inv. 2214

Eneias transportando seu Pai Anquises (e os Penates, so pelo jovem Ascânio)

Antonio Corradini (1688-1752)

Eneias transportando seu Pai Anquises (e os Penates, so pelo jovem Ascânio), Séc. XVII / Inv. 544

Bernard (II) van Risen Burgh (me. c. 1730)

c.1750 / Inv. 584

Faneuse au repos

BRETON, Jules-Adolphe-Aimé-Louis (1827-1905)

Faneuse au repos, 1891 / Inv. 460

Cartier

Inv. 2702

Les fleurs du mal

Charles Baudelaire ( 1821 - 1867)

Les fleurs du mal, 1857 / Inv. LM27

A Estrela

Charles Chaplin (1825-1891)

A Estrela, 2ª metade do séc. XIX / Inv. 441

Charles Chaplin (1825-1891)

Retrato de uma Jovem, 2ª metade do séc. XIX / Inv. 55

Ártemis e Calisto

Charles-Joseph Natoire (1700-1777)

Ártemis e Calisto, 1744 / Inv. 536

Dança num parque

Claude-Jean-Baptiste Hoin (1750-1817)

Dança num parque, Séc. XVIII / Inv. 438

Les climats

Comtesse de Noailles

Les climats, Séc. XX / Inv. LM365

Pôr-do-sol

David Murray (1849-1933)

Pôr-do-sol, c.1888-91 / Inv. 508

Desconhecido

Inv. 116

Desconhecido

1818-1861 / Inv. 179A/B

Desconhecido

Inv. 1018A/B

Desconhecido

c.1575-1580 / Inv. 772

Desconhecido

c.1580-1585 / Inv. 793

Desconhecido

c.1555-1560 / Inv. 805

Desconhecido

c.1590 / Inv. 789

Desconhecido

c-1570-1575 / Inv. 1663

Desconhecido

Inv. 2240

Desconhecido

c.1535-1545 / Inv. 811

Desconhecido

c.1580-1585 / Inv. 819

Desconhecido

final do século XVI / Inv. 1679

Desconhecido

Século XVI / Inv. 1639

Desconhecido

c.1580-1585 / Inv. 792

Desconhecido

Século XIX / Inv. R36

Desconhecido

Século XIX / Inv. R8

Desconhecido

c.1585 / Inv. 798

Desconhecido

c.1570 / Inv. 857

Desconhecido

c.1590-1600 / Inv. 794

Desconhecido

c.1560-1565 / Inv. 848

Desconhecido

c.1565-70 / Inv. 851

Desconhecido

Final do século XVI / Inv. 854

Desconhecido

c.1590 / Inv. 785

Desconhecido

1430-1435 / Inv. M66A/B

Desconhecido

Inv. 98

Desconhecido

Inv. 590

Desconhecido

Inv. 591

Desconhecido

Inv. 1550

Desconhecido

Inv. 615

Desconhecido

Inv. 585

Desconhecido

Inv. 2339/1-23

Desconhecido

Século XIX / Inv. 879

Desconhecido

Final do século XIX ou início do século XX / Inv. R15

Desconhecido

ca. 1584 / Inv. R44

Desconhecido

Inv. 1122

Desconhecido

Inv. 651

Desconhecido

Inv. 666A/B

Desconhecido

Inv. 669

Desconhecido

Inv. 696

Desconhecido

Inv. 699

Desconhecido

Inv. 703

Desconhecido

Inv. 729

Desconhecido

Inv. 731

Desconhecido

Inv. 2704

Desconhecido

Inv. 2700

Desconhecido

Inv. 2709

Desconhecido

Inv. 2708

Desconhecido

Inv. 2713

Desconhecido

Inv. 2705

Desconhecido

Inv. 2714

Desconhecido

Inv. 2706

Desconhecido

Inv. 2712

Desconhecido

Inv. 2707

Desconhecido

Inv. 2715

Desconhecido

Inv. 2711

Desconhecido

Inv. 2716

Desconhecido

Inv. 8

Desconhecido

Inv. 13

Desconhecido

Inv. 110

Desconhecido

Inv. 155

Desconhecido

Inv. 157

Desconhecido

Inv. 470

Desconhecido

Inv. 471

Desconhecido

Inv. 646

Desconhecido

Inv. 647

Desconhecido

Inv. 649

Desconhecido

Inv. 718

Desconhecido

Inv. 719

Desconhecido

c.1580-1590 / Inv. 1643

Desconhecido

1580-1600 / Inv. 1665

Desconhecido

c.1570-80 / Inv. 1668

Desconhecido

final do século XVI ou início do século XVII / Inv. 1730

Desconhecido

final do século XVI ou início do século XVII / Inv. 1699

Desconhecido

ca.1572 / Inv. 1688

Desconhecido

Inv. 769

Desconhecido

Inv. 875A/B

Desconhecido

Inv. 51

Desconhecido

Inv. 872

Desconhecido

Inv. 1052

Desconhecido

Inv. 1291A/B

Desconhecido

Inv. 1061

Desconhecido

Inv. 370A/B

Desconhecido

Inv. 114

Desconhecido

Inv. 1099

" Lady Boyd"

Desconhecido

" Lady Boyd", 1784 / Inv. 661

"Leda"

Desconhecido

"Leda", Inv. 724

"Voix du soir"

Desconhecido

"Voix du soir", Inv. 725

A Bela Lavadeira

Desconhecido

A Bela Lavadeira, Séc. XVIII / Inv. 425

Almofada de veludo

Desconhecido

Almofada de veludo, Inv. 2231

Almofada de veludo

Desconhecido

Almofada de veludo, Inv. 189B

Cinta

Desconhecido

Cinta, Inv. 1413A

Cinta

Desconhecido

Cinta, Inv. 1413B

Cinta

Desconhecido

Cinta, Inv. 1413C

Fenix

Desconhecido

Fenix, Inv. 156

Panejamento de seda

Desconhecido

Panejamento de seda, Inv. 1430

Panejamento de veludo

Desconhecido

Panejamento de veludo, Inv. 1385

Panejamento de veludo

Desconhecido

Panejamento de veludo, Inv. 1422

Panejamento de veludo

Desconhecido

Panejamento de veludo, Inv. 1425

Panejamento de veludo

Desconhecido

Panejamento de veludo, Inv. 1433

Panejamento de veludo

Desconhecido

Panejamento de veludo, Inv. 1513

Panejamento de veludo

Desconhecido

Panejamento de veludo, Inv. 1451A

Panejamento de veludo

Desconhecido

Panejamento de veludo, Inv. 1450

Quimera

Desconhecido

Quimera, Inv. 467

Retrato de Senhora

Desconhecido

Retrato de Senhora, Inv. 753

Retrato de senhora

Desconhecido

Retrato de senhora, Inv. 755

Retrato de uma senhora

Desconhecido

Retrato de uma senhora, 1779 / Inv. 660

Tapete "Kumkapi"

Desconhecido

Tapete "Kumkapi", Inv. T95

Tapete de oração

Desconhecido

Tapete de oração, Inv. T40

Les Maîtres de l'art chrétien. Vingt chefs-d'oeuvres de la peinture

Diversos escritores

Les Maîtres de l'art chrétien. Vingt chefs-d'oeuvres de la peinture, Séc. XIX - XX / Inv. LM161

Poëmes à l'eau-forte illustrés par Louis Legrand

Diversos

Poëmes à l'eau-forte illustrés par Louis Legrand, s.d. (1914) / Inv. LM136

EIZAN, Kikugawa

Inv. 2022B

"Delicadas pinturas de Chushingura Ga" = "FURYU CHUSHINGURA GA"

EIZAN, Kikugawa

"Delicadas pinturas de Chushingura Ga" = "FURYU CHUSHINGURA GA", Inv. 2023B

Na Fonte

Eugène Fromentin (1820-1876)

Na Fonte, 1866 / Inv. 448

A praça de São Marcos em Veneza

Félix Ziem (1821-1911)

A praça de São Marcos em Veneza, c. 1860-70 / Inv. 354

Ciprestes em Scutari

Félix Ziem (1821-1911)

Ciprestes em Scutari, 2ª metade do séc. XIX / Inv. 397

Busto de Victor Hugo

François Auguste René Rodin (1840-1917)

Busto de Victor Hugo, 1886 - 1888 / Inv. 265

Pastoral

François Boucher (1703-1770)

Pastoral, c.1745 / Inv. 66

Luta entre o Amor Divino e o Amor Profano

François Duquesnoy, chmada Il Fiammingo (1597-1643)

Luta entre o Amor Divino e o Amor Profano, 1635 - 1640 / Inv. 546

Andrómeda

Frank Dicksee (1853-1928)

Andrómeda, 1891 / Inv. 506

Frits Thaulow (1847-1906)

Marinha, c. 1894-1898 / Inv. 279

O Pintor Brown e a Família

Giovanni Boldini (1842-1931)

O Pintor Brown e a Família, 1890 / Inv. 58

Brincadeira de Crianças

Giuseppe-Maria Crespi (1665-1747)

Brincadeira de Crianças, c. 1740-47 / Inv. 430

Divan

Hafiz

Divan, 1540-41 / Inv. LA165

Tapete "kumkapi"

Hagop Kapoudjian

Tapete "kumkapi", Inv. T77

Tapete "Kumkapi"

Hagop Kapoudjian

Tapete "Kumkapi", Inv. T98

Luar no Mar

Henri Moore (1831-1895)

Luar no Mar, c.1888-91 / Inv. 507

Mártir Cristã

Herbert Gustave Schmaltz (1857-1935)

Mártir Cristã, 1888 / Inv. 510

Les Délices de la Maternité

Isidore-Stanislas (1743-1806)

Les Délices de la Maternité, Gravada em 1777 / Inv. 1799

Retrato de Rapariga

Jacob Gerritsz Cuyp (1594-1651)

Retrato de Rapariga, c. 1640-45 / Inv. 455

La légende dorée

Jacques de Voragine (1228/1230-1298)

La légende dorée, Séc. XIII / Inv. LM293

Retrato de Georgina Musgrave

James Ward (1769-1859)

Retrato de Georgina Musgrave, 1797 / Inv. 310

Jan Baptist I Verberckt (1735-1819)

1777 / Inv. 1119

Pavão e Troféus de Caça

Jan Weenix (1642-1719)

Pavão e Troféus de Caça, 1708 / Inv. 454

Jean Debrie (maître 1725)

Inv. 1109A/B

Jean Dunand (1877-1942)

Inv. 2257

A Estrada perto da Aldeia

Jean-Charles Cazin (1841-1901)

A Estrada perto da Aldeia, c. 1888 / Inv. 357

Na Estrada

Jean-Charles Cazin (1841-1901)

Na Estrada, c. 1885 / Inv. 276

Paisagem

Jean-Charles Cazin (1841-1901)

Paisagem, Último quartel do séc. XIX / Inv. 356

Nina

Jean-François Janinet (1752-1814)

Nina, Gravada em 1787 / Inv. 65

Interior de um Parque Romano

Jean-Honoré Fragonard (1732-1806)

Interior de um Parque Romano, Meados de 1770 / Inv. 2299

Cavaleiro

Jean-Louis-Ernest Meissonier (1815-1891)

Cavaleiro, Séc. XIX / Inv. 347

Baco

John Michael Rysbrack (1693-1770)

Baco, 1751 / Inv. 2216

John S. Hunt

Inv. 1101

Bailarina Javanesa

John Singer Sargent (1856-1925)

Bailarina Javanesa, c. 1889 / Inv. 509

Mulher com uma Bilha (Jeune Fille à la Cruche)

Joseph Bernard (1866-1931)

Mulher com uma Bilha (Jeune Fille à la Cruche), 1910 / Inv. 320

Joseph-Marie Bénard (act. c.1820-1836)

c.1825 / Inv. 617A

Joseph-Marie Bénard (act. c.1820-1836)

c.1825 / Inv. 617D

O Jovem Músico

Louis Gustave Ricard (1823-1873)

O Jovem Músico, 1853 / Inv. 452

O pequeno amuado

Manufactura dos Gobelins

O pequeno amuado, Inv. 500

Marc I Lefebvre (1718-1797)

Inv. 1019

Panejamento de veludo

Mariano Fortuny

Panejamento de veludo, Inv. 1411

Paisagem ao Entardecer

MILLET, Jean-François (1814-1875)

Paisagem ao Entardecer, Inv. 867

La Consolation de l'Absence

Nicolas Delaunay (1739-1792)

La Consolation de l'Absence, Gravada em 1785 / Inv. 1797

Cena de Interior

Niklas Lafrensen (1737-1807)

Cena de Interior, C. 1790 / Inv. 239

Cena Galante

Niklas Lafrensen (1737-1807)

Cena Galante, c. 1790 / Inv. 493

O Romance Perigoso

Niklas Lafrensen (1737-1807)

O Romance Perigoso, c. 1781 / Inv. 251

Odiot

Inv. 1116

Pascal-Adolphe-Jean Dagnan-Bouveret (1852-1929)

Les Bretonnes au Pardon, Inv. 206

Figura Feminina inclinada

Paul Albert Besnard (1849-1934)

Figura Feminina inclinada, Final do séc. XIX / Inv. 341

Figura Feminina sorrindo

Paul Albert Besnard (1849-1934)

Figura Feminina sorrindo, Final do séc. XIX, princípio do séc. XX / Inv. 342

Figura Feminina sorrindo

Paul Albert Besnard (1849-1934)

Figura Feminina sorrindo, Final do séc. XIX, princípio do séc. XX / Inv. 342

Aphrodite, moeurs antiques

Pierre Louÿs (1870-1925)

Aphrodite, moeurs antiques, Inv. LM146

Les Chansons de Bilitis

Pierre Louÿs (1870-1925)

Les Chansons de Bilitis, Inv. LM421

Madame Saint-Aubin

Pierre Michel Alix (1762-1817)

Madame Saint-Aubin, Inv. 1809

L'amour à l'épreuve

Pierre-Antoine Baudoin (1723-1769)

L'amour à l'épreuve, c. 1760 / Inv. 253

Les Adieux

Robert Delaunay (1749-1814)

Les Adieux, Gravada em 1777 / Inv. 1798

Vista de um Bosque com Passagem a Vau

RUISDAEL, Jacob van (1628/1629-1682)

Vista de um Bosque com Passagem a Vau, Inv. 861

Bustan

Sa'di

Bustan, 1542 / Inv. LA177

A Igreja de Santa Maria Della Salute, Veneza

SARGENT, John Singer (1856-1925)

A Igreja de Santa Maria Della Salute, Veneza, Inv. 75

SHUNKO, Katsukawa

Inv. 1953B

SHUNSHO, Katsukawa

c.1780 / Inv. 1954A

SHUNSHO, Katsukawa

c.1780 / Inv. 1954B

Paisagem em Drenthe

Sientze Mesdag van Houten (1834-1909)

Paisagem em Drenthe, c. 1888-1891 / Inv. 511

Miss Philadelphia Rowley

Thomas Gainsborough (1727-1788)

Miss Philadelphia Rowley, c.1783 / Inv. 199

Dueto teatral

TOYOKUNI, Utagawa

Dueto teatral, Inv. 1992


Publicações


Fotografias

Maria Teresa Gomes Ferreira (ao centro)
Maria Teresa Gomes Ferreira
Maria Helena Soares Costa (esq.)
Maria Teresa Gomes Ferreira (ao centro)
Maria Teresa Gomes Ferreira (à dir.)
Luís Guimarães Lobato (à dir.)
Maria Teresa Gomes Ferreira (ao centro) e Luís Maria Nolasco Guimarães Lobato (à dir.)
Maria Fernanda Passos Leite

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03010

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna, textos do catálogo, recortes de imprensa, orçamentos e faturas pagas. 1996 – 1997


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.