Mostra da Colecção CAM, 1983 – 1985

Primeira montagem de longa duração da coleção do Centro de Arte Moderna. Inaugurada em 1983, esteve patente ao público até 1985, integrando cerca de 550 obras, tanto de arte portuguesa da primeira metade do século XX, como de outros núcleos internacionais.
First long-term display of the Modern Art Centre’s collection. Opening in 1983 and remaining open to the public until 1985, the show featured around 550 works, including Portuguese art from the first half of the twentieth century in addition to artworks from the collection’s international sections.

O ano de 1983 é um marco no panorama museológico português, com a inauguração do Centro de Arte Moderna (CAM). Pela primeira vez, o público dispunha de um verdadeiro museu dedicado à arte moderna e contemporânea. Era finalmente criado um espaço para acolher a mais significativa coleção de arte portuguesa do século XX.

O dinamismo e experimentalismo projetados para o CAM, articulados com a programação de exposições temporárias, não colidia com a necessidade da apresentação permanente da sua coleção. Esta conciliação era referida no roteiro da coleção: «O Museu do Centro de Arte Moderna […] não será, de modo nenhum, estável, mas antes um Museu em permanente mutação, e onde será dada uma grande importância às exposições temporárias, procurando acompanhar todos os novos movimentos, numa permanente actualização.» (Roteiro do Museu Centro de Arte Moderna, 1983)

Esta primeira apresentação da coleção teve uma duração de cerca de dois anos e procurou apresentar ao público a genealogia da coleção, os seus núcleos estruturantes e a diversidade artística, de âmbito nacional (arte portuguesa) e internacional (com o núcleo de arte britânica iniciado nos anos de 1960, e obras de valores consagrados de outros centros artísticos internacionais, como Arménia, França ou Brasil).

Para o historiador e crítico de arte José-Augusto França, a coleção deveria ter iniciado com Amadeo de Souza-Cardoso, «o conjunto mais útil para os olhos dos portugueses», que se encontrava representado com 12 obras, entre pinturas e desenhos: «De todos eles, na década de 10, porém, um nome teve especial significado […]. Trata-se de Amadeo de Souza-Cardoso – e por ele devia começar a colecção do CAM.» (França, Colóquio/Artes, jun. 1983, p. 13)

No piso 0 procurava dar-se uma amostragem da arte portuguesa, sobretudo centrada nas práticas artísticas entre os anos de 1911, data atribuída ao início do modernismo português, e 1940, uma vez que se tratava do período menos apresentado e conhecido do público. A nave central, dadas as suas dimensões, acolheu o maior número de obras, separadas por divisórias que criavam núcleos (de pintura e escultura), numa cadência que procurava respeitar uma ordenação cronológica, embora, como já foi dito, com uma seleção desigual das representações artísticas das duas metades do século XX.

Expondo cerca de 550 obras de 255 artistas da coleção, o projeto expositivo concebido por José Sommer Ribeiro, diretor do CAM, fazia desde logo referência, no hall que antecedia a grande nave central, a um dos pioneiros do modernismo português: José de Almada Negreiros. Nessa espécie de antecâmara com um enorme pé-direito, estavam dispostas as tapeçarias realizadas a partir dos frescos da Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos e algumas pinturas de referência, como Retrato de Fernando Pessoa (1964), Auto-Retrato num Grupo (1925) e Duplo Retrato (1934-36).

Mas a proposta percorria de forma mais exaustiva as representações dos pioneiros do modernismo (Almada, Amadeo, Eduardo Viana), seguidas das obras dos anos 10 a 30 de António Soares e Jorge Barradas, Cristiano Cruz, Stuart Carvalhais, Francis Smith, Manuel Bentes, Mily Possoz, Armando Basto, Sousa Lopes, António Carneiro, Dordio Gomes ou Abel Manta. O percurso era também marcado por esculturas de Canto da Maya e de Diogo de Macedo, entre outros escultores. Júlio Pomar, Júlio Resende, Paula Rego, Joaquim Rodrigo, Menez, José de Guimarães, Jorge Pinheiro, Emília Nadal, Eduardo Luiz, António Charrua, Lourdes Castro, Fernando Calhau, Julião Sarmento, Pedro Calapez eram alguns dos representantes das gerações seguintes, num percurso menos sistematizado.

Esta primeira apresentação permanente da coleção reclama igualmente o olhar do público para as obras dos núcleos internacionais do acervo, apresentados na galeria do piso superior, no piso 1, assumindo também a sua posição e vocação internacional, enquanto equipamento museológico. Ao fundo podia ver-se um Estudo para a Tapeçaria de Basileia, de Maria Helena Vieira da Silva; contudo, o piso era sobretudo ocupado por exemplares de pintura e escultura britânica dos anos de 1960 (David Hockney, Patrick Caulfield, Alan Davie, Peter Phillips, Henry Moore, Isaac Witkin, Phillip King), mas também por obras de outros artistas, enquadradas em temáticas e movimentos estéticos relacionados.

O piso 01 albergava dois núcleos distintos: um dedicado ao desenho e à gravura portugueses (António Dacosta, Marcelino Vespeira, Mário de Oliveira) e a pequenos volumes escultóricos (Gustavo Bastos); outro dedicado ao design e ao mobiliário da coleção, composto por obras de designers italianos e de arquitetos como Alvar Aalto, Le Corbusier ou Mies van der Rohe.

Ainda sobre o impacto e a receção crítica desta e de outras mostras da coleção do Centro de Arte Moderna, consulte-se o e-book O Tempo no Espaço. Mostras Permanentes da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, da autoria de Leonor Nazaré, curadora da coleção.

Filipa Coimbra, 2018

1983 was a landmark year in the Portuguese museum landscape with the opening of the Modern Art Centre (MAC). For the first time, the public had access to a true museum dedicated to modern and contemporary art. Finally, a space had been created to house the most important collection of 20th-century Portuguese art.

The Centre’s dynamic and experimental aims, together with the scheduling of temporary exhibitions, did not meet the need for a permanent exhibition of the MAC’s collection. This was mentioned in the guide to the collection: “The Modern Art Centre’s Museum (...) will be in no way stable, but rather a constantly changing museum, where the greatest importance will be placed on temporary exhibitions in order to follow all the new movements that are constantly being updated” (Roteiro do Museu Centro de Arte Moderna, 1983).

This first permanent presentation of the collection lasted roughly two years and sought to show the public the genealogy of the collection, its structural sections and artistic diversity, covering Portuguese and international art (with the section on British art starting in the 1960s and works of recognised valued from other international art centres such as Armenia, France and Brazil).

Comprising roughly 550 pieces by 255 artists in the collection, the exhibition plan drawn up by José Sommer Ribeiro, the Centre’s director, started in the entrance area that came before the large central hall, with a reference to one of the pioneers of Portuguese modernism: José de Almada Negreiros. That kind of antechamber, which had a very high ceiling, contained tapestries based on the frescoes at the river terminal of Rocha do Conde de Óbidos and some landmark paintings, such as Retrato de Fernando Pessoa (1964), Auto-Retrato num grupo (1925) and Duplo Retrato (1934/36).

For art historian and critic José-Augusto França, the collection should have begun with Amadeo de Souza-Cardoso, “the most useful [artist] for the eyes of the Portuguese”, who was represented by 12 works, including paintings and drawings: “(...) Of them all, in the 1910s, however, one name had special significance (...). This was Amadeo de Souza-Cardoso, and it is with him the MAC’s collection should start” (França, Colóquio. Artes, Jun. 1983, p. 13).

The aim of the Ground Floor was to provide a sample of Portuguese art, particularly focused on art practices between 1911 (considered the start of Portuguese modernism) and 1940, since this period had been exhibited less often and was less well known by the public. The central hall, thanks to its size, held the largest number of works, separated by dividers to create sections of pieces (paintings and sculptures) in a sequence that aimed for a chronological order although, as already said, with an uneven sample of representations of art from the two halves of the 20th century.

The exhibition ran through representations of the pioneers of modernism (Almada, Amadeo, Eduardo Viana), followed by pieces from the 1910s-1930s by António Soares and Jorge Barradas, Cristiano Cruz, Stuart Carvalhais, Francis Smith, Manuel Bentes, Mily Possoz, Armando Basto, Sousa Lopes, António Carneiro, Dordio Gomes and Abel Manta. The exhibition also included sculptures by Canto da Maya and Diogo de Macedo, among other sculptors. Júlio Pomar, Júlio Resende, Paula Rego, Joaquim Rodrigo, Menez, José de Guimarães, Jorge Pinheiro, Emília Nadal, Eduardo Luiz, António Charrua, Lourdes Castro, Fernando Calhau, Julião Sarmento, Pedro Calapez were some of the artists representing following generations, in a section that was less systematised.

This permanent exhibition of the collection also drew the public’s eyes to its international sections, shown in the gallery on the upper floor, therefore recognising its international position and vocation as a museum. At the back, visitors could observe Estudo para a tapeçaria de Basileia by Maria Helena Vieira da Silva. However, the floor was mostly occupied by examples of 1960s British painting and sculpture (David Hockney, Patrick Caulfield, Alan Davie, Peter Phillips, Henry Moore, Isaac Witkin, Phillip King), but also by pieces by other artists involved in related themes and aesthetic movements.

The Lower Ground Floor contained two different sections: one for Portuguese drawing and printmaking (António Dacosta, Marcelino Vespeira, Mário de Oliveira) and small sculptures (Gustavo Bastos); the other dedicated to design and furniture in the collection, comprising works by Italian designers and architectures such as Alvar Aalto, Le Corbusier or Mies van der Rohe.

On this and other permanent exhibitions, you can read the e-book: O Tempo no Espaço. Mostras Permanentes da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian by Leonor Nazaré, the collection’s curator.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

s/título

Abel Manta (1888-1982)

s/título, 1932 / Inv. 83P424

Painting Black and White with Yellow

Adrian Heath (1920-1992)

Painting Black and White with Yellow, 1959 / Inv. PE212

Smoke Signals no. 1

Alan Davie (1920-2014)

Smoke Signals no. 1, 1960 / Inv. PE244

Retrato da Mulher do Artista

Albert Jourdain (1891-1978)

Retrato da Mulher do Artista, 1916 / Inv. PE55

S/ Título

Alberto Carneiro (1937-2017)

S/ Título, 1965 / Inv. 82E828

S/Título

Alice Jorge (1924-2008)

S/Título, 1961 / Inv. 62P254

Parachutist No. 2

Allen Jones (1937-)

Parachutist No. 2, 1963 / Inv. PE201

Assento modelo nº. 153

Alvar Aalto (1898-1976)

Assento modelo nº. 153, 1945 / Inv. MO6

Banco modelo n.º 60

Alvar Aalto (1898-1976)

Banco modelo n.º 60, 1932-33 / Inv. MO7

Banco modelo n.º X600

Alvar Aalto (1898-1976)

Banco modelo n.º X600, 1954 / Inv. MO8

Cadeira de braços modelo n.º 45

Alvar Aalto (1898-1976)

Cadeira de braços modelo n.º 45, 1947 / Inv. MO4

Cadeira de empilhar modelo n.º 611

Alvar Aalto (1898-1976)

Cadeira de empilhar modelo n.º 611, 1929 / Inv. MO1

Cadeira Paimio modelo n.º 41

Alvar Aalto (1898-1976)

Cadeira Paimio modelo n.º 41, 1932 / Inv. MO3

Cadeira, modelo n.º 66

Alvar Aalto (1898-1976)

Cadeira, modelo n.º 66, 1933-35 / Inv. MO2

Candeeiro de pé modelo A805 Angel Wing

Alvar Aalto (1898-1976)

Candeeiro de pé modelo A805 Angel Wing, 1953-54 / Inv. MO14

Candeeiro de tecto modelo A330

Alvar Aalto (1898-1976)

Candeeiro de tecto modelo A330, 1937 / Inv. MO15

Candeeiro de tecto Modelo A331

Alvar Aalto (1898-1976)

Candeeiro de tecto Modelo A331, 1953-54 / Inv. MO16

Candeeiro de tecto modelo A335

Alvar Aalto (1898-1976)

Candeeiro de tecto modelo A335, 1954 / Inv. MO17

Carrinho de chá 900

Alvar Aalto (1898-1976)

Carrinho de chá 900, 1936-37 / Inv. MO9

Espreguiçadeira modelo n.º 39

Alvar Aalto (1898-1976)

Espreguiçadeira modelo n.º 39, 1936 / Inv. MO5

Alvar Aalto (1898-1976)

Prateleira P1-112, 1935-36 / Inv. MO10

Vaso Savoy

Alvar Aalto (1898-1976)

Vaso Savoy, 1936 / Inv. MO11

Menina dos Olhos Tristes

Álvaro de Brée (1903-1962)

Menina dos Olhos Tristes, 1941 / Inv. 58E790

31 DRAGONS cavallerie

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

31 DRAGONS cavallerie, (c. 1916) / Inv. 77DP344

A chalupa

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

A chalupa, c. 1914-1915 / Inv. 77P22

Canção popular            a Russa e o Figaro

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Canção popular a Russa e o Figaro, c.1916 / Inv. 77P18

LA DÉTENTE DU CERF (Desenho original n.º 14 para o álbum XX DESSINS)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

LA DÉTENTE DU CERF (Desenho original n.º 14 para o álbum XX DESSINS), (c.1912) / Inv. 77DP398

Lévriers / Os Galgos

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Lévriers / Os Galgos, c. 1911 / Inv. 77P1

Retrato de Eduardo Viana

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Retrato de Eduardo Viana, 1912 / Inv. 77DP366

sem título

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

sem título, c.1911 / Inv. 77DP352

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, c.1917 / Inv. 77P8

Título desconhecido  (Castelo)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Castelo), c. 1911-1912 / Inv. 77P154

Título desconhecido  (Coty)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Coty), c. 1917 / Inv. 68P11

Título desconhecido  (Entrada)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Entrada), c. 1917 / Inv. 77P9

Título desconhecido  (Montanhas)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Montanhas), c. 1912 / Inv. 77P151

Título desconhecido (Máquina registadora)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Máquina registadora), c. 1917 / Inv. 68P10

Trou de la serrure    PARTO DA VIOLA    Bon ménage   Fraise avant garde

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Trou de la serrure PARTO DA VIOLA Bon ménage Fraise avant garde, c.1916 / Inv. 68P17

Escultura

Amaral da Cunha (1954-)

Escultura, 1981 / Inv. 83E599

Nature Morte

André Masson (1896-1987)

Nature Morte, Inv. PE116

Pintura

Ângelo de Sousa (1938-2011)

Pintura, 1973/74 / Inv. 80P574

Exercício sobre a Pedra

António Areal (1934-1978)

Exercício sobre a Pedra, 1966 / Inv. 66P285

Homenagem a Fernão Mendes Pinto

António Areal (1934-1978)

Homenagem a Fernão Mendes Pinto, c. 1957-1958 / Inv. DP444

Maria

António Carneiro (1872-1930)

Maria, Inv. 83P42

Melgaço I

António Carneiro (1872-1930)

Melgaço I, 1921 / Inv. 83P46

Paisagem de Melgaço

António Carneiro (1872-1930)

Paisagem de Melgaço, Inv. 83P45

Praia da Figueira da Foz

António Carneiro (1872-1930)

Praia da Figueira da Foz, 1921 / Inv. 83P985

s/título

António Carneiro (1872-1930)

s/título, 1916 / Inv. DP545

Sinfonia azul

António Carneiro (1872-1930)

Sinfonia azul, 1920 / Inv. 83P44

Grande X  II

António Charrua (1925-2008)

Grande X II, 1972 / Inv. 80P754

Fernando Pessoa - Heterónimo

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Fernando Pessoa - Heterónimo, 1978 / Inv. 83P463

Homenagem a Malevitch

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Homenagem a Malevitch, 1967/69 / Inv. 83P465

Atelier de Costura

António Cunhal (1911-1933)

Atelier de Costura, Inv. DP1206

Antítese da calma

António Dacosta (1914-1990)

Antítese da calma, c.1940 / Inv. 80P121

s/título

António Dacosta (1914-1990)

s/título, c.1941-42 / Inv. DP1070

s/título

António Dacosta (1914-1990)

s/título, 1941-42 / Inv. DP1069

Serenata Açoreana

António Dacosta (1914-1990)

Serenata Açoreana, c.1940 / Inv. 83P122

Torso de Mulher

António Duarte (1912-1998)

Torso de Mulher, c. 1950 / Inv. 64E881

Hórrido Silêncio do Teu Corpo

António Palolo (1946-2000)

Hórrido Silêncio do Teu Corpo, 1966 / Inv. 67P295

Escultura

António Pedro (1909-1966)

Escultura, 1952 / Inv. 79E758

Intervenção romântica

António Pedro (1909-1966)

Intervenção romântica, 1940 / Inv. 81P115

Rapto na paisagem povoada

António Pedro (1909-1966)

Rapto na paisagem povoada, 1947 / Inv. 80P113

António Quadros (1933-1994)

Para qual fui injusto ?, Inv. DP1099

BL - HY

António Sena (1941- )

BL - HY, 1979 / Inv. 81P1108

António Soares - 1915

António Soares (1894-1978)

António Soares - 1915, Lisboa 1915 / Inv. DP918

Chrystiano Cruz

António Soares (1894-1978)

Chrystiano Cruz, Inv. DP864

Jorge Nicholson Barradas

António Soares (1894-1978)

Jorge Nicholson Barradas, Inv. DP863

Leviana

António Soares (1894-1978)

Leviana, 1921 / Inv. DP872

Ponte D. Luís - Porto  (Panorama da Ribeira - Porto)

António Soares (1894-1978)

Ponte D. Luís - Porto (Panorama da Ribeira - Porto), c.1935 / Inv. 83P671

Retrato da mulher do artista

António Soares (1894-1978)

Retrato da mulher do artista, 1932 / Inv. 75P449

Retrato de uma Bailarina (Natacha)

António Soares (1894-1978)

Retrato de uma Bailarina (Natacha), 1928 / Inv. 81P69

Rectângulos Sobrepostos

Arcangelo Ianelli (1922-2009)

Rectângulos Sobrepostos, 1979 / Inv. PE34

Ciência

Arlindo Rocha (1921-1999)

Ciência, 1956/60 / Inv. 82E655

Mulher e Árvore

Arlindo Rocha (1921-1999)

Mulher e Árvore, 1948 / Inv. 81E654

Retrato de João Gaspar Simões

Arlindo Vicente (1906-1977)

Retrato de João Gaspar Simões, Inv. DP1060

Pintura

Armando Alves (1935-)

Pintura, 1965 / Inv. 65P275

Mulher com xaile

Armando Basto (1889 -1923)

Mulher com xaile, Inv. 83P49

O meu violão, que não tem cordas, só serve para isto (Retrato do Dr. Pimentel)

Armando Basto (1889 -1923)

O meu violão, que não tem cordas, só serve para isto (Retrato do Dr. Pimentel), 1918 / Inv. 83P161

Eclipse

Arpad Szenes (1897-1985)

Eclipse, Inv. PE82

Les Sirènes

Arpad Szenes (1897-1985)

Les Sirènes, Inv. PE83

L'Étoile

Arpad Szenes (1897-1985)

L'Étoile, (1963) / Inv. PE85

Marie Hélène

Arpad Szenes (1897-1985)

Marie Hélène, (1948) / Inv. PE87

Espaço II

Artur Bual (1926 - 1999)

Espaço II, 1960 / Inv. 60P242

Do primeiro momento da insurreição

Artur Cruzeiro Seixas (1920-2020)

Do primeiro momento da insurreição, 1980 / Inv. DP504

NºI da Destruição às 4,35

Artur Cruzeiro Seixas (1920-2020)

NºI da Destruição às 4,35, 1959 / Inv. 83P851

O 3º combate

Artur Cruzeiro Seixas (1920-2020)

O 3º combate, 1968 / Inv. DP505

O Regresso

Artur Cruzeiro Seixas (1920-2020)

O Regresso, 1958 / Inv. 83P850

A carta

Augusto Gomes (1910-1976)

A carta, c.1953 / Inv. 83P108

s/título

Augusto Gomes (1910-1976)

s/título, 1953 / Inv. DP1072

Atlantis

Bartolomeu Cid dos Santos (1931- 2008)

Atlantis, 1971 / Inv. GP2192

Terra Incógnita - 2

Bartolomeu Cid dos Santos (1931- 2008)

Terra Incógnita - 2, Inv. GP765

Fallen Bird

Bernard Meadows (1915-2005)

Fallen Bird, 1958 / Inv. EE5

Paisagem de Colares

Bernardo Marques (1898-1962)

Paisagem de Colares, Anos 50 / Inv. 06DP2638

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, Inv. DP34

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1929 / Inv. DP1659

Shuttle

Bridget Riley (1931-)

Shuttle, 1964 / Inv. PE159

Articulations Informelles

Camille Bryen (1907-1976)

Articulations Informelles, Abril 1958 / Inv. PE9

Mulher da época

Cândido Costa Pinto (1911-1976)

Mulher da época, 1941 / Inv. 83P117

s/título

Cândido Costa Pinto (1911-1976)

s/título, 1945 / Inv. 83P116

Algodão (estudo para pintura mural sobre o ciclo económico)

Candido Portinari (1903-1962)

Algodão (estudo para pintura mural sobre o ciclo económico), Inv. 82PE120

Cacau (estudo para mural)

Candido Portinari (1903-1962)

Cacau (estudo para mural), Inv. 82PE122

Café (estudo para mural)

Candido Portinari (1903-1962)

Café (estudo para mural), (1936-44) / Inv. 82PE119

Fumo

Candido Portinari (1903-1962)

Fumo, (1936-44) / Inv. 82PE121

Garimpeiros (estudo para mural)

Candido Portinari (1903-1962)

Garimpeiros (estudo para mural), Inv. 82PE123

Comédie ("Femme au Masque")

Canto da Maya (1890-1981)

Comédie ("Femme au Masque"), 1926 / Inv. 81E438

La Femme au Miroir ("Métisse se Regardant dans un Miroir"; "Femme à la "Toilette"

Canto da Maya (1890-1981)

La Femme au Miroir ("Métisse se Regardant dans un Miroir"; "Femme à la "Toilette", Inv. 81E436

Canto da Maya (1890-1981)

Tragédie, 1926 / Inv. 81E437

A inauguração da exposição colonial "à la minute"

Carlos Botelho (1899-1982)

A inauguração da exposição colonial "à la minute", 1931 / Inv. DP134

Alfama

Carlos Botelho (1899-1982)

Alfama, 1933 / Inv. 83P236

Bar - Paris

Carlos Botelho (1899-1982)

Bar - Paris, 1929 / Inv. DP128

Barcos

Carlos Botelho (1899-1982)

Barcos, 1948 / Inv. 83P375

Nova York, Rua 53

Carlos Botelho (1899-1982)

Nova York, Rua 53, 1939 / Inv. 80P92

Sé de Lisboa

Carlos Botelho (1899-1982)

Sé de Lisboa, 1938 / Inv. 83P238

Carlos Calvet (1928-2014)

A lenda do cão fantasma, Inv. DP1153

Os cabelos da virgem

Carlos Calvet (1928-2014)

Os cabelos da virgem, 1950 / Inv. DP1310

Pintura 1

Carlos Calvet (1928-2014)

Pintura 1, 1966 / Inv. 83P1375

Maria do Céu

Carlos Carreiro (1947-)

Maria do Céu, 1973 / Inv. 83P1002

sem título

Catherine Warren (1946-)

sem título, 1979 / Inv. PE50

Intervalo

Celeste Maia (1941-)

Intervalo, 1978 / Inv. 80P950

A Paisagem de Sines

Celestino Alves (1913-1974)

A Paisagem de Sines, 1964 / Inv. 65P282

nº 15

Cid de Sousa Pinto (1925-1982)

nº 15, 1977 / Inv. PE16

s/título

Cipriano Dourado (1921-1981)

s/título, 1951 / Inv. DP1193

Fragmentos Arqueológicos de um Corpo Virgem I

Clara Menéres (1943-2018)

Fragmentos Arqueológicos de um Corpo Virgem I, 1979 / Inv. 83E656

Papisa ou Coincidentia Oppositorum ou Energia I

Clara Menéres (1943-2018)

Papisa ou Coincidentia Oppositorum ou Energia I, 1980 / Inv. 83E907

s/título

Cristiano Cruz (1892-1951)

s/título, Inv. DP1040

s/título

Cristiano Cruz (1892-1951)

s/título, Inv. DP1041

s/título

Cristiano Cruz (1892-1951)

s/título, Inv. DP1042

s/título (Senhoras à mesa)

Cristiano Cruz (1892-1951)

s/título (Senhoras à mesa), Inv. 80P53

Swing Low

David Annesley (1936-)

Swing Low, 1964 / Inv. EE14

Renaissance Head

David Hockney (1937-)

Renaissance Head, 1963 / Inv. PE216

Tolcarne

Denis Mitchell (1912-1993)

Tolcarne, Abril de 1963 / Inv. EE4

Trevarrack

Denis Mitchell (1912-1993)

Trevarrack, Agosto de 1961 / Inv. EE3

Coma-Mom

Dennis Ashbaugh (1946-)

Coma-Mom, 1979 / Inv. PE60

So Ad Men Became Depth Men

Derek Boshier (1937-)

So Ad Men Became Depth Men, 1962 / Inv. PE261

The Stage

Derrick Woodham (1940-)

The Stage, 1965 / Inv. EE16

Le Cri

Dimas Macedo (1928-2009)

Le Cri, Inv. 82E884

Busto de Mme. Sousa Lopes

Diogo de Macedo (1889-1959)

Busto de Mme. Sousa Lopes, 1925 / Inv. 82E908

L' Adieu (O Adeus)

Diogo de Macedo (1889-1959)

L' Adieu (O Adeus), 1920 / Inv. 82E439

s/título

Diogo de Macedo (1889-1959)

s/título, 1923 / Inv. DP230

s/título

Diogo de Macedo (1889-1959)

s/título, 1923 / Inv. DP231

A Família

Dordio Gomes (1890-1976)

A Família, 1937 / Inv. 62P261

Évora

Dordio Gomes (1890-1976)

Évora, 1938 / Inv. 71P381

Ponte do Carroussel

Dordio Gomes (1890-1976)

Ponte do Carroussel, 1922 / Inv. 81P76

Figura de Mulher (Menina despindo-se)

Dorita Castel-Branco (1936-1996)

Figura de Mulher (Menina despindo-se), Inv. 80E953

La Boucherie

Eduardo Luiz (1932-1988)

La Boucherie, 1980 / Inv. 81P543

L'Ardoise à L'Artichaud

Eduardo Luiz (1932-1988)

L'Ardoise à L'Artichaud, 1965 / Inv. 67P292

S/ Título

Eduardo Nery (1938-2013)

S/ Título, 1975 / Inv. DP1113

"La petite"

Eduardo Viana (1881-1967)

"La petite", (1917) / Inv. 69P38

A piteira

Eduardo Viana (1881-1967)

A piteira, Inv. 83P783

K4 Quadrado Azul

Eduardo Viana (1881-1967)

K4 Quadrado Azul, 1916-1917 / Inv. 83P37

Natureza morta (Inacabada)

Eduardo Viana (1881-1967)

Natureza morta (Inacabada), Inv. 83P382

Nu (Pintura para o Bristol Club)

Eduardo Viana (1881-1967)

Nu (Pintura para o Bristol Club), 1925 / Inv. 83P41

s/título

Eduardo Viana (1881-1967)

s/título, Inv. DP1027

s/título

Eduardo Viana (1881-1967)

s/título, Inv. DP1028

Escrita Desescrita

Emerenciano da Silva Rodrigues (1946-)

Escrita Desescrita, 1982 / Inv. 83P1408

Le Paysage Survolé

Emília Nadal (1938-)

Le Paysage Survolé, 1982 / Inv. 83P538

s/título (Papelotes)

Emília Nadal (1938-)

s/título (Papelotes), 1977 / Inv. DP1116

Brooklyn  N.Y.

Emmerico Nunes (1888-1968)

Brooklyn N.Y., 1939 / Inv. 58P1419

Paisagem

Emmerico Nunes (1888-1968)

Paisagem, Inv. 83P1393

s/título

Emmerico Nunes (1888-1968)

s/título, Paris 1908 / Inv. DP125

s/título (O pintor e o modelo)

Emmerico Nunes (1888-1968)

s/título (O pintor e o modelo), 1909 / Inv. DP124

Ervand Kotchar (1899-1979)

Personnage dans l'espace, 1931 / Inv. PE66

Barraca de tiro - Costa da Caparica

Estrela Faria (1910-1976)

Barraca de tiro - Costa da Caparica, Inv. 70P756

Tête

Etiènne Hajdu (1907-1996)

Tête, 1975 / Inv. EE30

Desdobragem

Eurico Gonçalves (1932-2022 )

Desdobragem, 1982 / Inv. 83P1380

Nature Morte

Fernand Léger (1881-1955)

Nature Morte, 1928 / Inv. PE127

Espaço Verde

Fernando Calhau (1948-2002)

Espaço Verde, 1974 / Inv. 80P473

CADAVRE EXQUIS

Fernando de Azevedo (1923-2002)

CADAVRE EXQUIS, 1949 / Inv. 83P118

CADAVRE EXQUIS (1ª Experiência colectiva pelo processo Cadavre Exquis)

Fernando de Azevedo (1923-2002)

CADAVRE EXQUIS (1ª Experiência colectiva pelo processo Cadavre Exquis), Abril de 1948 / Inv. 83P119

s/título

Fernando de Azevedo (1923-2002)

s/título, 1958 / Inv. DP440

s/título

Fernando de Azevedo (1923-2002)

s/título, 1961 / Inv. 62P257

S/Título

Fernando de Azevedo (1923-2002)

S/Título, 3-1951 / Inv. DP439

O32 - 60

Fernando Lanhas (1923-2012)

O32 - 60, 1960 / Inv. 84P141

sem título

Flávia Monsaraz

sem título, sem data / Inv. TP16

Nu em Fundo Vermelho

Francis Gruber (1912-1948)

Nu em Fundo Vermelho, 1948 / Inv. PE124

A Procissão (La Procession)

Francis Smith (1881-1961)

A Procissão (La Procession), 1939 / Inv. 83P505

Largo do Menino de Deus

Francis Smith (1881-1961)

Largo do Menino de Deus, 1927 / Inv. 83P503

Mardi Gras

Francis Smith (1881-1961)

Mardi Gras, c.1942 / Inv. 83P52

Paysage du Midi

Francis Smith (1881-1961)

Paysage du Midi, 1920 / Inv. 83P508

s/título

Francis Smith (1881-1961)

s/título, 1929 / Inv. DP1338

s/título

Francis Smith (1881-1961)

s/título, Inv. DP1243

A Polaca

Francisco Franco (1885-1955)

A Polaca, 1921 / Inv. 81E875

s/título

Francisco Franco (1885-1955)

s/título, Inv. DP736

Torso

Francisco Franco (1885-1955)

Torso, 1922 / Inv. 82E877

s/título

Fred Kradolfer (1903-1968)

s/título, 1939 / Inv. 83P1239

Auto-Retrato

Frederico George (1915-1994)

Auto-Retrato, c.1939 / Inv. 81P627

Composition

Geer van Velde (1898-1977)

Composition, 1970 / Inv. PE80

La Grande Sauterelle

Germaine Richier (1904-1959)

La Grande Sauterelle, 1946 / Inv. EE27

Ecce-Femina

Gil Teixeira Lopes (1936-)

Ecce-Femina, 1972 / Inv. GP1079

Epopée 25 de Abril

Gil Teixeira Lopes (1936-)

Epopée 25 de Abril, 1974 / Inv. GP923

Inter-Relação

Gil Teixeira Lopes (1936-)

Inter-Relação, Inv. GP1387

S/ Título

Gil Teixeira Lopes (1936-)

S/ Título, 1981 / Inv. 82DP1339

Sem título

Graça Pereira Coutinho (1949-)

Sem título, 1975 / Inv. P1428

Paisagem da Nazaré

Guilherme Filipe (1897-1971)

Paisagem da Nazaré, 1954 / Inv. 81P170

Cavalo e Cavaleiro (Estátua Equestre)

Gustavo Bastos (1928-)

Cavalo e Cavaleiro (Estátua Equestre), 1967 / Inv. 69E497

Quadratic

Harold Cohen (1928-2016)

Quadratic, 1962 / Inv. PE265

Lobishomem

Hector Carybé (1911-1997)

Lobishomem, 1966 / Inv. PE12

Die Trauer ou Die Trauernde

Hein Semke (1899-1995)

Die Trauer ou Die Trauernde, 1934 / Inv. 83E1202

Construção

Helder Batista (1932-2015)

Construção, c. 1970 / Inv. 75E847

s/título

Helena Almeida (1934-2018)

s/título, 1970 / Inv. DP143

s/título

Helena Almeida (1934-2018)

s/título, 1966 / Inv. 71P410

Animal Carving

Henry Moore (1898-1986)

Animal Carving, 1974 / Inv. 82EE17

Spindle Piece

Henry Moore (1898-1986)

Spindle Piece, 1968-69 / Inv. 82EE18

Untitled (Wheeling)

Howard Buchwald (1934-)

Untitled (Wheeling), 1978/79 / Inv. PE58

Volution

Isaac Witkin (1936-)

Volution, 1964 / Inv. EE21

O Beijo

Jaime Azinheira (1944-2016)

O Beijo, 1982 / Inv. 83E886

Le Remblai

Jean Carzou (1907-2000)

Le Remblai, 1955 / Inv. PE62

History of Painting (After Catlin)

Jeff Way (1942)

History of Painting (After Catlin), 1979 / Inv. PE51

Yes Archie, I wonder, are we the beast down in the corral ?

Jerry West (1933)

Yes Archie, I wonder, are we the beast down in the corral ?, Inv. PE52

O Prisioneiro

João Artur da Silva (1928- )

O Prisioneiro, Anos 50 / 60 / Inv. 84E725

Auto-retrato

João Carlos (1899-1960)

Auto-retrato, 1929 / Inv. DP559

Maesagem Rosa (Grande figura reclinada)

João Cutileiro (1937-2021)

Maesagem Rosa (Grande figura reclinada), 1974 / Inv. 79E485

Torso grande sentado

João Cutileiro (1937-2021)

Torso grande sentado, 1977 / Inv. 81E486

Quem Pinta, Pinta-se

João Dixo (1941-2012)

Quem Pinta, Pinta-se, 1978 / Inv. 79P631

Mar sem Fim

João Fragoso (1913-2000)

Mar sem Fim, 1981 / Inv. 81E467

L'Air du Vide

João Moniz (1949- )

L'Air du Vide, Inv. 78P1157

Uma Rosa É

João Vieira (1934-2009)

Uma Rosa É, 1968 / Inv. 80P536

Cabeça da Actriz Maria Lalande

Joaquim Correia (1920-2013)

Cabeça da Actriz Maria Lalande, 1940 / Inv. 64E865

O Senhor António

Joaquim Lima Carvalho (1940-)

O Senhor António, 1977 / Inv. DP1324

Lisboa - Algeciras

Joaquim Rodrigo (1912-1997)

Lisboa - Algeciras, 1969 / Inv. 69P145

Trás-os-Montes

Joaquim Rodrigo (1912-1997)

Trás-os-Montes, 1964 / Inv. 67P146

Estructura en Gris

Joaquín Torres-García (1874-1949)

Estructura en Gris, (1938) / Inv. 80PE117

Xanadu

Joe Tilson (1928-)

Xanadu, 1962 / Inv. PE137

Column

John Hoskin (1921-1990)

Column, 1960 / Inv. EE23

No.19, 26.12.1961

John Hoyland (1934-)

No.19, 26.12.1961, 1961 / Inv. PE203

Lavadeiras

Jorge Barradas (1894-1971)

Lavadeiras, 1938 / Inv. 82P323

Mulher do cangirão

Jorge Barradas (1894-1971)

Mulher do cangirão, 1925 / Inv. 83P332

Retrato de António Soares

Jorge Barradas (1894-1971)

Retrato de António Soares, 1920 / Inv. DP1002

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1927 / Inv. DP977

S/ Título

Jorge Martins (1940-)

S/ Título, 1979 / Inv. DP1228

s/título

Jorge Martins (1940-)

s/título, 1979 / Inv. DP1227

Bispo (azul)

Jorge Pinheiro (1931)

Bispo (azul), 1981 / Inv. 83P585

Bispo (vermelho)

Jorge Pinheiro (1931)

Bispo (vermelho), 1981 / Inv. 83P586

Cabeça de Rapariga

Jorge Vieira (1922-1998)

Cabeça de Rapariga, 1956 / Inv. 82E761

Retrato (Cabeça de Rapaz)

José Aurélio (1938-)

Retrato (Cabeça de Rapaz), 1962 / Inv. 65E273

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa), 1925 / Inv. 83P57

Domingo lisboeta

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Domingo lisboeta, 1979 / Inv. TP4 B

Domingo lisboeta

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Domingo lisboeta, 1947/49 / Inv. TP5 B

Domingo lisboeta

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Domingo lisboeta, 1979 / Inv. TP6 B

Duplo retrato

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Duplo retrato, 1934/36 / Inv. 62P260

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Homenagem a Luca Signorelli, 1942 / Inv. 83P61

Maternidade

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Maternidade, 1935 / Inv. 83P60

Nu (Pintura para o Bristol Club)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Nu (Pintura para o Bristol Club), 1926 / Inv. 83P59

O Ponto de Bauhütte

José de Almada Negreiros (1893-1970)

O Ponto de Bauhütte, 1957 / Inv. 83P64

Partida de emigrantes

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Partida de emigrantes, 1979 / Inv. TP1 A

Partida de emigrantes

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Partida de emigrantes, 1979 / Inv. TP2 A

Partida de emigrantes

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Partida de emigrantes, 1979 / Inv. TP3 A

Porta da harmonia

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Porta da harmonia, 1957 / Inv. 83P65

Quadrante I

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Quadrante I, 1957 / Inv. 83P63

Relação 9/10

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Relação 9/10, 1957 / Inv. 83P62

Retrato de Fernando Pessoa

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Fernando Pessoa, 1964 / Inv. 64P66

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Retrato de Sarah Affonso, 1938 / Inv. DP222

Rondel do Alentejo

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Rondel do Alentejo, 1922 / Inv. DP154

s/título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

s/título, 1928 / Inv. DP197

s/título

José de Almada Negreiros (1893-1970)

s/título, Madrid 1928 / Inv. DP226

S/Título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

S/Título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa), 1913 / Inv. 83P55

José de Almada Negreiros (1893-1970)

S/Título (Pinturas para Alfaiataria Cunha, Lisboa), (1913) / Inv. 83P56

A Mulher e a Serpente

José de Guimarães (1939-)

A Mulher e a Serpente, 1982 / Inv. 83E844

O Equilibrista I - da série: O Circo

José de Guimarães (1939-)

O Equilibrista I - da série: O Circo, 1983 / Inv. 83E842

O Equilibrista II - da série: O Circo

José de Guimarães (1939-)

O Equilibrista II - da série: O Circo, 1983 / Inv. 83E843

Passeio de Rubens e Helène Fourment

José de Guimarães (1939-)

Passeio de Rubens e Helène Fourment, 1978 / Inv. 80P590

S. Miguel - Galinheiros

José Domingos Rebelo (1891-1971)

S. Miguel - Galinheiros, 1923 / Inv. 81P1392

Auto-retrato

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Auto-retrato, Inv. 83P625

Casa das Violas

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Casa das Violas, Inv. 68P298

Casario e Figuras de um Sonho

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Casario e Figuras de um Sonho, c. 1932-34 / Inv. 68P299

Louco

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Louco, 1934 / Inv. 83P82

Paisagem de Frias

José Dominguez Alvarez (1906-1942)

Paisagem de Frias, 1932 / Inv. 83P446

Auto-Retrato

José Escada (1934-1980)

Auto-Retrato, 1972 / Inv. 82P629

S/ Título

José Escada (1934-1980)

S/ Título, 1965 / Inv. 65P276

S/Título

José Escada (1934-1980)

S/Título, 1963 / Inv. DP1067

S/Título

José Escada (1934-1980)

S/Título, 1965 / Inv. DP1066

Marinha

José Júlio Andrade dos Santos (1916-1963)

Marinha, 1962 / Inv. 82P460

Poente

José Júlio Andrade dos Santos (1916-1963)

Poente, Inv. GP1013

S/Título

José Manuel Espiga Pinto (1940-2014)

S/Título, 1971 / Inv. 83P807

S/Título

José Mouga (1942-)

S/Título, 1982 / Inv. 83P1195

s/título

José Pacheko (1885-1934)

s/título, 1913 / Inv. DP1122

Monte da Pena

José Rodrigues (1936-2016)

Monte da Pena, 1981 / Inv. 83DP1379

Retrato do pintor Waldemar da Costa

José Tagarro (1902-1931)

Retrato do pintor Waldemar da Costa, 1928 / Inv. DP1030

s/título

José Tagarro (1902-1931)

s/título, 1929 / Inv. DP1058

Comunidad de proprietarios departamentos y locales

Juana Frances

Comunidad de proprietarios departamentos y locales, Março 1966 / Inv. PE24

Noites Brancas

Julião Sarmento (1948-2021)

Noites Brancas, 1982 / Inv. 96DP1637

Nocturno

Júlio dos Reis Pereira (1902-1983)

Nocturno, 1929 / Inv. 83P371

O burguês e a menina

Júlio dos Reis Pereira (1902-1983)

O burguês e a menina, 1931 / Inv. 83P85

s/título

Júlio dos Reis Pereira (1902-1983)

s/título, 1960 / Inv. DP581

s/título

Júlio dos Reis Pereira (1902-1983)

s/título, 1937 / Inv. DP582

s/título

Júlio dos Reis Pereira (1902-1983)

s/título, 1939 / Inv. DP580

Cegos de Madrid

Júlio Pomar (1926-2018)

Cegos de Madrid, 1957-1959 / Inv. 83P703

D. Quixote e os Carneiros

Júlio Pomar (1926-2018)

D. Quixote e os Carneiros, 1961-1963 / Inv. 83P767

Le Bain Turc

Júlio Pomar (1926-2018)

Le Bain Turc, 1971 / Inv. DP1095

Le Bain Turc, d'après Ingres

Júlio Pomar (1926-2018)

Le Bain Turc, d'après Ingres, 1971 / Inv. 83P772

Le Luxe

Júlio Pomar (1926-2018)

Le Luxe, 1979 / Inv. 83P766

Retrato da mulher de António Dacosta

Júlio Pomar (1926-2018)

Retrato da mulher de António Dacosta, 1971 / Inv. DP1097

Pescadores

Júlio Resende (1917-2011)

Pescadores, 1957 / Inv. 83P442

Pintura Nº 2

Júlio Resende (1917-2011)

Pintura Nº 2, 1959 / Inv. 83P931

s/título

Júlio Resende (1917-2011)

s/título, 1949 / Inv. DP72

Screw Mobile

Kenneth Martin (1905-1984)

Screw Mobile, 1965 / Inv. EE2

Cabeça

Lagoa Henriques (1923-2009)

Cabeça, c. 1950-57 / Inv. 58E879

S/ Título

Lagoa Henriques (1923-2009)

S/ Título, 1972 / Inv. DP1141

Chaise Longue modelo n.º B306

Le Corbusier (1887-1965)

Chaise Longue modelo n.º B306, 1928 / Inv. MO24

s/título

Leal da Câmara (1876-1948)

s/título, (1904) / Inv. DP1386

s/título

Leal da Câmara (1876-1948)

s/título, c.1908 / Inv. DP1387

Composition

Leon Tutundjian (1905-1968)

Composition, (1945) / Inv. PE65

Composition nº 28

Leon Tutundjian (1905-1968)

Composition nº 28, 1927 / Inv. PE63

Pierre Fonds

Leon Tutundjian (1905-1968)

Pierre Fonds, Inv. PE64

Arredores de Leiria

Lino António (1898-1974)

Arredores de Leiria, c.1935 / Inv. 82P606

Natureza-morta  -  Bristol Club

Lino António (1898-1974)

Natureza-morta - Bristol Club, 1926 / Inv. 83P70

s/título

Lino António (1898-1974)

s/título, 1926 / Inv. DP394

s/título (Bristol Club)

Lino António (1898-1974)

s/título (Bristol Club), 1926 / Inv. 83P71

Sombra de Abacateiro

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra de Abacateiro, 1976 / Inv. DP1393

Sombra projectada de René Bertholo

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra projectada de René Bertholo, 1965 / Inv. 81P566

Cadeira Barcelona modelo n.º MR90

Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969)

Cadeira Barcelona modelo n.º MR90, 1929 / Inv. MO19

Pintura II

Luis Dourdil (1914-1989)

Pintura II, 1974 / Inv. 75P1005

Composição Azul

Luís Noronha da Costa (1942-2020)

Composição Azul, cerca 1970 / Inv. 82P999

Adacib II

Luís Pinto-Coelho (1942-2001)

Adacib II, 1978 / Inv. 80DP1200

Ver o Pêso-Pará-Brasil

Manezinho Araújo

Ver o Pêso-Pará-Brasil, 1966 / Inv. PE7

Homúnculo (díptico)

Manolo Millares (1926-1972)

Homúnculo (díptico), 1962 / Inv. 81PE41

BD - 71 - 07

Manuel Alvess (1939-2009)

BD - 71 - 07, 1965 / Inv. 82P736

Leque

Manuel Baptista (1936-)

Leque, 1982 / Inv. 83P1000

Paisagem - Casas

Manuel Bentes (1885-1961)

Paisagem - Casas, Inv. 80P757

Paisagem - Impressão

Manuel Bentes (1885-1961)

Paisagem - Impressão, Inv. 80P47

Composição

Manuel Cargaleiro (1927-)

Composição, 1970 / Inv. 83P900

Museu Metropolitano

Manuel Casimiro (1941-)

Museu Metropolitano, 1978 / Inv. 80DP1195

Trilogia (Deus, Pátria e Família)

Manuel Filipe (1908-2002)

Trilogia (Deus, Pátria e Família), 1943 / Inv. DP1431

s/título

Manuel Lima (1911-)

s/título, Inv. DP1175

s/título

Manuel Ribeiro de Pavia (1910-1957)

s/título, 1949 / Inv. DP1313

s/título

Manuel Ribeiro de Pavia (1910-1957)

s/título, 1950 / Inv. DP1383

Génesis II

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

Génesis II, 1960 / Inv. 83P134

Apertado pela fome

Marcelino Vespeira (1925-2002)

Apertado pela fome, 1945 / Inv. 82P101

O salto da evidência erótica

Marcelino Vespeira (1925-2002)

O salto da evidência erótica, 1948 / Inv. 83P479

s/título

Marcelino Vespeira (1925-2002)

s/título, 1979 / Inv. DP1260

s/título

Marcelino Vespeira (1925-2002)

s/título, 1951 / Inv. DP1259

Simumis

Marcelino Vespeira (1925-2002)

Simumis, 1949 / Inv. 82P478

Gravura

Maria Beatriz (1940-2020)

Gravura, 1967 / Inv. GP268

Lisboa

Maria Clementina Carneiro de Moura (1898-1992 )

Lisboa, 1961 / Inv. 61P74

Liberdade Aprisionada

Maria Gabriel (1937-)

Liberdade Aprisionada, 1973 / Inv. GP893

Composition (Composição)

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Composition (Composição), 1936 / Inv. 78PE99

Estudo para a tapeçaria de Basileia

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Estudo para a tapeçaria de Basileia, 1953 / Inv. PE309

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Estudo para a tapeçaria de Basileia, 1953 / Inv. PE310

História Trágico-Marítima ou Naufrage

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

História Trágico-Marítima ou Naufrage, 1944 / Inv. 78PE97

La bibliothèque en feu [A biblioteca em fogo]

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

La bibliothèque en feu [A biblioteca em fogo], 1974 / Inv. 79PE96

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

L'aire du vent, 1966 / Inv. PE102

Landgrave

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Landgrave, 1966 / Inv. PE103

Le Héros ou Le Héraut

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Le Héros ou Le Héraut, 1939 / Inv. 78PE100

O Mundo

Maria Irene Vilar (1931-2008)

O Mundo, 1981 / Inv. 81E597

Camuflagem

Maria José Aguiar (1948- )

Camuflagem, 1982 / Inv. 83P712

Natureza morta

Maria Keil (1914-2012)

Natureza morta, 1941 / Inv. 81P1103

Coroa I

Maria Simon (1922-)

Coroa I, Inv. EE58

Coroa L

Maria Simon (1922-)

Coroa L, Inv. EE60

Coroa P

Maria Simon (1922-)

Coroa P, Inv. EE61

Pintura

Mário Américo (1944-)

Pintura, 1982 / Inv. 83P737

Cadeira modelo n.º 412

Mario Bellini (1935-)

Cadeira modelo n.º 412, 1976 / Inv. MO29

Pobríssima a Aparência da Casa

Mário Botas (1952-1983)

Pobríssima a Aparência da Casa, 1974 / Inv. DP1433

Naniôra - Uma e duas

Mário Cesariny (1923-2006)

Naniôra - Uma e duas, 1960 / Inv. 80P120

Komposição - Natureza morta

Mário Eloy (1900-1951)

Komposição - Natureza morta, c.1934 / Inv. 83P315

O Arquitecto José Pacheco

Mário Eloy (1900-1951)

O Arquitecto José Pacheco, 1925 / Inv. 83P202

O meu retrato

Mário Eloy (1900-1951)

O meu retrato, (1928) / Inv. 83P198

Le Cadeau

Martha Telles (1930-2001)

Le Cadeau, 1980 / Inv. 83P1106

Les Vacances à la Montagne (Férias na Quinta do Monte)

Martha Telles (1930-2001)

Les Vacances à la Montagne (Férias na Quinta do Monte), 1979-80 / Inv. 83P1105

Mémoires d'Enfance - Birthday Party

Martha Telles (1930-2001)

Mémoires d'Enfance - Birthday Party, 1976 / Inv. 83P1104

Retrato de Sofia de Mello Breyner

Martins Correia (1910-1999)

Retrato de Sofia de Mello Breyner, 1956 / Inv. 81E862

Usumacinta (Vallée)

Maya Andersson (1942)

Usumacinta (Vallée), Novembro 1981 / Inv. PE48

Untitled

Meredith Johnson (1946-)

Untitled, 1975 / Inv. PE49

Bowbend

Michael Bolus (1934-2013)

Bowbend, 1964 / Inv. EE25

s/título

Mily Possoz (1888-1968)

s/título, 1930 / Inv. 83P1276

s/título

Mily Possoz (1888-1968)

s/título, Inv. 83P54

Sem título

Mily Possoz (1888-1968)

Sem título, Inv. DP51

Espacilimitado

Nadir Afonso (1920-2013)

Espacilimitado, 1958 / Inv. 70P149

Veneza

Nadir Afonso (1920-2013)

Veneza, 1962 / Inv. 83P150

Encontro de Natália Correia com Fernanda Botelho e Maria João Pires

Nikias Skapinakis (1931-2020)

Encontro de Natália Correia com Fernanda Botelho e Maria João Pires, 1974 / Inv. 81P934

Bairro Proibido

Nuno de Siqueira (1929-2007)

Bairro Proibido, 1957 / Inv. 58P243

S/ Título

Nuno de Siqueira (1929-2007)

S/ Título, 1956 / Inv. DP1091

s/título

Ofélia Marques (1902-1952)

s/título, Inv. 81P1368

Sem título

Ofélia Marques (1902-1952)

Sem título, 1932 / Inv. DP921

Auto-retrato

Olavo D'Eça Leal (1908-1976)

Auto-retrato, Inv. DP1166

Femme au Repos

Pablo Gargallo (1881-1934)

Femme au Repos, 1922 / Inv. EE8

Le Prophète Saint Jean

Pablo Gargallo (1881-1934)

Le Prophète Saint Jean, 1933 / Inv. 80EE12

Homenaje a un Ingeniero

Pablo Serrano (1908-1985)

Homenaje a un Ingeniero, 1957 / Inv. EE29

View of the Bay

Patrick Caulfield (1936-2005)

View of the Bay, 1964 / Inv. PE250

Untitled No.36

Paul Huxley (1938-)

Untitled No.36, Julho-Novembro de 1964 / Inv. PE222

Branca Flor – o diabo e a diaba na cama - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (1935-2022)

Branca Flor – o diabo e a diaba na cama - Série Os Contos Populares Portugueses, (C. 1975) / Inv. DP237

Branca Flor – Pombas a tomar banho - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (1935-2022)

Branca Flor – Pombas a tomar banho - Série Os Contos Populares Portugueses, (C. 1975) / Inv. DP242

O Príncipe Perfeito

Paula Rego (1935-2022)

O Príncipe Perfeito, 1977/78 / Inv. 78E874

Retrato de Grimau

Paula Rego (1935-2022)

Retrato de Grimau, c.1964-1965 / Inv. 65P263

Tríptico

Paula Rego (1935-2022)

Tríptico, c. 1964 / Inv. 83P973

A modista

Paulo Ferreira (Paolo) (1911-1999)

A modista, c.1932 / Inv. DP1023

Eclipse, coeur blessé infini de l'âme

Paulo Ferreira (Paolo) (1911-1999)

Eclipse, coeur blessé infini de l'âme, 1931 / Inv. DP1015

O encontro

Paulo Ferreira (Paolo) (1911-1999)

O encontro, (1935) / Inv. 80P91

Palhaço e bailarina

Paulo Ferreira (Paolo) (1911-1999)

Palhaço e bailarina, 1932 / Inv. DP1022

s/título

Paulo Ferreira (Paolo) (1911-1999)

s/título, 1931 / Inv. DP1025

Labirinto

Pedro Chorão (1945- )

Labirinto, 1982 / Inv. 83P670

Love Wall

Peter Blake (1932-)

Love Wall, 1961 / Inv. PE128

For Men Only - Starring MM and BB

Peter Phillips (1939-)

For Men Only - Starring MM and BB, 1961 / Inv. PE168

Ripple

Phillip King (1934-)

Ripple, 1963 / Inv. EE26

Puberdade

Pierre Székely (1923-2001)

Puberdade, 1981 / Inv. EE28

Costureiras

Querubim Lapa (1925-2016)

Costureiras, 1949 / Inv. 80P421

s/título

Querubim Lapa (1925-2016)

s/título, 1948 / Inv. DP957

Pentecostes

Raimundo de Oliveira (1930-1966)

Pentecostes, 1964 / Inv. PE18

Duas janelas

René Bertholo (1935-2005)

Duas janelas, 1964 / Inv. 65P267

Derrière le Présent

Ricardo da Cruz-Filipe (1934-)

Derrière le Présent, 1981 / Inv. 82P705

Maquette for Architectural screen

Robert Adams (1917-1984)

Maquette for Architectural screen, 1956 / Inv. EE1

sem título

Roger Bissière (1888-1964)

sem título, Inv. PE118

Desolate Beach

Roger Hilton (1911-1975)

Desolate Beach, Janeiro de 1960 / Inv. PE206

Sem título

Rogério Amaral (1917-1996)

Sem título, 1973 / Inv. DP327

s/título

Rolando Sá Nogueira (1921-2002)

s/título, 1959 / Inv. DP1085

Der Maler

Rudolf Hausner (1914-1995)

Der Maler, 1980 / Inv. PE125

Nu de Mulher

Ruy Gameiro (1907-1935)

Nu de Mulher, 1933 / Inv. 83E598

O Poeta

Salvador Barata Feyo (1899-1990)

O Poeta, c. 1960 / Inv. 80E889

s/título

Santa-Rita Pintor (1889-1918)

s/título, (1911) / Inv. DP1391

s/título

Santa-Rita Pintor (1889-1918)

s/título, 1911 / Inv. DP1392

Casamento na Aldeia

Sarah Affonso (1899-1983)

Casamento na Aldeia, 1937 / Inv. 83P360

Família

Sarah Affonso (1899-1983)

Família, 1937 / Inv. 65P277

Figuras num jardim

Sarah Affonso (1899-1983)

Figuras num jardim, 1926 / Inv. 83P73

Retrato de Matilde

Sarah Affonso (1899-1983)

Retrato de Matilde, 1932 / Inv. 83P637

s/título

Sarah Affonso (1899-1983)

s/título, 933 / Inv. DP138

Cepheus

Sérgio Pinhão (1949)

Cepheus, 1978 / Inv. GP957

Les Fermes, Ile de France

Shart

Les Fermes, Ile de France, 1977 / Inv. PE67

Chanteurs Flamenco (dit Grand Flamenco)

Sonia Delaunay (1885-1979)

Chanteurs Flamenco (dit Grand Flamenco), 1915-1916 / Inv. PE114

Femme à la Jambe Tendue

Sophia Vari (1940-)

Femme à la Jambe Tendue, 1978 / Inv. EE53

Femme Couchée

Sophia Vari (1940-)

Femme Couchée, 1978 / Inv. EE54

Petite Tanagra

Sophia Vari (1940-)

Petite Tanagra, 1978 / Inv. EE55

Amor

Teresa Magalhães (1944-)

Amor, 1982 / Inv. 82P818

O Atelier

Teresa Sousa (1928-1962)

O Atelier, 1956 / Inv. GP1763

s/título

Thomaz de Mello (Tom) (1906-1990)

s/título, Roma 1948 / Inv. DP1250

Cadeira modelo n.º 121

Tobia (1935-) & Afra Scarpa (1937-)

Cadeira modelo n.º 121, 1965 / Inv. MO28

S/ Título

Tomaz Borba Vieira (1938-)

S/ Título, 1976 / Inv. DP1342

Sem Título

Umberto Mastroianni (1910-1998)

Sem Título, Inv. EE9

Composição

Vasco Costa (1917-1986)

Composição, 1971 / Inv. 83P440

S/ Título

Vasco Pereira da Conceição (1914-1992)

S/ Título, 1971 / Inv. 81E596

Sofá Sinbad

Vico Magistretti (1920-2006)

Sofá Sinbad, 1981 / Inv. MO27

Mansa

Victor Vasarely (1906-1997)

Mansa, 1979 / Inv. PE112

Relat-y

Victor Vasarely (1906-1997)

Relat-y, 1977 / Inv. PE111

Conluio

Virgílio A. Domingues (1932-)

Conluio, 1975 / Inv. 75E937

s/ título  (figura deitada com criança)

Virgílio A. Domingues (1932-)

s/ título (figura deitada com criança), 1967 / Inv. 82E942

Virgílio A. Domingues (1932-)

s/ título (figura feminina), 1951 / Inv. 82E943

Vulnerável 5B (múltiplo)

Vitor Fortes (1943)

Vulnerável 5B (múltiplo), 1975 / Inv. GP880

Composição em Azul

Waldemar da Costa (1904-1982)

Composição em Azul, (1960) / Inv. PE36

Summer

William Scott (1913-1989)

Summer, 1960 / Inv. PE150

Der Tote der Durst hat

Wolf Vostell (1932-1998)

Der Tote der Durst hat, 1977 / Inv. PE21

Raizes e Laços V

Yolanda D'Augsburg Rodrigues (1942- )

Raizes e Laços V, 1981 / Inv. EE70

S/Título

Zulmiro de Carvalho (1940-)

S/Título, 1982 / Inv. DP1219


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Obras de David Hockney e Patrick Caulfield
Escultura britânica (ao centro), obra de Vieira da Silva (ao fundo)
Obras de Gustavo Bastos (ao centro), de Marcelino Vespeira e Fernando de Azevedo (à dir.) e núcleo de design de mobiliário (ao fundo, à esq.)
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa. José Sommer Ribeiro (ao centro)
Conferência de imprensa. José Sommer Ribeiro (à esq.)
Mário Soares, Carlos da Mota Pinto e José de Azeredo Perdigão (da esq. para a dir.)
Manuel Tito de Moraes, António Ramalho Eanes, Mário Soares, Carlos da Mota Pinto e José de Azeredo Perdigão (da esq. para a dir.)
José Sommer Ribeiro (à esq.), Maria Barroso, Cardeal Patriarca, D. António Ribeiro (ao centro), Carlos da Mota Pinto (atrás, centro)
Manuel Tito de Moraes, António Ramalho Eanes, Mário Soares, Carlos da Mota Pinto e José de Azeredo Perdigão (constituição da mesa; da esq. para a dir.)

Multimédia


Imprensa


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 02068

Álbum com coleção fotográfica, p.b., cor: conferência de imprensa, inauguração, abertura ao público e aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1983

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 02067

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém dossiê com correspondência, notas para a imprensa, notas biográficas, discursos, programa e recortes de imprensa. 1983


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

A Fundação Calouste Gulbenkian usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. A Fundação pode também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.