Homenagem e Esquecimento. De Almada Negreiros a Alexandre Estrela. Obras da Colecção do CAM da Fundação Calouste Gulbenkian

Exposição que pretendeu refletir sobre a forma como as artes plásticas têm dado expressão às noções de «homenagem» e «esquecimento», a partir de obras do Centro de Arte Moderna. Realizada na Fundação Eugénio de Almeida (Évora), a exposição inseriu-se no movimento de descentralização e divulgação artístico-cultural da Fundação Calouste Gulbenkian.
Exhibition designed as a reflection on the way in which the concepts of “homage and oblivion” have been portrayed through art, in a display of works from the Modern Art Centre. Held at the Eugénio de Almeida Foundation (Évora), the show was included in the Calouste Gulbenkian Foundation’s initiative for the decentralisation and dissemination of arts and culture.

Exposição temática e coletiva que abordou as noções de «homenagem» e «esquecimento» a partir de obras do acervo do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). A iniciativa partiu da Fundação Eugénio Almeida (FEA), em 2008, realizando-se em Évora, no Fórum Eugénio de Almeida.

A curadoria esteve a cargo de Leonor Nazaré, que concebeu a exposição com uma forte componente escultórica, ligada a uma tradição celebrativa e memorial, mas abrangendo igualmente pintura, fotografia e gravura, especialmente em casos em que a escultura é tomada como objecto ou referência.

A seleção de obras procurou refletir a forma como as artes plásticas têm dado expressão às noções de «homenagem» e «esquecimento», enquanto território profícuo para o aprofundamento dos paradoxos e questões filosóficas inerentes a este binómio. A exposição apresentou, em diversos espaços do Fórum Eugénio de Almeida, 42 exemplos, realizados à luz do pensar/fazer contemporâneo de 16 artistas representados na coleção do CAM.

No catálogo da exposição, Leonor Nazaré definia as ideias fundadoras da proposta expositiva: «Homenageamos para não esquecer. A celebração é uma forma de gratidão e a memória um parâmetro da identidade. […] A homenagem tem, de facto, a intenção de lembrar, mas ao abstrair, estilizar, exprimir e substituir pela ficção contribui para o apagamento da realidade daquilo a que se refere. Este é um paradoxo que as obras aqui presentes podem ajudar a equacionar.» (Nazaré, Homenagem e Esquecimento. De Almada Negreiros a Alexandre Estrela, 2009, p. 6)

Este processo de inscrever/esquecer intrínseco à passagem do tempo é apresentado num percurso sugestivo, construído com base numa amostragem da arte moderna e contemporânea disponível na coleção do CAM. Como refere Eduardo Pereira da Silva, presidente do conselho de administração da FEA: «Este aparente paradoxo de evocação, cristalização e esquecimento é o fio comum que tece a selecção de obras presentes […]. De Almada Negreiros a Daniel Blaufuks, passando por Henry Moore ou por Cutileiro, esta visão de parte do acervo do CAM ilustra um percurso possível da arte moderna vs. contemporânea e permite reaproximar transversalmente a diversidade dos valores de cada época e de cada arte ao nosso tempo presente.» (Homenagem e Esquecimento. De Almada Negreiros a Alexandre Estrela…, 2009)

A escolha das obras procurou assim graus de correlação e/ou formulações contrastantes dentro do espectro da «homenagem» ou do «esquecimento», visando identificar intenções diversas: com uma forte componente ritualística e de culto (Stonehenge, de Henry Moore; Sem Título, de José Pedro Croft; Porta Etrusca, de Graça Pereira Coutinho); ligadas à exaltação e consagração celebrativa (Maqueta de Estátua Equestre, de João Cutileiro); alusivas à diluição da memória (O Azul Eterno do Mediterrâneo, de Luís Noronha da Costa; Tasso, de Daniel Blaufuks); ligadas quer à identidade individual, personificável, quer à identidade coletiva, simbólica e anónima (Toucador, de Ana Vieira; Tragédia e Comédia, de Canto da Maya; Sem Título, de Rui Sanches); associadas à homenagem e à cristalização da identidade pelo retrato/autorretrato (Auto-Retrato, de Almada Negreiros; Homenagem a Almada, de Maria Beatriz; Agnus Dei, de Gaëtan; ou a série de fotografias da autoria de Fernando Lemos); negando traços de identidade (A Casa do Esquecimento, de Pedro Cabrita Reis); relativas à apropriação e consequente derivação/deturpação (Instrumental Version, de João Onofre); ou indiciadoras de um olhar crítico sobre a materialidade tecnológica na construção/transmissão da imagem e dos códigos culturais (TV's Back, de Alexandre Estrela) (Ibid.).

A inauguração da exposição contou com a presença do presidente do Conselho de administração da Fundação Eugénio de Almeida, cónego Eduardo Pereira da Silva, e do então presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Emílio Rui Vilar, e de outras individualidades da área cultural.

Complementarmente à exposição, o Serviço Educativo da FEA desenvolveu um programa de atividades lúdicas e pedagógicas (visitas guiadas, ateliês pedagógicos e lúdicos), incluindo ainda um workshop designado «Monumento, memória e morte», dinamizado pelo artista plástico Rui Sanches.

A revista Artes & Leilões publicou uma crítica da exposição, na qual Cristina Campos assinalava a relevância da iniciativa: «Num exercício curatorial e design expositivo pertinentes […], a exposição "Homenagem e Esquecimento" contribui também para fomentar a consciência da importância de iniciativas de divulgação da arte contemporânea que apostem na descentralização e na promoção de exposições com inquestionável qualidade promovidas em espaços que reúnem condições ímpares e suis generis.» (Campos, Artes & Leilões, jul.-ago. 2009, p. 33)

Esta exposição enquadrou-se na série de iniciativas que o CAM vinha desenvolvendo no sentido de descentralizar e divulgar a sua coleção, por intermédio de parcerias com instituições museológicas de diversas cidades portuguesas (Almada, Sines, Lagos, Tavira, Castelo Branco e Fundão), empenhadas na programação regular de arte contemporânea.

Filipa Coimbra, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

TV’s Back

Alexandre Estrela (1971-)

TV’s Back, Inv. IM16

Toucador

Ana Vieira (1940-2016)

Toucador, Inv. 83E565

Comédie ("Femme au Masque")

Canto da Maya (1890-1981)

Comédie ("Femme au Masque"), 1926 / Inv. 81E438

Tragédie

Canto da Maya (1890-1981)

Tragédie, 1926 / Inv. 81E437

Tasso (8)

Daniel Blaufuks (1963-)

Tasso (8), 1996 / Inv. 97FP282

Tasso (9)

Daniel Blaufuks (1963-)

Tasso (9), 1996 / Inv. 97FP284

Alexandre O'Neill

Fernando Lemos (1926-2019)

Alexandre O'Neill, 1949-52 / Inv. FP300

Arpad Szenes

Fernando Lemos (1926-2019)

Arpad Szenes, 1949-52 / Inv. FP225

Eu (Auto-retrato)

Fernando Lemos (1926-2019)

Eu (Auto-retrato), 1949-52 / Inv. FP294/1

Fernando de Azevedo, Vespeira e etc...

Fernando Lemos (1926-2019)

Fernando de Azevedo, Vespeira e etc..., 1949-52 / Inv. FP198

Jorge de Sena

Fernando Lemos (1926-2019)

Jorge de Sena, 1949-52 / Inv. FP200

José Viana

Fernando Lemos (1926-2019)

José Viana, 1949-52 / Inv. FP222

José-Augusto França

Fernando Lemos (1926-2019)

José-Augusto França, 1949-52 / Inv. FP187

Maria Helena Vieira da Silva

Fernando Lemos (1926-2019)

Maria Helena Vieira da Silva, 1949-52 / Inv. FP224/1

Mário Cesariny de Vasconcelos

Fernando Lemos (1926-2019)

Mário Cesariny de Vasconcelos, 1949-52 / Inv. FP199/1

Sophia de Melllo Breyner

Fernando Lemos (1926-2019)

Sophia de Melllo Breyner, 1949-52 / Inv. FP217/1

Agnus Dei (olhos castanhos, camisa aberta)

Gaëtan (1944-2019)

Agnus Dei (olhos castanhos, camisa aberta), 1996/97 / Inv. DP1699 1-6

Pintura (série Porta Etrusca)

Graça Pereira Coutinho (1949-)

Pintura (série Porta Etrusca), 1989 / Inv. 90P185

1. Balancing Lintel

Henry Moore (1898-1986)

1. Balancing Lintel, Inv. GE451

10. Cleft of Light

Henry Moore (1898-1986)

10. Cleft of Light, Inv. GE460

11. Cyclos

Henry Moore (1898-1986)

11. Cyclos, Inv. GE461

12. Moonlight Blackness

Henry Moore (1898-1986)

12. Moonlight Blackness, Inv. GE462

14. Moonlight Fall

Henry Moore (1898-1986)

14. Moonlight Fall, Inv. GE464

16. A.

Henry Moore (1898-1986)

16. A., Inv. GE466

17. B.

Henry Moore (1898-1986)

17. B., Inv. GE467

2. Sarsens and Lintel

Henry Moore (1898-1986)

2. Sarsens and Lintel, Inv. GE452

3. Against the Sky

Henry Moore (1898-1986)

3. Against the Sky, Inv. GE453

4. Inside the Circle

Henry Moore (1898-1986)

4. Inside the Circle, Inv. GE454

5. Hacked Stone

Henry Moore (1898-1986)

5. Hacked Stone, Inv. GE455

6. Fallen Giant

Henry Moore (1898-1986)

6. Fallen Giant, Inv. GE456

7. Rain washed Stones

Henry Moore (1898-1986)

7. Rain washed Stones, Inv. GE457

8. Sentinel

Henry Moore (1898-1986)

8. Sentinel, Inv. GE458

9. Head of Giant

Henry Moore (1898-1986)

9. Head of Giant, Inv. GE459

Stonehenge (Página de rosto)

Henry Moore (1898-1986)

Stonehenge (Página de rosto), Inv. GE450

Maquete de Estátua Equestre

João Cutileiro (1937-2021)

Maquete de Estátua Equestre, 1978 / Inv. 90E490

Instrumental Version

João Onofre (1976-)

Instrumental Version, 2001 / Inv. IM18

[Autorretrato]

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Autorretrato], Inv. DP220

S/ Título

José Pedro Croft (1957-)

S/ Título, 1986 / Inv. 86E846

O Azul Eterno do Mediterrâneo

Luís Noronha da Costa (1942-2020)

O Azul Eterno do Mediterrâneo, c. 1967/1968 / Inv. 83E1153

Homenagem a Almada

Maria Beatriz (1940-2020)

Homenagem a Almada, 1983 / Inv. 84E580

A Casa do Esquecimento

Pedro Cabrita Reis (1956-)

A Casa do Esquecimento, Inv. 93E301

Sem título

Rui Sanches (1954-)

Sem título, 2007 / Inv. 08E1573


Eventos Paralelos

Oficina / Workshop

Monumento. Memória e Morte

25 jun 2009
Fórum Eugénio de Almeida - Fundação Eugénio de Almeida
Évora, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Ernesto (centro, esq.) e Leonor Nazaré (centro, dir.)
Teresa Gouveia (ao centro)
Rui Vilar (à esq.) e Leonor Nazaré (ao centro)
Leonor Nazaré (à esq.) e Rui Vilar (à esq.)
Leonor Nazaré
Leonor Nazaré (à esq.) e Rui Vilar (à esq.)
Leonor Nazaré (à esq.) e Rui Vilar (à esq.)
Leonor Nazaré (à esq.) e Rui Vilar (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 02237

Pasta com informação referente à produção da exposição. Contém elementos para o catálogo e maqueta do convite. 2009


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.