Entre Duas Luzes. Obras da Colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. Arte Contemporânea na Assembleia

Iniciativa «Arte Contemporânea na Assembleia»

Exposição coletiva que resultou da cooperação entre a Assembleia da República Portuguesa e a Fundação Calouste Gulbenkian, a contar para o ciclo «Arte Contemporânea na Assembleia». Esta exposição apresentou obras de sete artistas portugueses, que mostravam a diversas linguagens artísticas ilustrativas da heterogeneidade da arte portuguesa.
Collective exhibition resulting from a collaboration between the Portuguese Parliament and the Calouste Gulbenkian Foundation for a series on contemporary art held at Parliament. The exhibition presented works by seven Portuguese artists, showcasing the diversity of Portuguese art.

«Entre Duas Luzes» foi uma exposição organizada pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), que materializou um protocolo assinado entre a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e a Assembleia da República Portuguesa (AR). Entre setembro e novembro de 2004, o Palácio de São Bento em Lisboa – sede do Parlamento de Portugal – via assim o seu Andar Nobre ser povoado com obras de Ângelo de Sousa (1938-2011), Bruno Pacheco (1974), Fernando Calhau (1948-2002), Gil Heitor Cortesão (1967), João Paulo Feliciano (1963), Rui Valério (1969) e Susanne Themlitz (1968) (Entre Duas Luzes. Arte Contemporânea na Assembleia, 2004).

Além da faceta multigeracional, a seleção dos artistas expositores priorizou uma diversidade de linguagens artísticas, suficientemente capaz de aflorar a heterogeneidade da arte contemporânea portuguesa. No texto que publica no catálogo de exposição, Jorge Molder, então diretor do CAMJAP, alude justamente à confluência de diferentes media na obra dos sete artistas representados – circunstância que é igualmente contextualizada nas notas biográficas redigidas por Leonor Nazaré (curadora do CAMJAP) para a mesma publicação. Não obstante, e quiçá fruto de condicionantes específicas (físicas e institucionais) do espaço que acolheu o projeto, a pintura predominou na exposição, pese embora a diversidade que vai das abstrações de Ângelo e de Calhau às figurações de Pacheco e de Cortesão. De Susanne Themlitz, o catálogo apresenta dois retratos a carvão sobre papel, ao passo que de Feliciano e de Valério foram apresentadas estratégias mais próximas do campo do objeto intervencionado, da instalação e do multimédia.

Apesar de ter sido promovida como uma exposição de obras da coleção do CAMJAP, verificou-se que uma das 13 peças apresentadas nunca chegou a integrar esse acervo da FCG. Trata-se de Galeria (2002), um dos dois óleos de Bruno Pacheco que foram mostrados. À data da exposição, tanto essa peça como Help (2004), igualmente exposta, estariam em vias de ingressar na coleção, mas apenas a última seria incorporada, em 2005 (Inv. 05P1358). As restantes peças catalogadas já o eram (Invs. 86P579; 80P574; 04P1265; 04P1267; 04P1304; 99P776; 04P1262; 04E1263; 03E1261; 01DP1780; 01DP1779).

«Entre Duas Luzes» inaugurou a 9 de novembro de 2004. Emílio Rui Vilar, então presidente da FCG esteve presente na inauguração, na companhia de João Mota Amaral, à data presidente da Assembleia, e de Inês Corte-Real, secretária-geral desse organismo. Todos eles assinam textos no catálogo, tendo cabido a Rui Vilar e a Mota Amaral, signatários do protocolo institucional, discursar no evento inaugural. O discurso proferido por Vilar encontra-se atualmente disponível nos Arquivos Gulbenkian (PRES 02205).

As fotografias da inauguração reportam ainda a presença de Jorge Molder, bem como de Themlitz, Pacheco e Feliciano, que puderam comentar os trabalhos expostos. Entre as pessoas que acompanharam essa primeira visita à exposição, encontra-se também Teresa Parra da Silva, à data conservadora do Museu da Assembleia da República e que programou o ciclo «Arte Contemporânea na Assembleia» com a colaboração de Cátia Mourão (então assessora cultural da AR e futura diretora do referido museu entre 2014 e 2017). Iniciada em 2003, no âmbito das comemorações dos cem anos da Câmara dos Deputados, essa programação assumiu a missão de fazer voltar a arte do presente à Assembleia da República. Jorge Molder fez parte do júri envolvido no arranque do projeto, juntamente com Isabel Corte-Real, Raquel Henriques da Silva, Simonetta Cruz e António Pinto Ribeiro (Arte Contemporânea na Assembleia. Filipe César, Jorge Queirós, Noé Sendas, Rui Vasconcelos. Abril/Maio 2004, 2004). A primeira exposição apresentada contou com obras de Filipa César, Jorge Queirós, Noé Sendas e Rui Vasconcelos (Ibid.). Meses depois, surgiria esta parceria com a FCG para realizar esta «Entre Duas Luzes», segunda mostra do ciclo. No ano seguinte, em 2005, a mesma programação apresentou uma exposição de obras de Menez, Jorge Martins e Pedro Casqueiro, pertencentes à Coleção da Caixa Geral de Depósitos.

Nos anos que se sucederam, a AR foi continuando a nutrir as vivências do principal órgão legislativo do Estado com linguagens que a arte contemporânea vem firmando ao longo das décadas. Destaque para as exposições «O Poder da Arte» (2005), organizada pela Fundação de Serralves, e «3D. Obras da Coleção Berardo na Assembleia» (2007), que antecedeu a abertura do Museu Coleção Berardo no Centro Cultural de Belém.

Daniel Peres, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

86-3-15Q

Ângelo de Sousa (1938-2011)

86-3-15Q, Março 1986 / Inv. 86P579

Pintura

Ângelo de Sousa (1938-2011)

Pintura, 1973/74 / Inv. 80P574

Help

Bruno Pacheco (1974- )

Help, 2004 / Inv. 05P1358

S/Título #264

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #264, 2001 / Inv. 04P1304

S/Título #7

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #7, 1995 / Inv. 04P1287

The Island of the Dead segundo Arnold Böcklin

Fernando Calhau (1948-2002)

The Island of the Dead segundo Arnold Böcklin, 1993 / Inv. 06P1265

S/Título

Gil Heitor Cortesão (1967- )

S/Título, 1998 / Inv. 99P776

S/Título (Manifestação)

Gil Heitor Cortesão (1967- )

S/Título (Manifestação), 2004 / Inv. 04P1262

Let There Be More Light

João Paulo Feliciano (1963-)

Let There Be More Light, 1988 / Inv. 04E1263

Duet

Rui Valério (1969-)

Duet, 2002 / Inv. 03E1261

S/ Título (da série "Solitários e Inofensivos #10")

Susanne Themlitz (1968-)

S/ Título (da série "Solitários e Inofensivos #10"), 2000 / Inv. 01DP1780

S/ Título (da série "Solitários e Inofensivos #11")

Susanne Themlitz (1968-)

S/ Título (da série "Solitários e Inofensivos #11"), 2000 / Inv. 01DP1779

Help

Bruno Pacheco (1974- )

Help, 2004 / Inv. 05P1358


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Emílio Rui Vilar, João Mota Amaral (à esq.) e Jorge Molder (à dir.)
Emílio Rui Vilar (à esq.), Bruno Pacheco e João Mota Amaral (à dir.)
João Motal Amaral (ao centro) e Emílio Rui Vilar (à dir.)
Emílio Rui Vilar, João Mota Amara (à esq.) e Jorge Molder (à dir.)
Manuel Costa Cabral (ao centro)
Emílio Rui Vilar (à esq.), João Mota Amaral (ao centro) e Jorge Molder (à dir.)
Emílio Rui Vilar (à esq.), João Mota Amaral (ao centro) e Jorge Molder (à dir.)
João Mota Amaral (ao centro), Emílio Rui Vilar e Jorge Molder (à dir.)
João Mota Amaral (à esq.), Emílio Rui Vilar (ao centro) e Jorge Molder (à dir.)
João Mota Amaral (à esq.), Jorge Molder (ao centro) e Emílio Rui Vilar (à dir.)
João Mota Amaral (ao centro) e Emílio Rui Vilar (atrás, à dir.)
Emílio Rui Vilar (à esq.) e João Mota Amaral (à dir.)
Emílio Rui Vilar (à esq.), Bruno Pacheco (ao centro) e João Mota Amaral (à dir.)

Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 02205

Pasta com documentação variada do Gabinete da Presidência da Fundação Calouste Gulbenkian. Contém o discurso do presidente Emílio Rui Vilar, proferido na inauguração da exposição «Entre Duas Luzes», na Assembleia da República Portuguesa. 2004 – 2004

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/034-D02501

Coleção fotográfica, cor: inauguração (Palácio de São Bento, Lisboa) 2004


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