17 Artistas da Colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão

Mostra de arte portuguesa contemporânea apresentada permanentemente (2005-2015) no Gabinete da Presidência da Comissão Europeia, em Bruxelas, a partir da cedência de 35 obras de 17 artistas portugueses do acervo do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão. Em 2010 foi realizada uma remontagem do conjunto exposto.
Permanent display (2005-2015) on Portuguese contemporary art held at the Office of the Presidency of the European Commission, in Brussels, with 35 works by 17 artists from the reserves of the José Azeredo Perdigão Modern Art Centre. In 2010 the artworks were brought together in a recreation of the original exhibition.

Mostra de arte portuguesa contemporânea apresentada, entre 2005 e 2015, no Gabinete da Presidência da Comissão Europeia, em Bruxelas, a partir do acervo do à data denominado Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão (CAMJAP) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

No final do ano de 2004, o CAMJAP firmou um contrato com a Comissão Europeia para a cedência de 35 obras de 17 artistas portugueses do seu acervo, com vista à sua exposição, a partir de janeiro do ano seguinte, no 13.º piso do edifício Berlaymont, nas instalações do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, em Bruxelas, pelo período de duração do seu mandato.

O convite foi dirigido à Fundação pelo próprio presidente da Comissão, sendo recebido com entusiasmo por parte da FCG, não só pelo reconhecimento da instituição enquanto possuidora de um dos mais importantes acervos de arte portuguesa contemporânea, como pela possibilidade da divulgação internacional dos artistas portugueses. Emílio Rui Vilar, então presidente da FCG, sublinharia o significado da ocasião: «Sendo umas das missões do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão a divulgação da arte portuguesa desde as origens do modernismo até à actualidade, expor os nossos artistas num local como as salas do 13.º andar do Berlaymont afigurou-se como uma excelente oportunidade de lhes dar acrescida visibilidade internacional.» (17 Artistas da Colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, 2005)

Jorge Molder e Helena de Freitas, respetivamente o diretor e a assessora e curadora do CAMJAP àquela data, ficaram responsáveis pela seleção das obras, que procurou ser representativa «da diversidade da produção contemporânea» e «sem uma preocupação antológica sistemática» (Ibid.).

Foram apresentadas 35 obras de pintura, escultura, desenho, fotografia, gravura, realizadas a partir da década de 1960 (à exceção do conjunto de seis fotografias de Fernando Lemos, dos anos 50). Entre os artistas representados contaram-se Ana Hatherly, Ângelo de Sousa, António Areal, António Dacosta, António Palolo, António Sena, Fernando Lemos, Jorge Martins, Julião Sarmento, Luís Noronha da Costa, Menez, Pedro Casqueiro, Rui Chafes, Vítor Pomar, José Pedro Croft, Fernando Calhau e Rui Sanches. Os espaços de destino das obras foram o gabinete de trabalho do presidente, as salas de visitas e de serviços auxiliares e a grande sala de reuniões da Comissão Europeia.

Os curadores optaram por uma representação de «artistas amplamente confirmados», que oferecessem da produção artística portuguesa uma «imagem de diversidade e multiplicidade» (Ibid.).

Em 2010, na sequência da recondução de Durão Barroso na Presidência da Comissão Europeia, foi feita uma remontagem, que ficaria patente até 2015, data da cessação daquelas funções. Não obstante grande parte das obras expostas durante o primeiro mandato ter tornado a Portugal, mantiveram-se no segundo mandato alguns conjuntos de obras de artistas anteriormente representados (Ana Hatherly, Fernando Lemos, Jorge Martins, Fernando Calhau, Ângelo de Sousa, Pedro Casqueiro, Vítor Pomar), aos quais se juntaram trabalhos de novos artistas (Nikias Skapinakis, Carlos Calvet, Júlio Pomar, Costa Pinheiro, Marta Soares, José de Guimarães, José Loureiro, Artur Rosa e Luísa Correia Pereira), num total de 47 obras. A curadoria desta segunda montagem foi assumida por Leonor Nazaré, curadora e conservadora da coleção do CAMJAP, e a montagem foi assegurada pela equipa técnica do Centro.

Numa reportagem da Actual sobre a presidência de Durão Barroso, José António Saraiva dava conta da transformação ocorrida no gabinete no espaço de um ano: «Pelas paredes há quadros de Palolo, Julião Sarmento, António Dacosta ou Noronha da Costa e no "hall" dos elevadores uma escultura de Rui Sanches composta por três bustos em cortiça sobre plintos de madeira de pinho. Todas as obras são emprestadas pela Fundação Gulbenkian.» (Saraiva, Expresso, supl. Actual, 3 dez. 2005, p. 71)

A acompanhar a mostra foi ainda publicado um catálogo desta representação internacional da arte portuguesa, com as biografias dos artistas representados.

Filipa Coimbra, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, 1972 / Inv. DP1471

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, 1971 / Inv. DP1472

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, 1971 / Inv. DP1473

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, c. 1971 / Inv. DP1475

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, 1971 / Inv. DP1476

A romã

Ana Hatherly (1929-2015)

A romã, 1971 / Inv. DP1477

Não me lembro

Ana Hatherly (1929-2015)

Não me lembro, 1999 / Inv. DP1760

O novo, não o livre

Ana Hatherly (1929-2015)

O novo, não o livre, 1998 / Inv. DP1766

Onde

Ana Hatherly (1929-2015)

Onde, 1998 / Inv. DP1767

s/título

Ana Hatherly (1929-2015)

s/título, 1971 / Inv. DP1451

s/título

Ana Hatherly (1929-2015)

s/título, 1971 / Inv. DP1450

Salva a Alma!

Ana Hatherly (1929-2015)

Salva a Alma!, 1997 / Inv. DP1764

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, 1971 / Inv. DP1452

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, 1971 / Inv. DP1453

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1454

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1456

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1455

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1457

Voar

Ana Hatherly (1929-2015)

Voar, 1998 / Inv. DP1765

Pintura (83-5-15 G)

Ângelo de Sousa (1938-2011)

Pintura (83-5-15 G), Maio/Junho 1983 / Inv. 84P576

Pintura (84 - 10 - 4 G)

Ângelo de Sousa (1938-2011)

Pintura (84 - 10 - 4 G), 1983/84 / Inv. 84P577

Sem Título

Ângelo de Sousa (1938-2011)

Sem Título, 1967-2006 / Inv. 06E1371

Exercício sobre a Pedra

António Areal (1934-1978)

Exercício sobre a Pedra, 1966 / Inv. 66P285

Quadro Chamado o Mês de Marte

António Areal (1934-1978)

Quadro Chamado o Mês de Marte, 1966 / Inv. 66P284

sem título

António Areal (1934-1978)

sem título, 1966 / Inv. 79P653

sem título (estudo incompleto)

António Areal (1934-1978)

sem título (estudo incompleto), 1965 / Inv. 79P652

Fernando Pessoa - Heterónimo

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Fernando Pessoa - Heterónimo, 1978 / Inv. 83P463

Sonho de Fernando Pessoa Debaixo de uma Latada numa Tarde de Verão

António Dacosta (1914-1990)

Sonho de Fernando Pessoa Debaixo de uma Latada numa Tarde de Verão, 1982/83 / Inv. 84P129

S/Título

António Palolo (1946-2000)

S/Título, 1995 / Inv. 96P366

S/Título

António Palolo (1946-2000)

S/Título, 1995 / Inv. 96P365

S/Título

António Palolo (1946-2000)

S/Título, 1995 / Inv. 96P364

Pintura

António Sena (1941- )

Pintura, 1972 / Inv. 83P441

Evolução de um losango numa malha logarítmica

Artur Rosa (1926-2020)

Evolução de um losango numa malha logarítmica, 1967 / Inv. E1509

Evolução do Quadrado numa Malha Logarítmica

Artur Rosa (1926-2020)

Evolução do Quadrado numa Malha Logarítmica, 1967 / Inv. 67E297

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, Inv. DP1671

Misterioso, Ousa

Carlos Calvet (1928-2014)

Misterioso, Ousa, 1978 / Inv. 81P1259

Natureza Morta com Interventor

Carlos Calvet (1928-2014)

Natureza Morta com Interventor, 1976 / Inv. 76P428

S/Título #155

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #155, 1999 / Inv. 04DP2036

S/Título #210

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #210, 2000 / Inv. 04P1298

S/Título #236

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #236, 2001 / Inv. 04P1300

Alice Gomes

Fernando Lemos (1926-2019)

Alice Gomes, 1949-52 / Inv. FP188/2

António Pedro

Fernando Lemos (1926-2019)

António Pedro, 1949-52 / Inv. FP213/1

Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva

Fernando Lemos (1926-2019)

Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, 1949-52 / Inv. FP247

Coincidência

Fernando Lemos (1926-2019)

Coincidência, 1949-52 / Inv. FP231/1

Costa Pinheiro

Fernando Lemos (1926-2019)

Costa Pinheiro, 1949-52 / Inv. FP237/1

Jorge de Sena

Fernando Lemos (1926-2019)

Jorge de Sena, 1949-52 / Inv. FP200/1

José Viana

Fernando Lemos (1926-2019)

José Viana, 1949-52 / Inv. FP222/1

José-Augusto França

Fernando Lemos (1926-2019)

José-Augusto França, 1949-52 / Inv. FP187/1

Luz Teimosa

Fernando Lemos (1926-2019)

Luz Teimosa, 1949-52 / Inv. FP288

Mão de Sombra

Fernando Lemos (1926-2019)

Mão de Sombra, 1949-52 / Inv. FP214/1

Mário Cesariny de Vasconcelos

Fernando Lemos (1926-2019)

Mário Cesariny de Vasconcelos, 1949-52 / Inv. FP199/1

Sophia de Mello Breyner

Fernando Lemos (1926-2019)

Sophia de Mello Breyner, 1949-52 / Inv. FP301/1

Instalação

Jorge Martins (1940-)

Instalação, 1993 / Inv. 94P339

S/Título

Jorge Martins (1940-)

S/Título, 1985 / Inv. 86P520

Figura masculina de frente e de perfil

José de Guimarães (1939-)

Figura masculina de frente e de perfil, 1975 / Inv. GP1288

Ilusionista

José de Guimarães (1939-)

Ilusionista, 1978 / Inv. GP1256

Mulher ao espelho

José de Guimarães (1939-)

Mulher ao espelho, 1976 / Inv. GP1284

sem título

José de Guimarães (1939-)

sem título, 1975 / Inv. GP986

S/Título

José Loureiro (1961-)

S/Título, 1998-1999 / Inv. 00P1034

S/Título

José Loureiro (1961-)

S/Título, 1999 / Inv. 00P1035

s/título

José Pedro Croft (1957-)

s/título, Inv. GP1792

s/título

José Pedro Croft (1957-)

s/título, 1993 / Inv. GP1793

Just a Skin Affair

Julião Sarmento (1948-2021)

Just a Skin Affair, 1988 / Inv. 88P346

Lusitânia no Bairro Latino (Retratos de Mário de Sá Carneiro, Santa-Rita Pintor e Amadeo de Souza Cardoso)

Júlio Pomar (1926-2018)

Lusitânia no Bairro Latino (Retratos de Mário de Sá Carneiro, Santa-Rita Pintor e Amadeo de Souza Cardoso), 1985 / Inv. 88P584

Manuela, Vermelho, Branco, Verde

Júlio Pomar (1926-2018)

Manuela, Vermelho, Branco, Verde, 1973 / Inv. 83P770

S/Título

Luís Noronha da Costa (1942-2020)

S/Título, 1976 / Inv. 76P617

Duas formas entrelaçadas

Luísa Correia Pereira (1945-2009)

Duas formas entrelaçadas, 1970 / Inv. 04P1271

S/Título XX

Marta Soares (1973- )

S/Título XX, 2000 / Inv. 00P1043

S/Título XXIII

Marta Soares (1973- )

S/Título XXIII, 2000 / Inv. 00P1044

S/Título

Menez (1926-1995)

S/Título, 1988 / Inv. 88P195

Encontro de Natália Correia com Fernanda Botelho e Maria João Pires

Nikias Skapinakis (1931-2020)

Encontro de Natália Correia com Fernanda Botelho e Maria João Pires, 1974 / Inv. 81P934

Galeria

Pedro Casqueiro (1959 - )

Galeria, 1997 / Inv. 97P527

S/Título

Pedro Casqueiro (1959 - )

S/Título, 1993 / Inv. 94P337

A Manhã VI

Rui Chafes (1966-)

A Manhã VI, 1992 / Inv. 93E303

S/ Título (B.B.4)

Rui Sanches (1954-)

S/ Título (B.B.4), 1991 / Inv. 92E214

Pintura

Vítor Pomar (1949-)

Pintura, 1978 / Inv. 83P1021

S/Título

Vítor Pomar (1949-)

S/Título, 2000 / Inv. 01P1214


Publicações


Fotografias


Imprensa


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

A Fundação Calouste Gulbenkian usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. A Fundação pode também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.