20 Pintores Portugueses del Centro de Arte Moderno. Fundación Calouste Gulbenkian

Exposição realizada na Caja de Ahorros de Vigo, em colaboração com o Centro de Arte Moderna, com o objetivo de dar a conhecer ao público uma seleção de pintores portugueses contemporâneos que, embora pouco conhecidos no meio espanhol, representassem o panorama artístico português e o próprio CAM.
Exhibition held at the Caja de Ahorros de Vigo, in collaboration with the Gulbenkian Modern Art Centre (CAM), aimed at introducing the Spanish public to a selection of contemporary Portuguese artists. Though not well known in Spain, the artists included in the show were representative of both the Portuguese contemporary art scene and the art centre housing their works, CAM.

Exposição realizada na Caja de Ahorros de Vigo, Espanha, em colaboração com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa. Teve por principal objetivo dar a conhecer ao público uma seleção de pintores portugueses contemporâneos ainda pouco conhecidos no meio espanhol, mas representativos do panorama artístico português e da casa que os acolhe, o Centro de Arte Moderna.

José Sommer Ribeiro, comissário da exposição, optou por escolher artistas nascidos entre 1887 e 1942, ciente do risco de «cometer algumas injustiças». Para colmatar a lacuna de artistas mais jovens na mostra, Sommer Ribeiro manifestou interesse em realizar uma segunda exposição. Pretendia-se que esta iniciativa fosse a primeira de futuras colaborações entre as duas instituições, que tinham em comum a vontade de enriquecer os laços entre Portugal e a Galiza.

Ana Lúcia Luz, 2014


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

(Étude B / Estudo B)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Étude B / Estudo B), Inv. 77P6

Canção popular            a Russa e o Figaro

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Canção popular a Russa e o Figaro, Inv. 77P18

Gemälde G / Quadro G

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Gemälde G / Quadro G, Inv. 77P2

Título desconhecido  (BRUT 300 TSF)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (BRUT 300 TSF), Inv. 77P20

O Pintor Ele - Mesmo no Seu Espaço-Poético

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

O Pintor Ele - Mesmo no Seu Espaço-Poético, 1979/80 / Inv. 83P464

Os Óculos do Poeta Álvaro de Campos - Heterónimo de Fernando Pessoa

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Os Óculos do Poeta Álvaro de Campos - Heterónimo de Fernando Pessoa, 1980 / Inv. 83P429

Cena aberta

António Dacosta (1914-1990)

Cena aberta, c.1939 / Inv. 80P123

Sonho de Fernando Pessoa Debaixo de uma Latada numa Tarde de Verão

António Dacosta (1914-1990)

Sonho de Fernando Pessoa Debaixo de uma Latada numa Tarde de Verão, 1982/83 / Inv. 84P129

0.42 - 69

Fernando Lanhas (1923-2012)

0.42 - 69, 1969 / Inv. 69P635

Auto-Retrato

João Navarro Hogan (1914-1988)

Auto-Retrato, 1959 / Inv. 80P174

Telhados de Paris

João Navarro Hogan (1914-1988)

Telhados de Paris, 1958 / Inv. 61P173

Alfabeto I

João Vieira (1934-2009)

Alfabeto I, 1981 / Inv. 84P537

Vau - Praia

Joaquim Rodrigo (1912-1997)

Vau - Praia, 1982 / Inv. 84P148

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa), Inv. 83P58

Cartaz (?) para as comemorações do centenário de Goya (Madrid, Abril a Maio de 1928)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Cartaz (?) para as comemorações do centenário de Goya (Madrid, Abril a Maio de 1928), Inv. 83P1424

Cena na Praia

Júlio Pomar (1926-2018)

Cena na Praia, 1959-1960 / Inv. 62P259

Manuela, Vermelho, Branco, Verde

Júlio Pomar (1926-2018)

Manuela, Vermelho, Branco, Verde, Inv. 83P770

Odalisque à L'Esclave II, d'après Ingres

Júlio Pomar (1926-2018)

Odalisque à L'Esclave II, d'après Ingres, Inv. 83P768

Figuras à mesa

Júlio Resende (1917-2011)

Figuras à mesa, 1956 / Inv. 71P919

Odalisque d' Après Ingres

Lourdes Castro (1930-2022)

Odalisque d' Après Ingres, Inv. 67P291

Sombra Projectada de Christa Maar

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra Projectada de Christa Maar, Inv. 83P567

Abstracção

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

Abstracção, 1960 / Inv. 60P133

Lissabon

Mário Eloy (1900-1951)

Lissabon, Inv. 83P79

O pintor Altberg e a mulher

Mário Eloy (1900-1951)

O pintor Altberg e a mulher, Inv. 83P199

Perspectiva II

Nadir Afonso (1920-2013)

Perspectiva II, 1965 / Inv. 70P496

Manifesto (For a Lost Cause)

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Manifesto (For a Lost Cause), Inv. 66P280

Sr. Vicente e a sua Esposa

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Sr. Vicente e a sua Esposa, Inv. 83P448

Álamo

René Bertholo (1935-2005)

Álamo, 1980 / Inv. 84P482

(Étude B / Estudo B)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Étude B / Estudo B), Inv. 77P6

Canção popular            a Russa e o Figaro

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Canção popular a Russa e o Figaro, Inv. 77P18

Gemälde G / Quadro G

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Gemälde G / Quadro G, Inv. 77P2

Título desconhecido  (BRUT 300 TSF)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (BRUT 300 TSF), Inv. 77P20

O Pintor Ele - Mesmo no Seu Espaço-Poético

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

O Pintor Ele - Mesmo no Seu Espaço-Poético, 1979/80 / Inv. 83P464

Os Óculos do Poeta Álvaro de Campos - Heterónimo de Fernando Pessoa

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Os Óculos do Poeta Álvaro de Campos - Heterónimo de Fernando Pessoa, 1980 / Inv. 83P429

Cena aberta

António Dacosta (1914-1990)

Cena aberta, c.1939 / Inv. 80P123

Sonho de Fernando Pessoa Debaixo de uma Latada numa Tarde de Verão

António Dacosta (1914-1990)

Sonho de Fernando Pessoa Debaixo de uma Latada numa Tarde de Verão, 1982/83 / Inv. 84P129

0.42 - 69

Fernando Lanhas (1923-2012)

0.42 - 69, 1969 / Inv. 69P635

Telhados de Paris

João Navarro Hogan (1914-1988)

Telhados de Paris, 1958 / Inv. 61P173

Alfabeto I

João Vieira (1934-2009)

Alfabeto I, 1981 / Inv. 84P537

Vau - Praia

Joaquim Rodrigo (1912-1997)

Vau - Praia, 1982 / Inv. 84P148

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa), Inv. 83P58

Cartaz (?) para as comemorações do centenário de Goya (Madrid, Abril a Maio de 1928)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Cartaz (?) para as comemorações do centenário de Goya (Madrid, Abril a Maio de 1928), Inv. 83P1424

Cena na Praia

Júlio Pomar (1926-2018)

Cena na Praia, 1959-1960 / Inv. 62P259

Manuela, Vermelho, Branco, Verde

Júlio Pomar (1926-2018)

Manuela, Vermelho, Branco, Verde, Inv. 83P770

Odalisque à L'Esclave II, d'après Ingres

Júlio Pomar (1926-2018)

Odalisque à L'Esclave II, d'après Ingres, Inv. 83P768

Figuras à mesa

Júlio Resende (1917-2011)

Figuras à mesa, 1956 / Inv. 71P919

Odalisque d' Après Ingres

Lourdes Castro (1930-2022)

Odalisque d' Après Ingres, Inv. 67P291

Sombra Projectada de Christa Maar

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra Projectada de Christa Maar, Inv. 83P567

Abstracção

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

Abstracção, 1960 / Inv. 60P133

Lissabon

Mário Eloy (1900-1951)

Lissabon, Inv. 83P79

O pintor Altberg e a mulher

Mário Eloy (1900-1951)

O pintor Altberg e a mulher, Inv. 83P199

Perspectiva II

Nadir Afonso (1920-2013)

Perspectiva II, 1965 / Inv. 70P496

Manifesto (For a Lost Cause)

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Manifesto (For a Lost Cause), Inv. 66P280

Sr. Vicente e a sua Esposa

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Sr. Vicente e a sua Esposa, Inv. 83P448

Álamo

René Bertholo (1935-2005)

Álamo, 1980 / Inv. 84P482


Publicações


Material Gráfico


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.