Arte Portugués desde 1960 en la Colección del Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão de la Fundação Calouste Gulbenkian

Exposição organizada em resultado de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundación Pedro Barrié de La Maza, através de um intercâmbio entre as duas instituições. Apresentou, na Corunha, obras pertencentes aos acervos da FCG da autoria de 28 artistas portugueses.
Exhibition organised by the Calouste Gulbenkian Foundation and the Fundación Pedro Barrié de La Maza, in an exchange between the two institutions. Staged in A Coruña, the show included works by 28 Portuguese artists from the Foundation’s collection.

Ao longo da década de 1990, a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) contribuiu para diversos intercâmbios culturais entre Portugal e a região espanhola da Galiza. Essas cooperações deram-se especialmente em aliança com duas instituições galegas: a Fundación Pedro Barrié de la Maza (FPBM) e o Museo de Pontevedra (MP). Ambas as entidades estariam envolvidas na iniciativa que conduziu à mostra «Arte Portugués desde 1960 en la Colección del Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão de la Fundação Calouste Gulbenkian».

A exposição esteve patente na Sala de Exposiciones da sede da FPBM (Corunha) entre 4 de junho e 12 de setembro de 1998. A sua produção arrancou no final de 1997, quando José Carlos Valle Pérez, então diretor do MP, endereça uma carta a Jorge Molder, então diretor do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), solicitando algumas propostas para formalizar o projeto expositivo junto dos responsáveis da FPBM (Carta de José Valle Pérez para Jorge Molder, 26 dez. 1997, Arquivos Gulbenkian, CAM 00402). Em janeiro de 1998, chegam ao CAMJAP, via fax, algumas plantas do espaço expositivo. Os Arquivos Gulbenkian guardam exemplares que contêm anotações para a distribuição das obras de cada um dos 28 autores portugueses representados (Arquivos Gulbenkian, CAM 00402), e as fotografias arquivadas atestam que a montagem cumpriu, em larga medida, esses planos iniciais.

Recorrendo inteiramente a obras da coleção do CAMJAP, a exposição reuniu cerca de seis dezenas de peças de alguns dos mais destacados autores da arte portuguesa da segunda metade do século XX. O acervo exposto aponta para opções que, por um lado, parecem ter tido em conta a tipologia do espaço expositivo a que as peças se destinavam, bem como transportes e outros aspetos de logística. Por outro lado, é preciso não esquecer que «Arte Portugués desde 1960» aconteceu num verão em que a Expo'98 fazia de Portugal um assunto recorrente a nível internacional (efeméride essa lembrada por diversos periódicos que divulgaram a exposição) e que, seguramente, limitou a disponibilidade de várias obras da Coleção Gulbenkian para este evento na Galiza.

Acabando por colher algumas mais-valias desses condicionamentos, a seleção das obras proporcionou uma perceção bastante efetiva da multiplicidade que pautou a criação artística de origem portuguesa nas últimas quatro décadas do século XX. O catálogo de exposição leva a crer que a curadoria, embora obedecendo a uma organização geracional, privilegiou a variável da diversidade, mesmo sabendo que o vasto acervo da FCG permitiria sempre, de um modo ou de outro, oferecer uma perspetiva historicista, ao encontro de narrativas mais instituídas. No caso de alguns artistas representados, foi inclusivamente dada visibilidade a trabalhos menos vezes expostos.

Com efeito, o vetor da pluralidade é crucial para a arte portuguesa após 1960, nas múltiplas encruzilhadas que estabeleceu com o contexto internacional. Fosse qual fosse a sua orientação, a exposição não teria como não ir ao encontro dessa ideia que é, desde logo, bastante intuída a partir do título do texto que João Pinharanda publica no catálogo de exposição: «Arte portuguesa actual: possibilidade colectiva da heteronímia» (Arte Portugués desde 1960…, pp. 15-23).

A 25 de setembro de 1998, José Veleiro Díaz, coordenador na FPBM, endereça um dossiê de balanço do evento a Maria José Moniz Pereira, conservadora principal do CAMJAP. Reúne diversos recortes de imprensa juntamente com as estatísticas de afluência à exposição, que registam um total de 2982 visitantes (Dossiê de imprensa, 1998, Arquivos Gulbenkian, CAM 00402).

Das colaborações bilaterais entre a FCG e estes seus congéneres galegos, destacam-se, em particular, as exposições no âmbito da arte antiga. Nomeadamente as mostras «Do Tardo-Gótico ao Maneirismo. Galiza e Portugal» (1995), «Imaxes da Arte en Galicia» (1991) e «Arte de Cister em Portugal e Galiza» (1998).

Daniel Peres, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Natureza da arte na arte do corpo/Corpo da arte na arte da natureza

Alberto Carneiro (1937-2017)

Natureza da arte na arte do corpo/Corpo da arte na arte da natureza, 1979 / Inv. DP1626

Francisco de Assis

Álvaro Lapa (1939-2006)

Francisco de Assis, 1989 / Inv. 95P349

Passeio - 4

Álvaro Lapa (1939-2006)

Passeio - 4, 1984 / Inv. 85P418

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1700

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1701

Título desconhecido

Ana Hatherly (1929-2015)

Título desconhecido, Inv. DP1702

Toucador

Ana Vieira (1940-2016)

Toucador, Inv. 83E565

Pintura

Ângelo de Sousa (1938-2011)

Pintura, 1974/75 / Inv. 85P578

Ponte

Ângelo de Sousa (1938-2011)

Ponte, 1964 / Inv. 65P265

Quadro Chamado o Mês de Marte

António Areal (1934-1978)

Quadro Chamado o Mês de Marte, 1966 / Inv. 66P284

sem título

António Areal (1934-1978)

sem título, 1966 / Inv. 79P568

sem título

António Areal (1934-1978)

sem título, 1966 / Inv. 79P569

S/Título

António Palolo (1946-2000)

S/Título, 1973 / Inv. 83P573

S/Título

António Palolo (1946-2000)

S/Título, 1970 / Inv. 81P570

Et la rumeur en nous s'apaise sous le peigne de fer

António Sena (1941- )

Et la rumeur en nous s'apaise sous le peigne de fer, 1983 / Inv. 84DP1272

Les tambours du néant cèdent aux fifres de lumière

António Sena (1941- )

Les tambours du néant cèdent aux fifres de lumière, 1983 / Inv. 84DP1266

Toute la mer en moi portée comme dans l'eau maternelle...

António Sena (1941- )

Toute la mer en moi portée comme dans l'eau maternelle..., 1983 / Inv. 84DP1263

Tasso (8)

Daniel Blaufuks (1963-)

Tasso (8), 1996 / Inv. 97FP282

Ao Exp. Abs. 1 [Baja California (Corte e Costura)]

Eduardo Batarda (1943- )

Ao Exp. Abs. 1 [Baja California (Corte e Costura)], Outubro de 1974 / Inv. 98DP1728

Ao Exp. Abs. 2 [Se é boa a Mulher do Neves (É favor não fazer festas)]

Eduardo Batarda (1943- )

Ao Exp. Abs. 2 [Se é boa a Mulher do Neves (É favor não fazer festas)], Outubro de 1974 / Inv. 98DP1729

O Vitória de Marracuene

Eduardo Batarda (1943- )

O Vitória de Marracuene, Dezembro de 1973 / Inv. 98DP1726

She takes chances (...ce soir, 7 heures)

Eduardo Batarda (1943- )

She takes chances (...ce soir, 7 heures), Dezembro de 1973 / Inv. 98DP1727

S/Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título, 1977 / Inv. 97P581

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 13-12-1992 / Inv. DP1617

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 11/07/1992 / Inv. DP1623

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 03/01/1993 / Inv. DP1618

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 09/07/1992 / Inv. DP1619

A arte da fuga - I - La chambre verte

Gaëtan (1944-2019)

A arte da fuga - I - La chambre verte, 17/01/1993 / Inv. DP1624

Desenho Habitado

Helena Almeida (1934-2018)

Desenho Habitado, Inv. FP379

Madrid - Vallauris

Joaquim Rodrigo (1912-1997)

Madrid - Vallauris, 1969 / Inv. 83P525

La Couleur et la Lumière

Jorge Martins (1940-)

La Couleur et la Lumière, 1973 / Inv. 81P516

S/Título

Jorge Martins (1940-)

S/Título, 1970 / Inv. 73P430

s/título

José Pedro Croft (1957-)

s/título, Inv. GP1792

s/título

José Pedro Croft (1957-)

s/título, Inv. GP1794

s/título

José Pedro Croft (1957-)

s/título, Inv. GP1795

Febre (16)

Julião Sarmento (1948-2021)

Febre (16), Inv. 96DP1639

Tales on Dirty Realism (Careful)

Julião Sarmento (1948-2021)

Tales on Dirty Realism (Careful), Inv. 96DP1638

Sombra Projectada de Christa Maar

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra Projectada de Christa Maar, Inv. 83P567

As três cabeças de oiro - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

As três cabeças de oiro - Série Os Contos Populares Portugueses, Inv. DP238

Branca Flor – o diabo e a diaba na cama - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Branca Flor – o diabo e a diaba na cama - Série Os Contos Populares Portugueses, Inv. DP237

Branca Flor – Pombas a tomar banho - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Branca Flor – Pombas a tomar banho - Série Os Contos Populares Portugueses, Inv. DP242

O Diabo Gato – Três Diabinhos atados por um cordel branco - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

O Diabo Gato – Três Diabinhos atados por um cordel branco - Série Os Contos Populares Portugueses, Inv. DP240

A Casa do Esquecimento

Pedro Cabrita Reis (1956-)

A Casa do Esquecimento, Inv. 93E301

Natureza Morta

Pedro Cabrita Reis (1956-)

Natureza Morta, Inv. 95E351

Sem título

Pedro Calapez (1953-)

Sem título, 1982 / Inv. DP1408

Galeria

Pedro Casqueiro (1959 - )

Galeria, 1997 / Inv. 97P527

Galeria

Pedro Casqueiro (1959 - )

Galeria, 1997 / Inv. 97P527

S/Título

Pedro Casqueiro (1959 - )

S/Título, 1993 / Inv. 94P337

Sem título, da série "Habitar"

Pedro Gomes (1972-)

Sem título, da série "Habitar", 1996 / Inv. 96DP1703

Sem título, da série "Habitar"

Pedro Gomes (1972-)

Sem título, da série "Habitar", 1996 / Inv. 96DP1704

S/ Título

Pedro Proença (1962)

S/ Título, 1995 / Inv. 95DP1694

A Manhã I

Rui Chafes (1966-)

A Manhã I, Inv. 93E302

A Manhã VI

Rui Chafes (1966-)

A Manhã VI, Inv. 93E303

A Manhã VII

Rui Chafes (1966-)

A Manhã VII, Inv. 93E304

Natal

Rui Sanches (1954-)

Natal, 1986 / Inv. 87E475

Sem título (Paisagem)

Rui Vasconcelos (1967-)

Sem título (Paisagem), 1997 / Inv. 98DP1705

R&B

Vítor Pomar (1949-)

R&B, 1972 / Inv. 98FP331

S/ Título

Vítor Pomar (1949-)

S/ Título, 1972 / Inv. 98FP333


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00402

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa; informações de transporte, seguros e documentos de contabilidade interna; provas fotográficas; maquetas do catálogo (capa, textos e biografia dos artistas); plantas do espaço expositivo, com anotações para a instalação das obras. 1997 – 1998

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00402

Coleção fotográfica, cor: aspetos (Fundación Pedro Barrié de La Maza, corunha) 1998


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.