Dale Chihuly. Objectos de Vidro

Exposição itinerante da obra do artista norte-americano Dale Chihuly (1941), que vinha explorando, desde meados da década de 1960, as potencialidades da técnica de modelação do vidro através do sopro. Anteriormente apresentada em dois museus franceses, esta mostra é acolhida em Portugal pela Fábrica-Escola Irmãos Stephens e posteriormente pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Travelling exhibition of the oeuvre of North American glass sculptor Dale Chihuly (1941) first displayed in two French museums before being shown in Portugal at the Fábrica-Escola Irmãos Stephens (a factory and school) and later at the Calouste Gulbenkian Foundation. The artist has pushed the limits of blown glass sculpture since the mid-1960s.

Exposição itinerante que trouxe à Europa, pela primeira vez, a obra de Dale Chihuly (1941), artista norte-americano que desde meados da década de 1960 explora as potencialidades da técnica de modelação do vidro através do sopro. Anteriormente apresentada no Musée des Arts Décoratifs (Paris), em 1986, e no Musée Matisse (Le Cateau-Cambrésis, França), em 1987, esta mostra é acolhida em Portugal pela Fábrica-Escola Irmãos Stephens E.P. (Marinha Grande), em agosto de 1988, e posteriormente pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

Os trabalhos selecionados foram expostos com base em analogias formais. Este critério permitiu igualmente revelar o modo como Chihuly então desenvolvia o seu trabalho. Como explica Robert Hobbs no seu texto para o catálogo: «Em 1977, [Chihuly] fascinou-se pelos cestos empilhados e disformes […] produções dos Índios da costa Oeste e a série dos Pilchuk Baskets é como recordação desses “vestígios”. […] Encontrando seguidamente analogias entre os cestos índios e as formas marinhas, as suas Sea Forms tornam-se os equivalentes vivos dos Baskets. Mais recentemente, as Macchia, síntese das duas séries precedentes, transmitem uma ambiguidade voluntária: cheias de uma energia vital, não parecem no entanto orgânicas.» (Dale Chihuly. Objectos de Vidro, 1988)

Assim, juntamente com os trabalhos recentes, foram mostradas peças de períodos anteriores e alguns desenhos de projeto que revelavam o processo de trabalho de Chihuly.

O projeto museográfico assentou na criação de um espaço pretensamente neutro, construindo-se na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG (piso 01) uma sucessão de cubos brancos. Esta cor, usada nas paredes e nos plintos, era conjugada com uma iluminação controlada, com o propósito de exaltar as características formais, materiais e cromáticas das peças e, muito possivelmente, de conferir ao espaço um dramatismo próximo do das fotografias realizadas pelo próprio artista e incluídas no catálogo, pois, como observara Roberts Hobbs: «O trabalho do imaginário manifesta-se nas fotografias das obras de Chihuly, que são as interpretações essenciais da sua criação. Colocando as peças sobre uma placa de vidro negro, para as fotografar, Chihuly, aumenta a sensação de peso, sublinha o seu frágil equilíbrio e a sua relação com os campos de forças invisíveis.» (Dale Chihuly. Objectos de Vidro, 1988)

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00392

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, orçamentos, guias de transporte, listagem das obras expostas, convite, recortes de imprensa. 1988 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02231

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0277-D00893

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0277-D00894

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0277-D00895

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1988


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.