Craft Today USA

Exposição de itinerância internacional, com termo em Lisboa, organizada pelo American Craft Museum (Nova Iorque) e patrocinada pela Philip Morris Internacional. A mostra apresentou cerca de 200 trabalhos de 181 artistas, com a intenção de dar a conhecer a produção mais recente de artesanato artístico norte-americano.
International travelling exhibition ending in Lisbon and organised by the American Craft Museum (New York) and sponsored by Philip Morris International. The show featured approximately 200 works by 181 artists in a display which aimed to showcase the most recently produced North American crafts.

«Craft Today USA» foi uma exposição organizada pelo American Craft Museum de Nova Iorque, patrocinada pela Philip Morris Internacional e apoiada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. A mostra inaugurou a 3 de dezembro de 1992 na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 01), e esteve patente ao público até 31 de janeiro de 1993.

Registando alguns paralelos com a exposição «Craft Day: Poetry of the Physical», organizada para celebrar a abertura do American Craft Museum, em 1986, a exposição «Craft Today USA» visou homenagear o trabalho realizado nos Estados Unidos da América (EUA) durante a década de 1980 por alguns dos mais importantes artistas-artesãos com obra feita em cerâmica, vidro, fibras têxteis e vegetais, madeira e metal, numa apresentação que abrangeu novos artistas e profissionais conceituados. Pretendeu-se ainda «ilustrar a diversidade e a criatividade da arte americana contemporânea» (Craft Today USA, 1992, s.p.). Foram expostas mais de 200 obras de 181 artistas – a diferença entre este número e o número presente no catálogo da exposição ficou a dever-se à retirada do trabalho de dois artistas presentes no começo da itinerância europeia.

Se o termo «craft» surgiu associado à produção de objetos do dia-a-dia, com a industrialização da sociedade moderna ele adquire novos significados, representando hoje a união entre o trabalho manual e o espírito e trazendo de volta o elemento humano para o quotidiano.

Não se poderá falar do movimento Crafts contemporâneo sem referir o movimento inglês de meados do século XIX Arts & Crafts, ao qual foi buscar as suas bases filosóficas. Liderado por William Morris e influenciado pelo pensamento romântico de John Ruskin, o Arts & Crafts surgiu como manifesto contra a industrialização e o desaparecimento dos valores humanos na produção de objetos, sendo rapidamente divulgado nos EUA associado às artes decorativas.

A especialização resultante da proliferação de disciplinas inseridas nos cursos de belas-artes leva o artesanato norte-americano da década de 80 a definir-se por uma exploração dos métodos tradicionais de diversas culturas, que, apoiada pelos avanços tecnológicos, alia materiais tão distintos como pedras preciosas e tecidos sintéticos.

O resultado da junção destes elementos, presente na exposição, é uma produção marcada por uma «multiplicidade de tendências e [pel]a ausência de um estilo nacional predominante. A diversidade é, na realidade, a imagem de marca americana. A riqueza de inspiração que distingue estas obras reflecte a internacionalização das fontes a que os artistas recorreram graças a uma maior possibilidade de visitar países e museus estrangeiros e de participar em conferências e exposições internacionais» (Craft Today USA, 1992, s.p.).

Segundo Paul J. Smith, diretor emérito do American Craft Museum e comissário da exposição, o conjunto de obras selecionado reflete a sofisticação estética do artesanato artístico contemporâneo, fruto de um envolvimento espiritual entre o artista e o material utilizado.

Esta exposição esteve patente em catorze países europeus, constituindo a primeira grande exposição de obras americanas de artesanato artístico a ser apresentada internacionalmente desde «Objects: USA», mostra realizada nos anos 70, com a curadoria de Lee Nordness e Paul J. Smith.

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

Craft Today USA

14 jan 1992
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Luís Maria Nolasco Guimarães Lobato (à esq.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00258

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa, material para o catálogo e orçamentos. 1991 – 1993

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00708

Pasta com convites e programas de diversos eventos organizados pelo Serviço de Belas-Artes. 1975 – 1992

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/044-D02956

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG- Lisboa) 1992


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