Fotografias da Colecção Sam Wagstaff

Exposição de fotografia da coleção de Sam Wagstaff, financiada e organizada pela Morgan Guaranty Trust Company e apresentada em Lisboa com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian. A mostra reuniu 165 exemplares de 112 fotógrafos, pertencentes a uma das maiores e mais expressivas coleções de fotografia norte-americanas.
Photography exhibition featuring 165 works by 112 photographers in the possession of the Sam Wagstaff collection, one of the most extensive and impressive photography collections in North America. The show was funded and organised by the Morgan Guaranty Trust Company and presented in Lisbon in partnership with the Calouste Gulbenkian Foundation.

Exposição de fotografia da coleção do curador Sam Wagstaff, financiada e organizada pela Morgan Guaranty Trust Company e apresentada em Lisboa com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

Esta iniciativa do Banco Morgan surge no decorrer da sua ação filantrópica e mecenática, que nos últimos anos da década de 1970 se virara para o patrocínio de mostras itinerantes de arte. Neste sentido, e segundo informação fornecida no catálogo da exposição, esta sua nova missão consistia em «fornecer um serviço público através de actividades culturais» (Fotografias da Colecção Sam Wagstaff, 1982).

No final do ano de 1981, a Morgan Guaranty Trust (MGT) endereçava à FCG felicitações pelo seu 25.º aniversário de atividade, relembrando as já antigas e excelentes relações institucionais e profissionais que mantinham. A carta, assinada pelo vice-presidente da MGT, Frederick E. Tetzeli, abre igualmente a porta para que a exposição de fotografias da coleção de Sam Wagstaff seja trazida à FCG: «I feel that in offering you the opportunity to exhibit this collection in Lisbon we would like in this way to help commemorate this important hallmark in the history of the Foundation over which you preside as well as evidencing once again the close relationship that exists between both our institutions.» (Carta da Morgan Guaranty Trust para a Presidência da FCG, 23 dez. 1981, Arquivos Gulbenkian, SEM 00258)

A proposta seria prontamente aceite e teria lugar no ano seguinte, contando para tal com uma coleção que se constituiu como uma das mais importantes coleções privadas de fotografia, reunindo exemplares datados de 1850 até finais da década de 1970 e que tinha começado a ser reunida por Samuel J. Wagstaff Jr., em 1973, com a ajuda do seu então companheiro e colaborador, o fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe.

Note-se que o investimento despendido na constituição desta coleção teve um nítido impacto no mercado da arte e na valorização contemporânea da fotografia enquanto suporte artístico. Dois anos após esta exposição em Lisboa, a coleção foi vendida por Sam Wagstaff ao J. Paul Getty Museum (para enriquecimento do seu novo departamento de fotografia), fundado nesse ano de 1984 e transformado então num dos maiores e mais expressivos núcleos norte-americanos de fotografia.

A mostra apresentada na FCG correspondia a este núcleo de fotografias, de origem americana, francesa e britânica do século XIX e início do século XX, incluindo ainda artistas que se consagrariam já durante a segunda metade de Novecentos. Entre os principais nomes da coleção destacava-se, evidentemente, Robert Mapplethorpe, mas também Lewis Carroll (1832-1898), Edward Steichen (1879-1973), William Henry Fox Talbot (1800-1877), Julia Margaret Cameron (1815-1867), Man Ray (1890-1976), Irving Penn (1917-2009) ou William Eggleston (1939), entre muitos outros fotógrafos internacionais, de diferentes gerações.

Com projeto assumido pelo Serviço de Exposições e Museografia da FCG, foram suspensas verticalmente, na Zona de Congressos da FCG e em toda a zona envolvente dos auditórios, as 165 fotografias destes 112 fotógrafos, artistas e autodidatas. O catálogo da exposição contou com uma breve contextualização sobre a história da fotografia, que incidia particularmente na história da fotografia nos Estados Unidos da América da autoria do professor do Instituto Português de Fotografia, Jorge de Castro Freire. No final do catálogo, foi também apresentado um exaustivo glossário, da autoria de Belén Agosti, dedicado aos materiais e técnicas fotográficas em referência na exposição.

A receção crítica foi algo discreta, exceção feita para a elogiosa crítica do escritor e crítico João Miguel Fernandes Jorge, redigida nos seguintes termos: «Não tem importância nenhuma dizer que as fotografias da Colecção Sam Wagstaff que estão no espaço entre auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian são a melhor exposição que a Fundação organiza de há muito tempo a esta parte. Não terá importância tal afirmação, mas de qualquer forma fica dito.» (Jorge, A Capital, 11 jul. 1982)

O crítico considerava ainda que a qualidade da exposição justificava um local de apresentação mais adequado à relevância do evento, como o seria uma das galerias de exposições temporárias, o que, em certa medida, evidenciava uma relativa resistência da organização ao reconhecimento da importância desta disciplina artística, mormente tendo em conta a relevância da coleção de fotografia em questão, reunindo obras do século XIX até ao final da década de 1970.

Depois da apresentação em Lisboa, a mostra foi exibida também no Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris (Petit Palais).

Filipa Coimbra, 2017

Exhibition of photographs from the collection of curator Sam Wagstaff (1921-1987) funded and organised by the Morgan Guaranty Trust Company and shown in Lisbon in cooperation with the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG).
This Morgan Bank initiative arose as part of its philanthropic and sponsorship actions that had turned towards sponsoring travelling art exhibitions in the final years of the 1970s. According to information provided in the exhibition catalogue, this new mission consisted of (...) providing a public services through cultural activities (Fotografias da Colecção Sam Wagstaff, 1982).
At the end of 1981, the Morgan Guaranty Trust (MGT) congratulated the FCG on its 25th year of activity, reminding it of the long-standing and excellent institutional and professional relations between them. In the words of MGT vice president Frederick E. Tetzeli with regard to the exhibition of photographs from the Sam Wagstaff collection on its journey through Spain: I feel that in offering you the opportunity to exhibit this collection in Lisbon we would like in this way to help commemorate this important hallmark in the history of the Foundation over which you preside as well as evidencing once again the close relationship that exists between both our institutions (Letter from the Morgan Guaranty Trust to the FCG President, 23 Dec. 1981, Gulbenkian Archives, SEM 00258).
The proposal was promptly accepted and the exhibition took place the following year, comprising a collection that had become one of the most important private photography collections, bringing together pieces from 1850 to the end of the 1970s. Samuel J. Wagstaff Jr. started the collection in 1973 with the help of his partner and associate, American photographer Robert Mapplethorpe (1946-1989).
It should be noted that the investment made in creating this collection had a clear impact on the art market and the contemporary increase in value for photography as an artistic medium. Two years after this exhibition in Lisbon, the collection was sold by Sam Wagstaff to the J. Paul Getty Museum (a boon to its new photography department), founded in 1984 and then transformed into one of the largest and most substantial North American centres for photography.
The exhibition held at the FCG comprised this important collection of American, French and British photographs from the 19th century and the start of the 20th century, even including artists who established themselves in the latter half of the 18th century. The major names in the collection included, naturally, Robert Mapplethorpe, but also Lewis Carroll (1832-1898), Edward Steichen (1879-1973), William Henry Fox Talbot (1800-1877), Julia Margaret Cameron (1815-1867), Man Ray (1890-1976), Irving Penn (1917-2009) and William Eggleston (1939), among many other international photographers representing different generations.
The project was taken on by the FCG Exhibitions and Museography Department, and the 165 photographs by these 112 photographers, artists and autodidacts were suspended vertically in the FCG Congress Rooms and all the areas surrounding the auditoriums. The exhibition catalogue included a short contextualisation on the history of photography, which particularly dealt with the history of photography in the United States, written by a teacher at the Instituto Português de Fotografia [Portuguese Photography Institute], Jorge de Castro Freire. An exhaustive glossary of photographic materials and techniques referenced in the exhibition, written by Belén Agosti, was included at the end of the catalogue.
The critical reception was somewhat discreet, except for a complimentary review by writer and critic João Miguel Fernandes Jorge (1943), who said that: It is not at all important to say that the photographs in the Sam Wagstaff collection that are in the Calouste Gulbenkian Foundation's auditorium space form the best exhibition that the Foundation has organised for some time now. It is not important to say this, but I'll say it anyway (Jorge, A Capital, 11 Jul. 1982).
The critic also believed that the exhibition's quality justified using an exhibition space more suited to such a significant event, such as the temporary exhibition galleries, which, to some extent, reveals a certain resistance by the organisers to the importance of photography as an art form, bearing in mind that the exhibition presented one of the best collections of photographs, bringing together works from the 19th century until the end of the 1970s (ibid.).
After it was shown in Lisbon, the exhibition opened at the Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris (Petit Palais).

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Documentação


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00258

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência recebida e expedida, relação das obras, seguros, elementos para o catálogo e recortes de imprensa. 1982 – 1983

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02146

4 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0098-D00329

28 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0098-D00327

4 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0098-D00328

12 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1982


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