Aparício

Poeta, pintor e escultor brasileiro, Aparício Basílio da Silva (1936-1992), então diretor do Centro de Arte Moderna de São Paulo, expôs pela primeira vez na Fundação Calouste Gulbenkian com o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal. Os trabalhos expostos mostravam a ambiguidade entre o luxo e a mundanidade.
First exhibition in Portugal of Brazilian poet, painter, sculptor and director of the São Paulo Modern Art Centre, Aparício Basílio da Silva (1936-1992). The show, held at the Calouste Gulbenkian Foundation with support from the Embassy of Brazil in Portugal, displayed works illustrative of the ambiguity between concepts surrounding the mundane and the luxurious.

A exposição de 35 esculturas e gravuras do poeta, pintor e escultor brasileiro Aparício Basílio da Silva (1936-1992), que à altura era também o diretor do Centro de Arte Moderna de São Paulo, foi inaugurada a 20 de setembro de 1984 na Galeria de Exposições Temporárias (piso 0), tendo terminado a 15 de outubro do mesmo ano.

Com o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal, os trabalhos expostos mostravam a ambiguidade entre o luxo transmitido pelos materiais prateados e dourados e a mundanidade dos objetos do quotidiano, como montes de jornais.

Tal como os caracteriza Fernando de Azevedo na revista Colóquio/Artes, num pequeno artigo a que soma a crítica da exposição «Mestres do Abstraccionismo Brasileiro», os objetos de Aparício repartem-se «entre uma atitude de humor e a de uma sensualidade matérica» (Azevedo, Colóquio/Artes, n.º 63, dez. 1984, p. 68).

O catálogo da exposição é introduzido por um texto do artista, no qual descreve a sua formação e percurso. Inclui ainda uma biografia cronológica de Aparício, um texto do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade e outro do músico e poeta Vinicius de Moraes, e reproduções de algumas das esculturas e gravuras expostas.

A maior parte dos recortes de imprensa encontrados refere-se à divulgação da exposição. Um ou outro inclui excertos de entrevistas a Aparício, mas replica a informação que consta do catálogo.

Carolina Gouveia Matias, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00303

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém um convite, orçamentos, correspondência interna e externa, material para o catálogo e recortes de imprensa nacionais e italianos. 1984 – 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0135-D00416

5 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1984

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0135-D00417

10 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1984


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.