Emanoel Araújo. Esculturas, Relevos, Monoprints

Exposição antológica de trabalhos do artista brasileiro Emanoel Araújo (1940), proposta à Fundação Calouste Gulbenkian por Sylvia Athayde. Esta mostra apresentou variações de composições geométricas com diferentes intensidades e ritmos, que nasciam da fusão de influências artísticas ancestrais e contemporâneas.
Retrospective exhibition of works by Brazilian artist Emanoel Araújo (1940) proposed to the Calouste Gulbenkian Foundation by Sylvia Athayde. The show presented variations on geometric compositions with differing intensities and rhythms, which arose from a fusion of ancestral and contemporary artistic influences.

Exposição individual do artista brasileiro Emanoel Araújo (1940), proposta por Sylvia Athayde, curadora que no ano anterior havia colaborado com a Fundação Calouste Gulbenkian trazendo a Portugal a obra de alguns artistas integrados na mostra «Traje: Um Objecto de Arte?» (1990).

Apresentada por ocasião do 30.º aniversário de uma «carreira quase fulminante», usando as palavras de Sylvia Athayde, esta exposição centrava-se na produção mais recente de Emanoel Araújo (Emanoel Araújo. Esculturas, Relevos, Monoprints, 1991, p. 7).

Neste caso, o abrangente catálogo que acompanhava a mostra parecia pretender colmatar alguma possível lacuna ao fornecer ao leitor-espectador informações sobre todo o percurso de Araújo, desde as suas primeiras xilogravuras figurativas da década de 1960 até às esculturas abstratas mais recentes, pois somente tendo conhecimento do seu universo cultural baiano e das influências construtivistas e minimalistas seria possível compreender estes novos trabalhos. Araújo considera-se «um artista vinculado às suas raízes brasileiras e ao caldeamento racial de que somos produto», afirmando, «talvez a minha arte seja afro-minimalista e neo-ancestral» (Ibid., pp. 9, 15).

Apresentada na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 0), esta mostra era composta por esculturas monumentais, relevos de parede e monoprints, que exploravam de forma distinta formas e volumes angulosos, combinando cores fortes e vibrantes (vermelho, amarelo) com outras sóbrias, neutras e não-cores (azul, cinzento, preto). Se a sua geometria, despojamento e dinâmica remete para o construtivismo e minimalismo, as suas cores e títulos (Totem, Emblemaogum, Fálico Exu) encaminham o imaginário do observador para a arte e cultura africanas e para o culto do candomblé brasileiro. Araújo revela mesmo uma simbologia das cores usadas: «O branco é uma cor dedicada a Oxalá, o azul é dedicado a Ogum, que é um santo guerreiro, o vermelho e o preto são dedicados a Ixu, o amarelo é dedicado a Oxum.» (Fragoso, JL. Jornal de Letras, Artes e Ideias, 7 mai. 1991, p. 24)

No centro da sala foram reunidas as esculturas brancas Templo de Oxalá I-IX (1991), em torno das quais os relevos foram dispostos nas paredes. A verticalidade das primeiras e o seu monocromatismo eram equilibrados com o dinamismo e explosão de cor dos relevos. Foram ainda incluídas algumas esculturas, de média dimensão, dispostas em plintos ao longo da galeria. Tal como os trabalhos anteriormente mencionados, estas composições geométricas de linhas tendencialmente oblíquas são construções em madeira pintada, assemelhando-se a antigos relevos que se soltaram da parede e se expandiram para o espaço. Os monoprints, por seu turno, surgem como duplos bidimensionais, planificações dos relevos, resultando, segundo o artista, de «uma técnica especial» da sua autoria, descendente das monotipias, tendo sido agrupados numa área da sala separada do núcleo central por uma parede (Ibid.). Ao atravessar a sala, o observador sentirá intensidades e ritmos diferentes, experienciando uma espécie de sinfonia de formas e cores.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00482

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, lista de obras expostas, lista de convidados de Sylvia Athayde, textos para o catálogo, convite. 1990 – 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0271-D00874

Coleção fotográfica: inauguração (FCG, Lisboa) 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0271-D00875

Coleção fotográfica: inauguração (FCG, Lisboa) 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0271-D00871

Coleção fotográfica, cor: aspetos, (FCG, Lisboa) 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0271-D00872

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0271-D00873

Coleção fotográfica: aspetos (FCG, Lisboa) 1991


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Aparício

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1984 / Sede Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

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