Arte Gráfica Brasileira de Hoje

Exposição organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Federal do Brasil e pela Fundação Calouste Gulbenkian, sobre a atividade artística brasileira no domínio do desenho e da gravura. Foram apresentadas cerca de 200 obras de 43 artistas de gerações, técnicas e estilos totalmente diferentes.
Exhibition organized by the Ministry of Foreign Affairs of the Federal Republic of Brazil and by the Calouste Gulbenkian Foundation, on Brazilian artistic activity in the field of drawing and engraving. About 200 works by 43 artists of totally different generations, techniques and styles were presented.

Organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Federal do Brasil e pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), a exposição «Arte Gráfica Brasileira de Hoje» pretendeu apresentar uma visão panorâmica e, tanto quanto possível, completa da atividade artística brasileira no domínio do desenho e da gravura, nas suas diferentes modalidades.

Os 43 artistas selecionados, segundo o escritor e crítico de arte brasileiro José Roberto Teixeira Leite, autor do catálogo da exposição, «formam um conjunto suficientemente significativo de desenhadores, gravadores, gerações, técnicas e estilos totalmente diferentes, demonstrando bem, em cerca de 200 obras, por que razão actualmente as artes gráficas brasileiras são de tal forma, e tão justamente, apreciadas em todos os centros culturais do mundo» (Arte Gráfica Brasileira de Hoje, 1975).

A exposição organizou-se em quatro núcleos, o primeiro dos quais, reunindo trabalhos de desenho e gravura, constituiu uma «Homenagem a Goeldi», mestre brasileiro desenhista e gravador que viveu entre 1895 e 1961. Seguia-se uma grande secção onde se agrupavam 29 gravadores, com trabalhos em xilogravura e em diversas variantes técnicas da gravura sobre metal, bem como em litografia e em serigrafia. Um outro núcleo foi constituído pela apresentação da obra de dois gravadores populares do Nordeste, cujo universo rústico evocava a imagem de um Brasil rural. O último núcleo agrupava a obra de dez desenhadores.

A exposição despertou grande interesse e curiosidade junto do público português, atestado pela imprensa da época, o que levou a FCG a prolongar a sua exibição por mais uma semana. Tendo passado por várias cidades espanholas e por Paris, a mostra, depois de Lisboa, prosseguiu a sua itinerância por outras cidades europeias.

Joana Brito, 2016

Organised by the Federal Republic of Brazil's Ministry of Foreign Affairs and the Calouste Gulbenkian Foundation, the Arte Gráfica Brasileira de hoje exhibition aimed to present a broad and as complete as possible view of Brazilian artwork in form of drawing and engraving.
The 43 artists chosen, according to Brazilian writer and art critic José Roberto Teixeira Leite (1930), author of the exhibition catalogue: (...) include a sufficiently meaningful range of draughtspeople, engravers, generations, techniques and entirely different styles, suitably demonstrating - in roughly 200 works - why Brazilian graphic art is so, and so rightly, appreciated in all the cultural centres in the world (Arte Gráfica Brasileira de hoje, 1975).
The exhibition was organised into four sections, the first a Homage to Goeldi (1895-1961), a Brazilian master draughtsman and engraver, which contained examples of these two art techniques.
This was followed by a large section bringing together 29 engravers, with examples of woodcuts, numerous different metal engraving techniques, lithography and screen printing. Another section displayed the work of two folk engravers from the northeast of the country, with its rustic setting, evoking the image of a rural Brazil. Finally, the last section of the exhibition brought together the work of 10 draughtspeople.
The exhibition roused interest and curiosity in the Portuguese public, as can be seen in press cuttings regarding the event, so the FCG considered extending the exhibition of Brazilian works for another week.
Before the exhibition was held at the Calouste Gulbenkian Foundation, it had already been shown in several cities in Spain and Paris, before continuing its journey through other European cities.

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Sommer Ribeiro (à esq.) e José de Azeredo Perdigão (ao centro)
José de Azeredo Perdigão (ao centro)
José de Azeredo Perdigão e José Blanco

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00083

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência variada, orçamentos e recortes de imprensa. 1974 – 1975

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01952

3 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1975

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0387-D01140

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1975


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