Animalia e Natureza na Coleção do CAM

Exposição coletiva tematicamente centrada no tema da contemplação da natureza, com curadoria de Isabel Carlos e Patrícia Rosas. Integrou cerca de 60 trabalhos de pintura, desenho, fotografia e escultura pertencentes à coleção do Centro de Arte Moderna e datados do período pós-1960.
Collective, nature-themed exhibition curated by Isabel Carlos and Patrícia Rosas. The show featured around 60 works dated after 1960, including paintings, drawings, photographs and sculptures, all included in the Modern Collection.

Exposição coletiva organizada pelo Centro de Arte Moderna (CAM), com curadoria de Isabel Carlos e Patrícia Rosas. A mostra integrou cerca de 60 trabalhos de pintura, desenho, fotografia e escultura pertencentes à Coleção Moderna, datados do período pós-1960.

Concebida em diálogo com a retrospetiva dedicada ao artista português António Dacosta, «António Dacosta, 1914-2014», a exposição centrou-se no «legado iconográfico e temático de António Dacosta», dando a ver representações de animais e diversos «monstros» do mundo natural (Animalia e Natureza na Coleção do CAM, 2014, p. 2).

A mostra reuniu uma seleção de artistas, nacionais e estrangeiros, representados na Coleção Moderna, entre os quais se contaram Francisco Tropa (1968), António Palolo (1946-2000), Paula Rego (1935-2022), Alexandre Conefrey (1961), Rui Vasconcelos (1967), Carlos Nogueira (1947), Júlio Pomar (1926-2018) ou Thomas Joshua Cooper (1946).

A escultura em madeira de Julião Sarmento (1948-2021), Amazônia (1992), abriu a exposição no átrio do CAM. A obra, «com a forma de uma casa rudimentar, sem janelas nem teto, e com uma porta fechada», convidava a «espreitar» por entre as ranhuras das «tábuas toscas». Sobre uma das tábuas, o espectador deparar-se-ia, porventura, com um pequeno desenho de um corpo nu feminino, desenhado sobre os tons verdes que caracterizam esta região do Brasil. A sexualidade e a nudez, temas frequentes na obra de Sarmento, estão patentes na obra O Paradigma de Basedow aplicado à pintura decorativa (1995), composição realizada em 11 painéis de diferentes dimensões, doados ao CAM em 1996 e também presentes na exposição.

Os quatro elementos naturais eram evocados nas fotografias To turn around 40 e To turn around 43 (f) (ambas de 2001), de Gabriela Albergaria (1965), bem como na escultura Entre Duas Águas (1992), da autoria de Carlos Nogueira, ou nas fotografias de Thomas Joshua Cooper, que percorreu vários pontos de Portugal para captar as melhores paisagens naturais – veja-se, por exemplo, a fotografia Cabo de São Vicente (6 a.m.) (1946).

A animalia apareceu sobretudo nas pinturas da série Whatever – O Bicho (Beast) e Whatever – Plague (ambas de 2003/2004), da autoria de Bruno Pacheco (1974); nos desenhos a tinta-da-china e guache de Ana Marchand (1947), com representações de diferentes espécies de aves, realizados no ano de 2000; ou na composição Magia na Caça (1978), da artista portuguesa Graça Morais (1948), na qual se recria, por intermédio de linguagens, imaginários e técnicas variados, o ambiente da caça – tema recorrente na obra de Graça Morais.

A exposição, que recebeu um total de 42 116 visitantes, foi acompanhada da publicação de um caderno de exposição, com a reprodução de algumas das obras expostas e com um texto das curadoras responsáveis, Isabel Carlos e Patrícia Rosas.

Na imprensa nacional, a mostra foi anunciada no âmbito das referências gerais ou individuais à retrospetiva de António Dacosta (1914-1990), cuja apresentação decorreu em paralelo, tendo sido distinguida como escolha da semana pela revista Time Out.

No texto do caderno pode ler-se: «As obras aqui apresentadas, tal como afirmou Duchamp, são feitas pelos espectadores e, neste caso, os artistas nestas obras foram espectadores da natureza, cada um observando-a com olhos diferentes, o que resulta nesta cosmogonia de visões.» (Animalia e Natureza na Coleção do CAM, 2014, p. 6)

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Argh!

Alexandre Conefrey (1961-)

Argh!, 2007 / Inv. 07DP2508

Hurry up please it's time

Alexandre Conefrey (1961-)

Hurry up please it's time, 2007 / Inv. 07DP2507

Ideal desfeito

Alexandre Conefrey (1961-)

Ideal desfeito, 2007 / Inv. 07DP2506

Sem título

Ana Marchand (1947-)

Sem título, 2000 / Inv. 01DP1811

Sem título

Ana Marchand (1947-)

Sem título, 2000 / Inv. 01DP1812

Sem título

Ana Marchand (1947-)

Sem título, 2000 / Inv. 01DP1813

Sem título

Ana Marchand (1947-)

Sem título, 2000 / Inv. 01DP1814

Leaves Laid in River Pools, Scaur Water

Andy Goldsworthy (1956-)

Leaves Laid in River Pools, Scaur Water, Inv. 95FE65

Sem título

António Palolo (1946-2000)

Sem título, c. 1976-1977 / Inv. IM55

Da série Whatever - Dog

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Dog, 2003/04 / Inv. 04DP1878

Da série Whatever - Plague

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Plague, 2003/04 / Inv. 04DP1898

Whatever

Bruno Pacheco (1974- )

Whatever, Inv. 04DP1900 1-34

Entre duas águas 1

Carlos Nogueira (1947-)

Entre duas águas 1, Inv. 13E1749

S/ Título #869

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título #869, 1981 / Inv. 06DP2488

S/ Título #870

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título #870, 1981 / Inv. 06DP2489

S/Título #506

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #506, 1980 / Inv. 04DP2184

S/Título #507

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #507, 1989 / Inv. 04DP2185

Walk Through

Fernando Calhau (1948-2002)

Walk Through, 1976 / Inv. IM7

Veado

Fernando Fernandes (1924-1992)

Veado, c. 1957 / Inv. 58E492

Sem título

Francisco Tropa (1968-)

Sem título, Inv. 05E1363

To turn around 40

Gabriela Albergaria (1965-)

To turn around 40, Inv. 02FP363

To turn around 43 (f)

Gabriela Albergaria (1965-)

To turn around 43 (f), Inv. 02FP364

Figures (Some analogies surveyed, and organized into concrete poetry and conceptual film forms, on dates between 2001-2011)

Gerard Byrne (1969-)

Figures (Some analogies surveyed, and organized into concrete poetry and conceptual film forms, on dates between 2001-2011), 2001-2011 / Inv. IM44

Forms in the realm of matter (Out from Altsigh / Away towards Invermoriston)

Gerard Byrne (1969-)

Forms in the realm of matter (Out from Altsigh / Away towards Invermoriston), Inv. FE103 1-2

S/Título

Gil Amourous (1971-)

S/Título, (1998) / Inv. DP1722

A Magia na Caça

Graça Morais (1948- )

A Magia na Caça, 1978 / Inv. 78P432

Geografias do Sagrado

Graça Morais (1948- )

Geografias do Sagrado, 1998 / Inv. 99P675

Mapas e o Espírito da Oliveira

Graça Morais (1948- )

Mapas e o Espírito da Oliveira, 1984 / Inv. 85P1193

Eyes Flames herbs Chang heart hands feet

Hamish Fulton (1946-)

Eyes Flames herbs Chang heart hands feet, Inv. 86FE3

The Land's End

John Beard (1943-)

The Land's End, 1998/99 / Inv. 00GE604

Amazônia

Julião Sarmento (1948-2021)

Amazônia, Inv. 92E1284

The Frozen Leopard

Julião Sarmento (1948-2021)

The Frozen Leopard, Inv. 93P306

Briança - Festa do Espírito Santo (com retrato de Dacosta)

Júlio Pomar (1926-2018)

Briança - Festa do Espírito Santo (com retrato de Dacosta), Inv. 93P311

Le Luxe

Júlio Pomar (1926-2018)

Le Luxe, Inv. 83P766

África - I - II - Saca Rabos (Bicho Empalhado)

Leonel Moura (1948-)

África - I - II - Saca Rabos (Bicho Empalhado), 1982 / Inv. 83P1194

White Horse

Lida Abdul (1973-)

White Horse, 2006 / Inv. 14IM67

S/Título

Miguel Branco (1963- )

S/Título, 2009 / Inv. 11P1644

S/Título (a partir de George Stubbs)

Miguel Branco (1963- )

S/Título (a partir de George Stubbs), 2010 / Inv. FP564

Sem título (a partir de George Stubbs)

Miguel Branco (1963- )

Sem título (a partir de George Stubbs), 2010 / Inv. FP563

Proles Wall

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Proles Wall, Inv. 84P1165

The Vivian Girls as Windmills

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

The Vivian Girls as Windmills, Inv. 86P589

sem título

Paulo Brighenti (1968-)

sem título, 2000 / Inv. 00DP1797

sem título

Paulo Brighenti (1968-)

sem título, 2000 / Inv. 00DP1798

sem título

Paulo Brighenti (1968-)

sem título, 2000 / Inv. 00DP1800

sem título

Paulo Brighenti (1968-)

sem título, 2000 / Inv. 00DP1801

S/ Título

Pedro Sousa Vieira (1963-)

S/ Título, 1993 / Inv. 95DP1645

S/ Título

Pedro Sousa Vieira (1963-)

S/ Título, 1993 / Inv. 95DP1640

S/ Título

Pedro Sousa Vieira (1963-)

S/ Título, 1993 / Inv. 95DP1649

S/ Título

Pedro Sousa Vieira (1963-)

S/ Título, 1993 / Inv. 95DP1651

Estudo (lugar da água)

Rui Vasconcelos (1967-)

Estudo (lugar da água), 2008 / Inv. DP311

Sem título (Paisagem)

Rui Vasconcelos (1967-)

Sem título (Paisagem), 1997 / Inv. 98DP1705

English Landscape with a Disruptive Gene

Steven Campbell (1954-2007)

English Landscape with a Disruptive Gene, Inv. 87PE74

A Sul de Santiago do Cacém

Thomas Joshua Cooper (1946-)

A Sul de Santiago do Cacém, Inv. 96FE50

Cabo de São Vicente (6 a.m.)

Thomas Joshua Cooper (1946-)

Cabo de São Vicente (6 a.m.), Inv. 96FE61

Cabo de São Vicente (6 a.m.)

Thomas Joshua Cooper (1946-)

Cabo de São Vicente (6 a.m.), Inv. 96FE63

Cabo de São Vicente (meia-noite)

Thomas Joshua Cooper (1946-)

Cabo de São Vicente (meia-noite), Inv. 96FE62

Serra da Peneda, a Sudeste de Melgaço

Thomas Joshua Cooper (1946-)

Serra da Peneda, a Sudeste de Melgaço, Inv. 96FE53

Serra da Peneda, a Sudeste de Melgaço

Thomas Joshua Cooper (1946-)

Serra da Peneda, a Sudeste de Melgaço, Inv. 96FE54


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

À Descoberta do CAM. Visitas de Domingo

nov 2014 – jan 2015
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

À Conversa com as Artistas. Gabriela Albergaria e Fernanda Fragateiro com Leonor Nazaré

2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Em Contacto! Artistas e Curadores

nov 2014 – dez 2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Appetizer. Um Pouco de Arte à Hora do Almoço

jan 2015
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Caderno de Apontamentos. Visitas Desenhadas

dez 2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Cristina Sena da Fonseca
Isabel Carlos (à esq.), Teresa Patrício Gouveia (centro, esq.), Patrícia Rosas (centro, dir.), Margarida Brito Alves (à dir)
Cristina Sena da Fonseca (à esq.), Isabel Carlos (centro, esq.), Margarida Brito Alves (ao centro), Teresa Patrício Gouveia (centro, dir.) e Patrícia Rosas (à dir.)

Multimédia


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00715

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém relatório de balanço final da exposição, caderno de exposição e projeto-esboço do mesmo, convite para a inauguração e lista de obras expostas. 2014

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 4144

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 2014

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 4134

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 2014


Exposições Relacionadas

L'Orage

L'Orage

2003 / Centro de Arte Moderna, Lisboa

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.