Artistas Britânicos. Trabalhos sobre Papel, 1956 – 1971

Exposição coletiva organizada em parceria pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada e pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, com curadoria de Ana Vasconcelos e Melo e Emília Ferreira. Integrou um conjunto de 47 trabalhos sobre papel de 20 artistas britânicos.
Collective exhibition organised by the Casa da Cerca – Contemporary Art Centre of Almada in a partnership with the Modern Art Centre José de Azeredo Perdigão. Curated by Ana Vasconcelos e Melo and Emília Ferreira, the show featured 47 works on paper from 20 British artists.

Exposição coletiva organizada em parceria pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada e pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), com curadoria de Ana Vasconcelos, curadora do CAMJAP, e Emília Ferreira, historiadora de arte e, à data, curadora da Casa da Cerca. A mostra integrou um conjunto de 47 trabalhos sobre papel, da autoria de 20 artistas britânicos.

As obras que integraram a mostra pertenciam, na sua totalidade, ao acervo da Coleção do CAMJAP e, ao serem expostas na Casa da Cerca, permitiram a esta instituição dar continuidade ao seu projeto principal, que se desenvolvia em torno do desenho. Este aspeto é evidenciado pela diretora da Casa da Cerca no texto do catálogo, em que refere que esta exposição trata de «uma proposta expositiva que, embora em continuidade com as anteriores, abre novas perspectivas, avançando no questionar do próprio conceito de "desenho contemporâneo"» (Artistas Britânicos. Trabalhos sobre Papel (1956-1971), 2002, p. 3).

O núcleo de arte britânica contemporânea da coleção do CAMJAP conheceu, tal como descreve Ana Vasconcelos no catálogo desta exposição, um percurso «irregular», desde o seu início, em 1959, até à atualidade (Artistas Britânicos. Trabalhos sobre Papel, 1956-1971, 2002, p. 5). O princípio da coleção deu-se com o pedido de apoio da FCG ao British Council para adquirir um conjunto de obras que formaria a parte central do núcleo de arte britânica da atual coleção do Centro de arte Moderna, abrangendo diversos campos artísticos, incluindo pintura, escultura e desenho, constituindo uma imagem da arte britânica dos anos 60.

A presente exposição, que abrangeu um arco cronológico de 1956 a 1971, percorreu os principais movimentos artísticos próximos da Op Art, destacando o papel como suporte comum a todas as obras, apesar de estas ultrapassarem os «limites mais facilmente legíveis do "desenho"», pela diversidade de técnicas e materiais utilizados, que incluíram a grafite, o carvão, a tinta-da-china, o guache ou a aguarela (Artistas Britânicos. Trabalhos sobre Papel (1956-1971), 2002, pp. 5-7).

É precisamente dos anos 60 que data grande parte dos desenhos selecionados, que evocam, especificamente, as diferentes propostas dos artistas britânicos deste período com trabalhos sobre papel, entre os quais se destacam, nesta exposição, as obras de William Scott (1913-1989), Terry Frost (1915-2003) ou Adrian Heath (1920-1992).

Além do papel como ponto de referência comum, a abstração foi «tónica dominante», adianta Vasconcelos no catálogo, pois permitia uma maior diversidade artística. Excetuam-se alguns retratos da autoria de Leon Kossoff ou dois desenhos de David Hockney, Figure in Helmet and Cloak (1963), e Pigs Escaping from a Hot Dog Machine (1961) (Ibid.). De facto, Hockney distingue-se neste campo devido à sua «linguagem própria, cuja força e encantos muito particulares resultam da encenação de um dispositivo de distanciação do trabalho criado» (Ibid.).

Para a curadora do CAMJAP, esta mostra situou-se, «fora da Pop», expressão com que intitula o seu texto para o catálogo. Apoiando-se num excerto redigido pelo artista Bernard Cohen (1933), e publicado num catálogo de uma exposição da coleção de pintura dos anos 60 do Arts Council, Ana Vasconcelos refletiu sobre o papel da Pop Art enquanto movimento artístico que impôs limites à quantidade de temas figurativos e que apelou ao uso «sentimental das imagens» (Ibid.).

As séries September 1963 (1963) e August 1963 (1963), de Peter Lloyd-Jones, espelharam esta vontade de testar novos campos. Para Ana Vasconcelos, tratava-se de «investigações integradas num programa exploratório que pode ou não originar uma pintura» (Ibid.). A somar aos artistas já referidos, foram ainda expostos trabalhos de Derek Boshier, Gillian Ayres, Henry Mundy, John Wells, Patrick Heron, William Scott, Keith Vaughan, Bryan Wynter, Barrie Cook, Alan Davie, entre outros.

O catálogo, editado pela Casa da Cerca em formato bilingue (português/inglês), conta com uma apresentação da diretora da instituição de Almada, Ana Isabel Ribeiro, e com dois breves ensaios, um da autoria de Ana Vasconcelos e outro de Emília Ferreira.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

August 1960 No. 1

Adrian Heath (1920-1992)

August 1960 No. 1, Inv. DE14

August 1960 No. 2

Adrian Heath (1920-1992)

August 1960 No. 2, Inv. DE15

Composition in Orange August 1960

Adrian Heath (1920-1992)

Composition in Orange August 1960, Inv. DE13

Bird Noises No. 3

Alan Davie (1920-2014)

Bird Noises No. 3, Inv. DE3

Fruit Shelf

Alan Davie (1920-2014)

Fruit Shelf, Inv. DE2

Rattles for Sunset

Alan Davie (1920-2014)

Rattles for Sunset, Inv. DE4

Wa, Wa July

Alan Davie (1920-2014)

Wa, Wa July, Inv. DE140

Continuum

Barrie Cook (1929-)

Continuum, Inv. DE45

Drawing Imperial I

Bernard Cohen (1933-)

Drawing Imperial I, Inv. DE11

Drawing Imperial II

Bernard Cohen (1933-)

Drawing Imperial II, Inv. DE12

Drawing for Wedge 3

Brian Young (1934-)

Drawing for Wedge 3, Inv. DE42

Off Shore

Bryan Wynter (1915-1975)

Off Shore, Inv. DE40

Swarm

Bryan Wynter (1915-1975)

Swarm, Inv. DE39

s/título

David Annesley (1936-)

s/título, c. 1962 / Inv. DE5

Figure in Helmet and Cloak

David Hockney (1937-)

Figure in Helmet and Cloak, Inv. DE21

Pigs escaping from a hot dog machine

David Hockney (1937-)

Pigs escaping from a hot dog machine, Inv. DE22

s/título

Derek Boshier (1937-)

s/título, Inv. DE46

Head of E.O.W.

Frank Auerbach (1931-)

Head of E.O.W., 1956-1957 / Inv. DE1

B1

Geoffrey Rogers (1932-)

B1, 1962 / Inv. DE32

B2

Geoffrey Rogers (1932-)

B2, 1962 / Inv. DE33

B3

Geoffrey Rogers (1932-)

B3, 1962 / Inv. DE34

B4

Geoffrey Rogers (1932-)

B4, 1962 / Inv. DE35

Four drawings on a theme (estudo)

Geoffrey Rogers (1932-)

Four drawings on a theme (estudo), 1961 / Inv. DE30

Movements in Space

Geoffrey Rogers (1932-)

Movements in Space, 1962 / Inv. DE31

sem título

Geoffrey Rogers (1932-)

sem título, 1962 / Inv. DE36

sem título

Geoffrey Rogers (1932-)

sem título, 1962 / Inv. DE37

untitled

Gillian Ayres (1930-2018)

untitled, Inv. DE6

Sunrise

Hashim Samarchi (1939-)

Sunrise, 1967 / Inv. DE7

India Red Disk

Henry Mundy (1919-)

India Red Disk, 1962 / Inv. DE19

Composition

John Wells (1907-2000)

Composition, Inv. DE41

Variation on a Theme

Keith Vaughan (1912-1977)

Variation on a Theme, 1960 / Inv. DE43

Variation on a Theme 1960 January 3

Keith Vaughan (1912-1977)

Variation on a Theme 1960 January 3, 1960 / Inv. DE44

Head of Seedo IV

Leon Kossoff (1926-2019)

Head of Seedo IV, 1958-1959 / Inv. DE20

Still Life

Nouri Al-Rawi (1925-2014)

Still Life, 1962 / Inv. DE8

Dirty Lemon, Three Shapes

Patrick Heron (1920-1999)

Dirty Lemon, Three Shapes, Inv. DE17

Violet and Blues

Patrick Heron (1920-1999)

Violet and Blues, Inv. DE16

August 1963 N. 1

Peter Lloyd-Jones (1956-)

August 1963 N. 1, 1963-64 / Inv. DE26

August 1963 N. 2

Peter Lloyd-Jones (1956-)

August 1963 N. 2, 1963-64 / Inv. DE25

September 1963 N. 1

Peter Lloyd-Jones (1956-)

September 1963 N. 1, 1963-64 / Inv. DE23

September 1963 N. 2

Peter Lloyd-Jones (1956-)

September 1963 N. 2, 1963-64 / Inv. DE24

Blue Grey Movement

Terry Frost (1915-2003)

Blue Grey Movement, Inv. DE142

White Figure

Terry Frost (1915-2003)

White Figure, Inv. DE18

Münzdünung

UIrich Gehret (1944-)

Münzdünung, 1988 / Inv. DE9

Blue Circle

William Scott (1913-1989)

Blue Circle, Inv. DE27

Composition with Collage - Black and White Shapes

William Scott (1913-1989)

Composition with Collage - Black and White Shapes, Inv. DE29

Three Circles

William Scott (1913-1989)

Three Circles, Inv. DE28


Publicações


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.