O que pensam os jovens
#GeraçõesComVoz teve como objetivos identificar as opiniões dominantes nas gerações mais jovens sobre temas relacionados com a justiça intergeracional.
Pretendeu também promover o diálogo intergeracional através do incentivo à partilha de conhecimento entre gerações, permitindo a reflexão sobre o modo como cada geração utiliza os recursos disponíveis e qual o seu impacto na qualidade de vida dos seus sucessores.
O que pensam os jovens sobre a justiça intergeracional?
Este estudo recorreu a entrevistas individuais e a grupos focais com cerca de 100 jovens das 5 regiões de Portugal Continental nascidos em 2002 e 2004, intercalados por momentos em que estes jovens entrevistaram pais, tios, avós, professores ou outras pessoas de gerações mais velhas da sua comunidade, de forma a comparar a sua posição antes e depois deste diálogo intergeracional.
Vídeos gravados pelos participantes do estudo “Uma visão dos jovens sobre justiça intergeracional #GeraçõesComVoz”, promovido pela Associação Aventura Social.
Os jovens acreditam que a sua geração tem um grau de preocupação, conhecimento e ação muito superior à geração dos seus pais e avós, em particular no tema do ambiente.
Apesar disto, admitem que o seu conhecimento e a sua capacidade de ação estão abaixo do seu nível de preocupação demonstrado. Os jovens acreditam também que os seus descendentes terão um maior conhecimento e capacidade de ação.
O diálogo intergeracional é um processo importante na desconstrução de crenças e mitos entre gerações.
Antes do diálogo com pais, avós e outras pessoas de referência, os jovens atribuíram inúmeras vezes “a culpa” dos problemas atuais às gerações passadas, principalmente nas questões relacionadas com o ambiente; após o diálogo, os jovens contextualizaram de outro modo estas questões, tendo em conta falta de recursos de outras épocas, e compreenderam que ainda assim eram adotadas atitudes sustentáveis, como o uso do saco de pano para comprar o pão, as garrafas de vidro para comprar leite, a reutilização de roupas e arranjos das mesmas pelos membros da família, assim como a menor utilização de veículos próprios.
Principais áreas de preocupação dos jovens portugueses
A escola é o cenário central e motor na implementação de grande parte das estratégias que os jovens referem.
Os jovens pretendem da escola mais sensibilização e capacitação para o desenvolvimento de competências em áreas como a participação política juvenil, gestão financeira, entre outras.
Consideram que o desenvolvimento de programas, plataformas ou inquéritos (com suporte digital), que permitam investigar e promover a justiça intergeracional e a participação juvenil na definição das políticas públicas, poderá também facilitar o diálogo intergeracional – a nível familiar, escolar e comunitário.
Estudo de Margarida Gaspar de Matos e Cátia Branquinho (FMH-UL – Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa).