A Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas é uma ferramenta inovadora que permite avaliar de forma sistemática e imparcial o impacto das políticas públicas nas diversas gerações, presentes e futuras, ajudando a prevenir futuros desequilíbrios intergeracionais.
A quem se destina?
Especialistas do setor público, que tenham como função desenvolver pareceres e recomendações formais ao governo.
Sociedade civil: universidades, think-tanks, media e outras entidades ou cidadãos que tenham a intenção de fazer os seus próprios juízos, para ficarem mais informados e poderem fazer pressão sobre o poder político.
O que é uma política justa para todos?
Uma política é justa para todas as gerações quando permite responder às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
Uma política é injusta no seu impacto sobre as diferentes gerações quando:
Como funciona?
Inclui cinco etapas flexíveis, que poderão ser aplicadas a qualquer tipo de política ou decisão estratégica.
Recursos
Brochura de apresentação da metodologia
Guia prático com todos os passos a seguir para avaliar uma determinada política.
Não foram encontrados resultados.
“Políticas Públicas Justas
para Todas as Gerações”
Não foram encontrados resultados.
“Políticas Públicas Justas para Todas as Gerações – Uma Metodologia de Avaliação”, sessão inserida na conferência “O estado do futuro: um compromisso entre gerações”, com Cat Zuzarte Tully (SOIF – School of International Futures), Vanda Cunha (Banco de Portugal), Ana Furtado (Tribunal de Contas), Ariana Paulo (Conselho das Finanças Públicas), João Brogueira de Sousa (NOVA SBE).
Não foram encontrados resultados.
“Políticas Públicas Justas para Todas as Gerações – Experiências Internacionais”, sessão inserida na conferência “O estado do futuro: um compromisso entre gerações”, com Jane Davidson (ex-Ministra do Ambiente e da Sustentabilidade do País de Gales), Moritz Ader (OCDE) e António Vicente (Fórum Futuro).