Tau (Double Tau)

N.º Inv.
ADP306
Data
c. 1989
Materiais e técnicas
Tinta acrílica e grafite sobre madeira
Medidas
77,5 x 40 cm
Proveniência

Col. Família Dacosta, em depósito na Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto (Inv. MD0002)

Inscrições

Sem inscrições

Esta obra que pertence à coleção da família Dacosta, encontrando-se em depósito no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, faz parte da vasta série Tau, apenas apresentada postumamente, sendo possível a partir de então avaliar a sua importância na produção final de Dacosta. O uso do «T» como elemento central na composição, como observamos aqui (embora num caso raro de um duplo «T»), é uma característica desta marcante série, tal como a ausência de outros elementos que perturbem a sua colocação, sendo apenas rodeados pela superfície, por norma monocromática, em tons escurecidos e textura áspera, no caso em tons de azul e negro.

Devido a um texto que António Dacosta ditou a Bernardo Pinto de Almeida explicando o sentido desta marcante série [ADP291], sabemos que o Tau se relaciona com Santo Antão (ou Santo António Abade) e com os frades Antoninos de Issenheim: «Esta ordem, criada em França nos finais do século XI na sequência de uma grande epidemia de uma doença conhecida pela designação de “fogo sagrado” que espalhou por várias regiões e para cuja cura eram invocadas as benesses de Santo António (o das tentações também conhecido por Santo Antão). (…) O crescente afluxo de peregrinos obrigava os frades a procurar fontes de rendimento através de coletas e também pela criação de porcos. No final do século XIII uma bula de Clemente IV estabelece para os frades o direito absoluto à criação dos “porcos de Santo António”. Estes eram marcados pelo TAU, signo que tem a forma da letra T que os frades traziam também inscrita sobre o hábito que vestiam» (Dias, 2016, p. 314).

No verso do suporte de madeira é possível observar outra pintura, inacabada e pouco usual, mas que apresenta elementos próximos de um desenho da fase final [ADD386].


Exposições


Bibliografia


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