Tau

N.º Inv.
ADD364
Data
c. 1988 – 1989
Materiais e técnicas
Carvão sobre papel
Medidas
24,7 x 17,5 cm
Proveniência

Col. Família Dacosta, em depósito na Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto (Inv. MD 0009)

Inscrições

Sem inscrições

Esta obra, de finais da década de 1980, pertence à coleção da família Dacosta, encontrando-se em depósito no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves. A obra faz parte da vasta série Tau, que só seria apresentada postumamente. Uma parte desta série foi exposta na mostra antológica «António Dacosta “O Trabalho das Nossas Mãos”» (1999-2000), organizada e patente na Fundação Cupertino de Miranda, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no entanto, só seria exposta de modo mais abrangente em 2006 no Museu de Serralves, na exposição individual de António Dacosta.

Devido a um texto que António Dacosta ditou a Bernardo Pinto de Almeida explicando o sentido desta marcante série [ADP291], sabemos que o Tau se relaciona com Santo Antão (ou Santo António Abade) e com os frades Antoninos de Issenheim: «Esta ordem, criada em França nos finais do século XI na sequência de uma grande epidemia de uma doença conhecida pela designação de “fogo sagrado” que espalhou por várias regiões e para cuja cura eram invocadas as benesses de Santo António (o das tentações também conhecido por Santo Antão). (…) O crescente afluxo de peregrinos obrigava os frades a procurar fontes de rendimento através de coletas e também pela criação de porcos. No final do século XIII uma bula de Clemente IV estabelece para os frades o direito absoluto à criação dos “porcos de Santo António”. Estes eram marcados pelo TAU, signo que tem a forma da letra T que os frades traziam também inscrita sobre o hábito que vestiam» (Dias, 2016, p. 314).

Neste desenho, em vez da letra se articular sobre o fundo, ela é um centro (através de um «T» de acentuada verticalidade da haste) de uma ramificação textural, remetendo para entrelaçados típicos das iniciais da iluminura medieval.


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