Tau

N.º Inv.
ADP323
Data
c. 1989 – 1990
Materiais e técnicas
Tinta acrílica sobre madeira
Medidas
104 x 54 cm
Proveniência

Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. (Inv. FS 1053)

Inscrições

Sem inscrições

Esta obra, da série Tau, foi adquirida pelo Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves a Miriam Rewald Dacosta, em 2003. A vasta série, à qual esta obra pertence, seria apenas apresentada postumamente, sendo possível a partir de então avaliar a sua importância na produção final de Dacosta. O uso do «T» como elemento central na composição é uma característica desta marcante série, tal como a ausência de outros elementos que perturbem a sua colocação sendo estes apenas rodeados pela superfície por norma em tons escuros. Contudo, neste caso, existe uma proliferação do «T», na sua repetição sem ordem aparente, tal como acontece noutro Tau [ADP312], sob o habitual fundo de tons escurecidos da série.

Devido a um texto que António Dacosta ditou a Bernardo Pinto de Almeida explicando o sentido desta marcante série [ADP291], sabemos que o Tau se relaciona com Santo Antão (ou Santo António Abade) e com os frades Antoninos de Issenheim: «Esta ordem, criada em França nos finais do século XI na sequência de uma grande epidemia de uma doença conhecida pela designação de “fogo sagrado” que espalhou por várias regiões e para cuja cura eram invocadas as benesses de Santo António (o das tentações também conhecido por Santo Antão). (…) O crescente afluxo de peregrinos obrigava os frades a procurar fontes de rendimento através de coletas e também pela criação de porcos. No final do século XIII uma bula de Clemente IV estabelece para os frades o direito absoluto à criação dos “porcos de Santo António”. Estes eram marcados pelo TAU, signo que tem a forma da letra T que os frades traziam também inscrita sobre o hábito que vestiam» (Dias, 2016, p. 314).


Exposições


Bibliografia


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