TESTE 3
António Dacosta
Catálogo raisonné (1914 – 2014)
-
Um quadro – e é isso que Picasso nos prova – é um espelho maior que o mundo
«As Meninas de Picasso». O Estado de S. Paulo, 26 jul 1959
-
Nada é puro ou auto-suficiente. Tudo precisa de um título. (…), até Deus precisa de um título
«António Dacosta: a minha pintura é uma impureza que tende para a luz». O Primeiro de Janeiro, 25 mai 1988
-
Reencontrar a simplicidade das coisas é mais difícil do que parece
«Acerca da Exposição de Juan Cabanas hoje inaugurada no Estúdio do S. P. N.». Diário Popular, 29 nov 1943
-
Não se pinta para o passado nem para o futuro, menos ainda para a eternidade; pinta-se por uma imperiosa necessidade de presente
«Um tríptico de Lázaro Lozan». Diário Popular, 2 mar 1943
-
Há sempre uma calma e uma antítese da calma
Notas de Artes Plásticas, RTP, 1969
-
Não se deixa de fazer as coisas que se traz em si
«Artes Plásticas/Entrevista. António Dacosta: o regresso à pintura 25 anos depois». Expresso (Revista), 18 jun 1983
-
Um quadro tem os seus meandros
Ir além da periferia que o fecha é quase um acto ritual
Nada de equívocos. É preciso olhar, esquecer e esperar«O Pintor Mário Eloy». Panorama, n.º 20, abril 1944
OBRAS
-
- ADD408
Portugal Insular
c. 1939
Figura antropomórfica semelhante a um minotauro, ancorada na sua ação por vários elementos, entrelaçados e confundidos entre si como uma assemblage figurativa. (Fernando Rosa Dias)
-
- ADP746
Cena Aberta
1940
Sendo a maior tela pintada por Dacosta e falando em abertura no título, apresenta paradoxalmente, das suas imagens mais claustrofóbicas. (José Luís Porfírio)
-
- ADP748
Serenata Açoriana
c. 1940
Por vezes existe uma crueldade subtil e inquietante, e ao mesmo tempo poética, mas que define toda a originalidade da pintura surrealista de António Dacosta. (Mário de Oliveira)
-
- ADP29
Melancolia
1942
Haverá nostalgia que é tanto de um passado como de um futuro, quando a poesia não é mentira ou falsificação de memória. (Rui Mário Gonçalves)
-
- ADP31
A Festa
1942
É um dos primeiros quadros alegres de Dacosta, com subtilíssimo cromatismo parcialmente impressionístico servindo uma temática de nostalgias da infância açoriana. (Rui Mário Gonçalves)
-
- ADP72
Cuidados com os Filhos
c. 1948
Adquirida por Almeida Negreiros, esta pintura tornava-se a sua mais famosa obra desta fase abstrata, que coincidia com um momento final da sua gardual mitigação da produção. (Fernando Rosa Dias)
-
- ADP121
Sem título
1979
Poucas alegrias maiores tive na minha vida do que aquela que aquele quadro me deu. Outro efeito esse quadro teve, e no lugar devido do próprio pintor: foi fazê-lo voltar a pintar, com uma regularidade que parece de milagre e não é. (José-Augusto França)
-
- ADP29
Fonte de Sintra I. Saudades deste Sítio
1980
Como numa fonte de Sintra, a primeira que se fez, escreve “saudades deste sítio” como os namorados que nas mesas de madeira se obstinam a escrever corações e nomes deles com canivetes: a marca da sua passagem em ritual. (Pinto de Almeida)
-
- ADP29
Anjo
c. 1981
Esta pintura foi realizada sobre um tampo de madeira de queijo Camembert, algo que Dacosta já teria feito na série Paisagens da Terceira e que iria repetir em várias obras de estrutura circular, que realizaria até à primeira metade da década de 80. (Fernando Rosa Dias)
-
- ADP157
Dois Limões em Férias
1983
Não sei como aqueles limões foram ali parar. Não estavam inicialmente previstos. Os quadros são sempre a resposta iludida, furtam-se à intenção… (António Dacosta)
-
- ADP180
O Fio e a Agulha
1984
Ao utilizar, com extrema sensibilidade, a cor e a matéria, ora diluída e transparente, ora espessa e opaca, a pintura actual de António Dacosta evoca Bonnard e Matisse, no gozo sensual da textura, no recorte de silhuetas e na nitidez do contraste cromático. (Eurico Gonçalves)
-
- ADP244
Em Louvor de…
1986
Há na pintura de Dacosta um clima doméstico que não se quer perturbado. Uma intimidade à qual se vai prender não só os sonhos ou os objectos como o objecto maior (e igualmente amado) que é o espaço geográfico (João Miguel Fernandes Jorge)
-
- ADP753
Não há sim sem não. O Eremita
1983
Esta pintura enquadra-se numa questão temática amplamente trabalhada pelo pintor: o Tempo. A figura representada do lado direito espelha um tempo de reflexão, de escrita, de silêncio.(Patrícia Rosas)
-
- ADD606
Lapin du métro
1983
Este desenho, inspirado na Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, serviu de base para o projeto de decoração da futura estação do Metropolitano do Caís do Sodré, que viria após a morte de Dacosta a ser conduzido por Pedro Morais. (Fernando Rosa Dias)
Explore
EXPOSIÇÕES
BIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA
Antologia da obra
«Apenas alguns pedaços de madeira, restos de cartão, lápis de cor, chegam-lhe para retomar contacto com a imagem, para “brincar” com as ideias« (Miriam Dacosta)
Entrar