I Exposição de Artes Plásticas

Ciclo «Exposição de Artes Plásticas»

Esta exposição constituiu a primeira grande iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian no campo artístico, e foi organizada nas salas de exposição da Sociedade Nacional de Belas-Artes, antes da inauguração do seu edifício-sede, com o objetivo de apresentar o panorama das artes plásticas em Portugal, na sua heterogeneidade.
Prior to the inauguration of the Calouste Gulbenkian Foundation's main building, the Foundation held its first notable event in the form of an exhibition presenting the diversity of the Portuguese art scene. The show was staged in the galleries of the Sociedade Nacional de Belas-Artes (National Society of Fine Arts).

A realização da «Exposição de Artes Plásticas» terá resultado de uma deliberação de março de 1957 e constituiu a primeira grande iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) no campo artístico. Para tal, a FCG patrocinou a remodelação das salas de exposição da SNBA.

Esta exposição teve como principal objetivo «proporcionar […] uma visão panorâmica do estado actual das artes plásticas em Portugal, constituindo, assim, um verdadeiro inquérito destinado a esclarecer certos problemas» (I Exposição de Artes Plásticas, 1957). Deste balanço destacou-se a heterogeneidade do meio artístico português, que combinava a vertente académica, ligada aos artistas naturalistas, e diferentes tendências da arte moderna, relacionadas com o abstracionismo ou com novas variantes da figuração.

Apesar da assumida vocação heterogénea da exposição, vários pintores ligados à escola naturalista, e pertencentes ao Grupo de Artistas Portugueses, criticaram publicamente o júri de seleção, considerando que este havia privilegiado a arte moderna e, sobretudo, a via abstrata. A «Exposição de Artes Plásticas» ficaria, por isso, marcada por um confronto entre Naturalismo e Abstracionismo.

Os Grandes Prémios foram entregues a Eduardo Viana (pintura) e Barata Feyo (escultura). Foram igualmente premiados Dordio Gomes, Abel Manta, Júlio Resende e Guilherme Camarinha (pintura); António Duarte, Joaquim Correia e Jorge Vieira (escultura); Bernardo Marques (aguarela); António Areal (desenho) e Teresa Sousa (gravura).

Foi ainda atribuído um prémio de pintura «extra-concurso» a José de Almada Negreiros, que acabaria por gerar polémica e sintetizar a direção seguida pela Fundação. Segundo as palavras de Leonor Oliveira, «a FCG atribuiu, portanto, um prémio “extra” não às obras apresentadas por Almada, mas ao seu prestígio, manifestando uma atitude ambígua face à arte contemporânea» (Oliveira, Fundação Calouste Gulbenkian: Estratégias de apoio…, 2013, p. 114).

No contexto desta exposição, a FCG organizou o primeiro concurso de atribuição de bolsas artísticas. Enquanto os prémios distinguiram sobretudo artistas já consagrados, as bolsas foram atribuídas a jovens artistas que procuravam entrar em contacto com os centros artísticos internacionais.

Leonor de Oliveira, 2014

The decision to put up the Exposição de Artes Plásticas [Fine Arts Exhibition] was planned in March of 1957 and it became the first major initiative of the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) in the arts. For that purpose, FCG sponsored the remodelling of SNBA’s exhibition halls. This exhibition aimed mainly at “providing [...] a panoramic view of the current state of fine arts in Portugal, becoming, thus, a real survey to clarify certain problems” (Exposição de Artes Plásticas, 1957). Overall, the heterogeneity of the Portuguese artistic scene was highlighted, comprehending a more academic line associated to naturalist artists, and also different trends in modern art, related to abstraction or new variants of figuration.

In spite of the heterogeneous vocation claimed by the exhibition, several painters who were related to the naturalist school and belonged to the Grupo de Artistas Portugueses [Portuguese Artists Group] publicly criticised the Selection Jury, since the latter seemed to have privileged modern art, especially abstract artworks. The Fine Arts Exhibition would therefore be marked by a confrontation between Naturalism and Abstraction.

The Grand Prizes were awarded to Eduardo Viana (Painting) and Barata Feyo (Sculpture).  Dordio Gomes, Abel Manta, Júlio Resende and Guilherme Camarinha (Painting); António Duarte, Joaquim Correia and Jorge Vieira (Sculpture), Bernardo Marques (Watercolor), António Areal (Drawing) and Teresa Sousa (Engraving) were also rewarded.

Furthermore, a collateral Prize in Painting was awarded to José de Almada Negreiros, eventually generating controversy and outlining the direction to be followed by the Foundation. According to Leonor Oliveira, “the FCG awarded, hence, an ‘extra’ prize to Almada’s prestige instead of his work presented in the contest, which revealed an ambiguous attitude towards contemporary art. (...)” (Oliveira, Fundação Calouste Gulbenkian: estratégias de apoio…, 2013, p. 114) (our translation)

In the context of this exhibition, the FCG ran its first artistic grant contest.  While the prizes mainly recognised reputed artists, the grants were awarded to young artists who were looking establish contacts with international artistic centres.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Ciclo de conferências

[I Exposição de Artes Plásticas]

9 dez 1957 – 19 dez 1957
Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA)
Lisboa, Portugal
16 dez 1957
Escola de Belas-Artes da Universidade do Porto (ESBAP)
Porto, Portugal
17 dez 1957
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FL-UC)
Coimbra, Portugal
Encontro

Apresentação dos Artistas da I Exposição de Artes Plásticas

14 dez 1957
Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA)
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[I Exposição de Artes Plásticas]

1957
Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA)
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Pavilhão de receção das obras de arte
Pavilhão de receção das obras de arte
Pavilhão de receção das obras de arte
Pavilhão de receção das obras de arte
Pavilhão de receção das obras de arte
Pavilhão de receção das obras de arte
Pavilhão de receção das obras de arte
Pavilhão de receção das obras de arte
Visita de estudo
Cerimónia de receção aos artistas participantes
Cerimónia de receção aos artistas participantes
Cerimónia de receção aos artistas participantes
Cerimónia de receção aos artistas participantes
Cerimónia de receção aos artistas participantes
Cerimónia de receção aos artistas participantes
General Craveiro Lopes e José de Azeredo Perdigão (ao centro)
General Craveiro Lopes, presidente da República, Maria José Mendonça (Museu Calouste Gulbenkian) e Cardeal Cerejeira (ao centro)
José de Azeredo Perdigão (à esq.) e Reynaldo dos Santos (à dir.)
General Craveiro Lopes, presidente da República, José de Azeredo Perdigão (à esq.), Maria José Mendonça (ao centro) e Cardeal Cerejeira (à dir.)
General Craveiro Lopes, presidente da República, José de Azeredo Perdigão, Cardeal Cerejeira (ao centro) e Francisco de Paula Leite Pinto, ministro da Educação Nacional (à esq.)
José de Azeredo Perdigão e Cardeal Cerejeira (ao centro)
General Craveiro Lopes, presidente da República (à esq.), José de Azeredo Perdigão (à dir.) e Cardeal Cerejeira (ao centro)
General Craveiro Lopes, presidente da República, José de Azeredo Perdigão, Cardeal Cerejeira, Maria José Mendonça e Francisco de Paula Leite Pinto, ministro da Educação Nacional (à esq.)
General Craveiro Lopes, presidente da República, Cardeal Cerejeira, José de Azeredo Perdigão, presidente da FCG, Francisco de Paula Leite Pinto, ministro da Educação Nacional, Maria José Mendonça e Reynaldo dos Santos
General Craveiro Lopes, presidente da República e Cardeal Cerejeira
General Craveiro Lopes, presidente da República Portuguesa
General Craveiro Lopes, presidente da República, Maria José Mendonça (à esq.), Cardeal Cerejeira (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José de Azeredo Perdigão
General Craveiro Lopes, presidente da República, Maria José Mendonça (à esq.), Cardeal Cerejeira (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Cardeal Cerejeira e José de Azeredo Perdigão (ao centro)
Francisco da Paula Leite Pinto, ministro da Educação Nacional (à esq.), Cardeal Cerejeira (à dir.) e José de Azeredo Perdigão (ao centro)
General Craveiro Lopes, presidente da República, Cardeal Cerejeira, José de Azeredo Perdigão, presidente da FCG e Reynaldo dos Santos
General Craveiro Lopes, presidente da República (à esq.) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
General Craveiro Lopes, presidente da República e Maria José Mendonça (à esq.)
General Craveiro Lopes, presidente da República (à esq.), Cardeal Cerejeira (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (atrás, à esq.)
General Craveiro Lopes, presidente da República (à esq), Cardeal Cerejeira (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Reynaldo dos Santos, General Craveiro Lopes, presidente da República, José de Azeredo Perdigão, presidente da FCG, e Maria José Mendonça
General Craveiro Lopes, presidente da República (à esq.), Maria José Mendonça (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)

Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 18380

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém recortes de imprensa e relatório redigido por Madalena Cabral («Visitas Infantis: Relatório», datado de 24 fev. 1958). 1957 – 1958

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 18381

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação sobre júri e prémios, correspondência, orçamentos, despesas, aquisição de obras, atas, listagem de artistas e obras, concessão e recusa de bolsas de estudo. 1957 – 1958

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 18382

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém lista de artistas coconrrentes à exposição e bolsas de estudo, informação relativa à concessão de bolsas de estudo e de aquisição de obras. 1957 – 1958

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 18383

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém cartaz da exposição. 1957 – 1958

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 18384

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém o catálogo da exposição. 1957 – 1958

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 18385

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação sobre as conferências realizadas no âmbito da exposição. 1957 – 1958

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 18386

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações sobre as receções realizadas no âmbito da exposição assim como lista de artistas e correspondência. 1957 – 1958

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 18387 a SBA 18408

Pastas com documentação referente à produção da exposição. Contém informações sobre a exposição relativamente a artistas concorrentes. 1957 – 1958

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 00108

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência entre o presidente da FCG, José de Azeredo Perdigão, e o embaixador Pedro Theotónio Pereira. 1955 – 1959

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/390 a CFT032.1/402

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/290 a CFT032.1/419

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/368 a CFT032.1/373n

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/142 a CFT032.1/177

Coleção fotográfica, p.b.: objetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/360 a CFT032.1/367

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/178 a CFT032.1/250; CFT032.1/260 a CFT032.1/263

Coleção fotográfica, p.b.: objetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/385 a CFT032.1/389

Coleção fotográfica, p.b.: visita de estudo (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/1 a CFT032.1/140n; CFT032.1/252 a CFT032.1/258n

Coleção fotográfica, p.b.: objetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/375 a CFT032.1/384

Coleção fotográfica, p.b.: visita de estudo (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/270 a CFT032.1/272

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/273 a CFT032.1/289

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/294 a CFT032.1/298

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/403 a CFT032.1/408

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/299 a CFT032.1/301

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/354; CFT032.1/270 a CFT032.1/419

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos: inauguração, visita guiada (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/390 a CFT032.1/402n

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/322 a CFT032.1/419

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/313 a CFT032.1/321

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT032.1/302 a CFT032.1/312

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1957


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