• Veneza, 1505
  • Têmpera e óleo (?) sobre madeira
  • Inv. 208
  • Assinada e datada: VICTOR CARPATHIUS/MDV

Sagrada Família e Doadores

Vittore Carpaccio

A obra, que tem como tema central a Adoração do Menino, é considerada um dos mais notáveis trabalhos do artista e data do ano de 1505. Na cartela, situada na base da tábua, pode ler-se a inscrição «VICTOR CARPATHIUS/MDV».

Os doadores, seguramente individualidades destacadas da sociedade veneziana, são representados de maneira realista, à escala das personagens sagradas. Esta forma de integração na cena é testemunho de uma prática figurativa generalizada a partir do século XV e que reflete a penetração de valores humanistas na arte. O Menino Jesus, despojado de atributos divinos, assume, no centro da composição, uma dimensão terrena.

O pintor representa o episódio recorrendo a uma sobreposição de planos narrativos autónomos que, definidos num cromatismo rico e luminoso, desenvolvem o espaço em profundidade. A perspetiva é sugerida através da alteração de escala das figuras, constituindo-se o plano intermédio pelo alinhamento dos reis magos a cavalo. Um esbatimento cromático progressivo conduz o olhar do observador até à ténue diferenciação que delimita a fronteira entre céu e terra.

A complexidade da composição, onde se combinam verticais e diagonais harmoniosamente posicionadas e agrupamentos decorativos tratados com minúcia, remetem, por sua vez, para uma aspiração fundamental da época: a procura de equilíbrio.

Richard Henry, 7.º Barão de Berwick, Londres; Thomas Henry, 8.º Barão de Berwick. Adquirida por Calouste Gulbenkian por intermédio de Colnaghi, Londres, 9 de dezembro de 1924.

A. 90,1 cm; L. 133,9 cm

Washington D. C. 1950

European Paintings from the Gulbenkian Collection, catálogo da exposição. Washington D. C.: National Gallery of Art, 1950, pp. 16-17, n.º 3.

Lauts 1962

Jan Lauts, Carpaccio Paintings and Drawings. Londres: Phaidon, 1962, pp. 243-244, n.º 57.

Veneza 1963

Pietro Zampetti, Vittore Carpaccio, catálogo da exposição. Veneza: Palazzo Ducale, 1963, pp. 220-223, n.º 47.

Sampaio 2009

Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 36-37, cat. 10.

Lisboa 2011

Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2011, p. 107, cat. 82.

Atualização em 15 maio 2023

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.