- Veneza, 1505
- Têmpera e óleo (?) sobre madeira
- Inv. 208
- Assinada e datada: VICTOR CARPATHIUS/MDV
Sagrada Família e Doadores
A obra, que tem como tema central a Adoração do Menino, é considerada um dos mais notáveis trabalhos do artista e data do ano de 1505. Na cartela, situada na base da tábua, pode ler-se a inscrição «VICTOR CARPATHIUS/MDV».
Os doadores, seguramente individualidades destacadas da sociedade veneziana, são representados de maneira realista, à escala das personagens sagradas. Esta forma de integração na cena é testemunho de uma prática figurativa generalizada a partir do século XV e que reflete a penetração de valores humanistas na arte. O Menino Jesus, despojado de atributos divinos, assume, no centro da composição, uma dimensão terrena.
O pintor representa o episódio recorrendo a uma sobreposição de planos narrativos autónomos que, definidos num cromatismo rico e luminoso, desenvolvem o espaço em profundidade. A perspetiva é sugerida através da alteração de escala das figuras, constituindo-se o plano intermédio pelo alinhamento dos reis magos a cavalo. Um esbatimento cromático progressivo conduz o olhar do observador até à ténue diferenciação que delimita a fronteira entre céu e terra.
A complexidade da composição, onde se combinam verticais e diagonais harmoniosamente posicionadas e agrupamentos decorativos tratados com minúcia, remetem, por sua vez, para uma aspiração fundamental da época: a procura de equilíbrio.
Richard Henry, 7.º Barão de Berwick, Londres; Thomas Henry, 8.º Barão de Berwick. Adquirida por Calouste Gulbenkian por intermédio de Colnaghi, Londres, 9 de dezembro de 1924.
A. 90,1 cm; L. 133,9 cm
Washington D. C. 1950
European Paintings from the Gulbenkian Collection, catálogo da exposição. Washington D. C.: National Gallery of Art, 1950, pp. 16-17, n.º 3.
Lauts 1962
Jan Lauts, Carpaccio Paintings and Drawings. Londres: Phaidon, 1962, pp. 243-244, n.º 57.
Veneza 1963
Pietro Zampetti, Vittore Carpaccio, catálogo da exposição. Veneza: Palazzo Ducale, 1963, pp. 220-223, n.º 47.
Sampaio 2009
Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 36-37, cat. 10.
Lisboa 2011
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2011, p. 107, cat. 82.