- Inglaterra, c. 1775
- Óleo sobre tela
- Inv. 429
Retrato de Mrs Lowndes-Stone
A pintura foi quase seguramente executada por ocasião do casamento de Elisabeth Garth com o seu primo William Lowndes-Stone a 15 de julho de 1775. A composição obedece genericamente à requintada tipologia de retrato de corpo inteiro introduzida por Van Dyck em Inglaterra na década de 1630, altura em que o mestre foi pintor oficial da corte do rei Carlos I.
A figura alongada traja vestido de seda salmão e xaile de gaze transparente rematado por franja dourada. Apresenta-se «ao natural», de pé, enquadrada por paisagem, tão ao gosto da pintura local. O estilo sofisticado do retrato não contraria a informalidade da pose e a frescura cativante do modelo. A obra conserva, pelo contrário, a espontaneidade característica da melhor produção do pintor no género.
O quadro apresenta semelhanças com outras representações femininas realizadas pelo artista no mesmo período, fazendo-se destacar, no entanto, por uma incomparável distinção. Foi, por isso, justamente considerado como um dos mais belos retratos da autoria de Thomas Gainsborough, vulgarmente considerado o «intérprete ideal da mulher inglesa».
Catherine Charlotte Lowndes-Stone Norton; Barão Alfred Charles de Rothschild; Almina, condessa de Carnavon. Adquirida por Calouste Gulbenkian a Duveen, Londres, 15 de novembro de 1923.
A. 232 cm; L. 153 cm
Washington D. C. 1950
European Paintings from the Gulbenkian Collection, catálogo da exposição. Washington D. C.: National Gallery of Art, 1950, pp. 34-35, cat. 12.
Waterhouse 1958
Ellis Waterhouse, Gainsborough. Londres: E. Hulton, 1958, pp. 26, 79, n.º 459.
Sampaio 2009
Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 112-113, cat. 46.
Lisboa 2011
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2011, p. 158, cat. 134.