- França, 1793
- Óleo sobre tela
- Inv. 264
- Assinada e datada: Vincent pinxit Paris 1793
Retrato de Mademoiselle Duplant
Célebre cantora da Opéra de Paris, Rosalie Duplant iniciou a sua carreira em 1763, tendo-se retirado do palco cerca de vinte anos mais tarde, em data anterior à realização deste retrato. Brilhou em particular na ópera Atys, composta em 1780 por Niccolò Piccinni, que se evoca na partitura aberta sobre a estante do pianoforte. É ainda possível ler-se no mesmo a inscrição «Merken Parisiis fecit 1785», alusão ao fabricante de instrumentos musicais Johann Kilian Merken.
A pintura denuncia o gosto da época por motivos herdados da Antiguidade Clássica. Assim, o espaldar da cadeira apresenta um trabalho de decoração em friso, à l’étrusque, constituído pelo alinhamento de pequenas figuras pintadas sobre madeira. Esta prática, já presente no estilo Luís XVI, veio a difundir-se plenamente enquanto característica do estilo Diretório.
Refira-se a importância de Vincent enquanto seguidor das correntes estéticas reformadoras e o seu envolvimento no início do movimento neoclássico, em data anterior ao seu rival David. Nesta composição, linear e ordenada, a suavidade de tons, a valorização do desenho e a preferência pela simetria revelam alguns fundamentos essenciais associados ao novo conceito.
Adquirida por Calouste Gulbenkian a Wildenstein, Paris, junho de 1921.
A. 115 cm; L. 87,5 cm
Sampaio 2009
Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 110-111, cat. 45.
Lisboa 2011
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2011, p. 171, cat. 150.