- França, c. 1878
- Óleo sobre tela
- Inv. 420
Retrato de Henri Michel-Lévy
Representa-se na tela a figura do pintor Henri Michel-Lévy, artista que manteve contacto com alguns nomes ligados ao movimento impressionista. A representação do tema, «artista em ateliê», não é inédita na obra de Degas, já que cerca de 1868 o pintor havia realizado o retrato de James Tissot (The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).
Na composição, para além do quadro esboçado à direita, uma atualização do tema da fête galante em estilo impressionista, merece destaque a pintura As Regatas, já que através desse pormenor é possível estabelecer um paralelo entre o manequim no chão e a sua representação na tela, em ambos os casos de costas voltadas para o artista, aspeto que foi já entendido como uma «imitação da imitação da realidade». O universo complexo e inquietante da composição parece assim remeter para uma leitura original da relação entre verdade e ilusão, podendo constituir, ainda, uma reflexão sobre a razão de ser da arte e sobre a circunstância inevitável da morte.
Finalmente, no interior do espaço comprimido e solitário, o pintor introduz ainda um elemento que perturba a aparência mais ou menos estática da representação adotando para o efeito um enquadramento descentrado e uma perspetiva inesperada. Na cena insólita projeta-se sobretudo Degas, observador lúcido e impiedoso da realidade.
Henri Michel-Lévy, Paris; Boussod Valadon, Paris; Sir George A. Drummond, Montreal. Adquirida por Calouste Gulbenkian por intermédio de Colnaghi, Christie's, Londres, 26 de junho de 1919.
A. 40 cm; L. 28 cm
Lemoisne 1946
Paul-André Lemoisne, Degas et son œuvre. Paris: Arts et Métiers Graphiques, 1946, vol. II, p. 166, n.º 326.
Reff 1968
Theodore Reff, «The pictures within Degas’s pictures», The Metropolitan Museum Journal, 1968, vol. I, p. 152.
Sampaio 2009
Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 222-223, cat. 100.
Lisboa 2011
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2011, p. 186, cat. 165.