• França, 1885
  • Óleo sobre tela
  • Inv. 69
  • Assinado e datado em baixo, à esquerda: Fantin 85
  • Pintura

Cesto com Rosas

Henri Fantin-Latour

As composições com motivos de flores constituíram, desde a década de 1860, um dos temas preferenciais da obra de Henri Fantin-Latour, tendo marcado presença na sua produção até ao final da carreira. A representação de arranjos de rosas, em particular, deu lugar a um número elevado de obras, surgindo as mesmas reproduzidas dos mais diversos pontos de vista, sujeitas, naturalmente, a múltiplos arranjos.

O artista concebeu esta pintura de forma  muito simples, ocupando o cesto com rosas praticamente toda a superfície da composição. O fundo monocromático contribui para acentuar a observação imediata das flores, cuidadosamente dispostas no interior do cesto, numa composição próxima de Bowl of Roses on a Marble Table [Bouquet de Rosas numa Mesa de Mármore] (The Clark Art Institute, Williamstown), de 1885 e Bouquet de Flores (Coleção Sir Alfred Beit, Irlanda), de 1889. Todavia, ao invés de se constatar uma monotonia na repetição abundante do tema, reconhece-se antes em cada pintura particularidades específicas, às quais Fantin-Latour adiciona, de uma forma ou de outra, qualidade própria.

Leonard Gow, Craigendoran. Adquirido por Calouste Gulbenkian por intermédio de Colnaghi, Christie’s, Londres, 9 de maio de 1924 (lote 54).

A. 59 cm; L. 73,8 cm

Sampaio 2009

Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 214-215, cat. 96.

Lisboa 2009

Henri Fantin-Latour (1836-1904), catálogo de exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2009, pp. 181, 199, cat. 69.