Tapeçarias de Portalegre

Programa de Cultura Portuguesa no Brasil

Exposição integrada no Programa de Cultura Portuguesa no Brasil, organizado com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian, cujos eventos (nomeadamente, exposições de tapeçaria, gravura, azulejo, um recital de piano e conferências) foram organizados por ocasião da visita ao Brasil do presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes.
Exhibition included in the Portuguese Cultural Programme in Brazil arranged in collaboration with the Calouste Gulbenkian Foundation for a visit to Brazil by Portuguese president António Ramalho Eanes. The exhibition was organised together with shows on tapestry, prints and azulejo tiles, as well as a piano recital and conferences.

A exposição «Tapeçarias de Portalegre» foi integrada no Programa de Cultura Portuguesa no Brasil, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Fundo de Fomento de Exportação, com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), da Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre.

Esta iniciativa surgiu após a realização de uma reunião que juntou, no dia 19 de abril de 1978, o representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mattos Taquenho, o pintor e coordenador do Gabinete das Atividades Externas da Secretaria de Estado da Cultura, Nikias Skapinakis, e ainda o representante do Fundo de Fomento de Exportação. Nessa ocasião foi debatida uma proposta para organizar e apresentar um programa dedicado à cultura portuguesa aquando da visita do presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, ao Brasil (Nota interna de José Sommer Ribeiro, 26 abr. 1978, Arquivos Gulbenkian, SEM 00126).

A Fundação Calouste Gulbenkian apoiou esta iniciativa e colaborou na sua organização. A sua participação consistiu sobretudo na produção e apresentação da exposição dedicada às «Tapeçarias de Portalegre», coordenada pelo então diretor do Serviço de Exposições e Museografia da FCG, José Sommer Ribeiro. A mostra apresentou cerca de 30 tapeçarias da autoria de um conjunto de artistas nacionais e internacionais e esteve patente, numa primeira fase, no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Foi inaugurada no dia 22 de maio de 1978.

Reuniu peças pertencentes à Coleção Gulbenkian e a outras coleções privadas, nomeadamente a da Manucfatura de Portalegre, apresentando cartões de grandes artistas, como Almada Negreiros, Carlos Botelho, Le Corbusier ou Vieira da Silva, e documentando, nas palavras de Jean Lurcat referindo-se à Manufactura de Portalegre, «les meilleurs tapissiers du monde» («Exposições portuguesas no Rio e em S. Paulo», Diário de Notícias, 20 jun. 1978).

A mostra dedicada à produção têxtil organizada pela FCG foi ainda acompanhada por mais duas exposições, cada uma delas dedicada a uma vertente artística intimamente ligada à cultura portuguesa: o azulejo e a gravura. Ambas as exposições foram apresentadas simultaneamente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a 26 de maio de 1978, contando com o apoio do Fundo de Fomento de Exportação no transporte das peças.

A exposição dedicada à arte da gravura portuguesa, coordenada por Fernando Calhau e apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, apresentou um conjunto de 125 trabalhos de 61 artistas, constituindo-se como uma «importante demonstração da obra dos nossos gravadores» (Ibid.).

Exposta no mesmo espaço da gravura, a arte do azulejo documentou a evolução do azulejo português do século XV ao século XX. Além dos exemplares mais conhecidos, apresentou criações mais contemporâneas de Maria Keil, Querubim Lapa, entre outros. Com o intuito de complementar esta mostra, Rafael Calado dissertou, ao longo de três conferências, sobre o uso do azulejo em Portugal, dos seus primórdios até à contemporaneidade, e sobre a sua utilização no Brasil.

A exposição «Tapeçarias de Portalegre» conheceu um êxito invulgar no Brasil. A inauguração contou com a presença de importantes personalidades, como o presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, o embaixador do Brasil, Carlos Alberto da Fontoura, e o diretor do Serviço de Exposições e Museografia (SEM), José Sommer Ribeiro.

Carlos Alberto da Fontoura, num ofício enviado a José Sommer Ribeiro, felicitou o diretor do SEM pelo «trabalho de selecção e de montagem da mostra – um dos acontecimentos de mais alto nível artístico que se verificou em Brasília neste primeiro semestre de 1978» (Carta de Carlos Alberto da Fontoura para José Sommer Ribeiro, 6 jun. 1978, Arquivos Gulbenkian, SEM 00126).

Além dos projetos expositivos, o programa cultural foi ainda marcado por um recital de piano por Sequeira Costa, realizado no Museu de Arte Moderna de São Paulo, e pelas apresentações de três obras de autores portugueses, que tiveram lugar no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, contando com a colaboração da Secretaria de Estado da Cultura e da Livraria Portugália.

A Universidade de Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, acolheu, no âmbito deste conjunto de iniciativas culturais, uma conferência proferida pela etnógrafa Margarida Ribeiro, subordinada ao tema «Etnografia portuguesa – duas dicotomias e unidade cultural», ao mesmo tempo que o Real Gabinete Português de Leitura «apresentou ao público, também no Rio de Janeiro, uma natural colecção de livros ilustrados, consagrados à história de arte portuguesa» («Exposições portuguesas no Rio e em S. Paulo», Diário de Notícias, 20 jun. 1978).

Decorridos aproximadamente dezassete anos sobre esta iniciativa cultural no Brasil, a Fundação Calouste Gulbenkian organizaria uma exposição dedicada exclusivamente à Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, apresentando um notável conjunto de 60 peças cedidas por instituições públicas e privadas. Esteve patente no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, de 26 de setembro a 15 de dezembro de 1996.

Joana Atalaia, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Degelo

Alice Jorge (1924-2008)

Degelo, Inv. TP23

Dia cinzento

Anna Christina Dryselius

Dia cinzento, Inv. TP9

Espaço Ilusório

Eduardo Nery (1938-2013)

Espaço Ilusório, 1969/70 / Inv. TP13

Artista e Modelo

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Artista e Modelo, Inv. TP8

Mulheres na Praia

Júlio Pomar (1926-2018)

Mulheres na Praia, Inv. 81P447

Paisagem do meu Jardim

Manuel Cargaleiro (1927-)

Paisagem do meu Jardim, 1976 / Inv. TP24

Reflexo

Manuel Casimiro (1941-)

Reflexo, 1970/71 / Inv. TP10

Cubo

Maria Velez (1935-)

Cubo, 1965 / Inv. TP14

sem título

Rogério Ribeiro (1930-2008)

sem título, 1964 / Inv. TP25

Figuras

Rolando Sá Nogueira (1921-2002)

Figuras, 1964 / Inv. TP15

Degelo

Alice Jorge (1924-2008)

Degelo, Inv. TP23

Dia cinzento

Anna Christina Dryselius

Dia cinzento, Inv. TP9

Espaço Ilusório

Eduardo Nery (1938-2013)

Espaço Ilusório, 1969/70 / Inv. TP13

Artista e Modelo

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Artista e Modelo, Inv. TP8

Mulheres na Praia

Júlio Pomar (1926-2018)

Mulheres na Praia, Inv. 81P447

Paisagem do meu Jardim

Manuel Cargaleiro (1927-)

Paisagem do meu Jardim, 1976 / Inv. TP24

Reflexo

Manuel Casimiro (1941-)

Reflexo, 1970/71 / Inv. TP10

Cubo

Maria Velez (1935-)

Cubo, 1965 / Inv. TP14

sem título

Rogério Ribeiro (1930-2008)

sem título, 1964 / Inv. TP25

Figuras

Rolando Sá Nogueira (1921-2002)

Figuras, 1964 / Inv. TP15


Eventos Paralelos


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00126

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa sobre aspetos organizativos, recortes de imprensa e informações sobre a cedência de obras. 1978 – 1978


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