Tatiana Álamos e sua Magia

Exposição da artista chilena Tatiana Álamos (1935), organizada em colaboração com a Embaixada do Chile em Portugal. Comissariada pela crítica de arte Ana Helfant, a mostra divulgou vertentes da arte latino-americana que fossem além das manifestações de arte brasileira, mais conhecidas em Portugal por motivos que se prendem com a sua identidade histórica.
Exhibition of the work of Chilean artist Tatiana Álamos (1935) organised by the Calouste Gulbenkian Foundation in close collaboration with the Embassy of Chile in Portugal. Curated by art critic Ana Helfant, the show revealed other sides to Latin-American art, aside from the Brazilian artistic expressions regularly presented in Portugal due to historical ties.

A exposição de Tatiana Álamos (1935), organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian com a estreita colaboração da Embaixada do Chile em Portugal, visou divulgar vertentes da arte latino-americana que fossem além das manifestações de arte brasileira, mais conhecidas em Portugal por razões de identidade histórica.

A exposição foi inaugurada a 22 de janeiro de 1985 na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 0) e esteve patente até 12 de fevereiro do mesmo ano. Com posterior itinerância em várias cidades francesas, mostrou o trabalho da artista no contexto da arte contemporânea do seu país, onde os objetos de arte popular enfatizam as lendas e os mitos latino-americanos.

Segundo a crítica de arte e comissária da exposição Ana Helfant, os trabalhos de tapeçaria criados por Tatiana Álamos, concebidos a partir de misturas de lã, madeira e missangas, estão eivados da «autêntica sabedoria de um continente e de um país […] as suas lendas e mitos» (Tatiana Álamos e Sua Magia, 1985).

Tanto a comissária da exposição como a artista estiveram presentes em Lisboa para a montagem das 18 peças. A artista Tatiana Álamos e Patricio Pozo, encarregado de negócios da Embaixada do Chile, enviaram cartas de agradecimento a José Sommer Ribeiro pela «extraordinária organização da exposição […], inaugurada com tanto êxito», e por todo o apoio prestado (Carta de Patricio Pozo para José Sommer Ribeiro, 23 jan. 1985, Arquivos Gulbenkian, SEM 00313).

Como evento associado à exposição, Patricio Pozo propôs a organização de uma conferência orientada por Ana Helfant, dedicada à pintura chilena e acompanhada por «vídeo-cassettes sobre aspectos culturais do Chile», todavia não foi possível confirmar a sua concretização (Carta de Patricio Pozo para José Sommer Ribeiro, 30 out. 1984, Arquivos Gulbenkian, SEM 00313).

Carolina Gouveia Matias, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Sommer Ribeiro (à esq.), a artista Tatiana Alamos (ao centro) e José Azeredo Perdigão (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0168-D00484

8 provas, cor, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa ) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0168-D00485

19 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0168-D00486

11 provas, p.b., cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0168-D00487

9 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1985

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.