Gravuras de Vieira da Silva

Exposição retrospetiva de gravuras de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), organizada pelo Instituto Cultural de Macau, em parceria com o Centro de Arte Moderna. Abrindo com a primeira litografia da artista, a mostra percorria quatro décadas de trabalhos de gravura, conciliados com a prática da pintura.
Retrospective exhibition of prints by of Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) organised by the Cultural Institute of Macau in partnership with the Modern Art Centre. The show covered four decades of the artist’s work in printmaking, opening with her first lithograph, together with her painting.

Exposição de gravuras de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), apresentada no Pavilhão do Lou Lim Ioc, em Macau, organizada pelo Instituto Cultural de Macau (ICM).

Esta exposição nasceu de uma grande vontade do ICM de expor a obra de Vieira da Silva durante as comemorações do 10 de Junho em Macau. Em resposta ao pedido de colaboração dirigido por Carlos Marreiros, diretor da referida instituição, a José Sommer Ribeiro, este último propõe como «hipótese viável […] que colocaria menos problemas» a mostra «Algumas obras de Vieira da Silva nas colecções portuguesas» (Carta de José Sommer Ribeiro para Carlos Marreiros, 1990, Arquivos Gulbenkian, CAM 00186).

Tal como o título sugere, esta incluiria muito possivelmente algumas das obras que haviam integrado a exposição «Vieira da Silva nas Colecções Portuguesas», comissariada por Sommer Ribeiro, com o apoio de Manuel de Brito, e apresentada, em 1987, no Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand.

Muito provavelmente, outro aspeto facilitador era o facto de, nesse mesmo ano, se encontrarem em curso os preparativos para a exposição «Vieira da Silva dans les Collections Portugaises», organizada pelo CAM e integrada na Europália Portugal, que veio a ter lugar no Musée d'Art Moderne dos Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique, de 27 de setembro a 8 de dezembro de 1991.

No entanto, já em fase avançada do projeto, a exposição de pintura a ser apresentada em Macau foi cancelada por decisão da artista, justificada pela crise internacional. Como alternativa, Sommer Ribeiro, com o apoio de Guy Weelen, propõe uma mostra da obra gravada de Vieira da Silva que havia sido apresentada um ano antes na Galerie Georges Pompidou, em Anglet, sob o título «Vieira da Silva: Estampes 1948-1989».

Guy Weelen procede a ligeiras alterações nas obras selecionadas, propondo uma exposição representativa da obra gravada de Vieira da Silva, quer em termos das técnicas exploradas, quer das temáticas desenvolvidas. Iniciada com a primeira litografia da artista, Toile de l'Araignée (1948), esta mostra percorria quatro décadas de trabalho, em que Vieira da Silva conciliara a prática da pintura com alguma produção de gravura. Torna-se evidente que as temáticas de eleição da artista – as bibliotecas, os labirintos, as cidades, os jardins e os azulejos – são transportadas para este medium. A escala, como seria inevitável, é outra. As composições sinuosas que marcam a sua pintura, onde forma e fundo muitas vezes se fundem, assistindo-se à geometrização de elementos figurativos, voltam a surgir em pequena e média escala. A avaliar pelas obras apresentadas, Vieira da Silva revela uma clara preferência pela litografia e pela serigrafia, ambas técnicas de gravura planográfica, ou seja, não resultantes de processos de gravação na matriz.

O primeiro contacto de Vieira da Silva com a gravura ocorre em 1929, enquanto estudante no Atelier 17, dirigido por Stanley William Hayter. Aí experimenta as técnicas de água-forte, ponta-seca e a gravura a buril, à qual retorna em 1959, para a série L'Inclémence Lointaine, destinada ao livro de poemas de René Char. No lugar da série, foi incluído nesta mostra um exemplar do livro de Char, ao qual se juntaram outros do mesmo autor, bem como de Cecília Meireles, André Malraux, José Bergamin, Guy Suarès e de Philippe-Maguilen Senghor, nos quais Vieira da Silva participara com gravuras.

A representar o uso da gravura noutros projetos encontravam-se a litografia UNESCO – La Paix (1986) e a serigrafia Projet Tapisserie Université Bâle (1983), correspondentes ao cartaz encomendado pela UNESCO por ocasião do Ano da Paz e ao projeto para a tapeçaria que lhe valeu, em 1954, o primeiro prémio do concurso lançado pela Universidade da Basileia.

Para acompanhar a exposição, o Instituto Cultural de Macau produziu, com o apoio dos comissários, um catálogo, no qual estão reproduzidas algumas das gravuras expostas, muitas das quais representadas na coleção do Centro de Arte Moderna.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Atlantide

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Atlantide, Inv. GE383

Aztèque

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Aztèque, Inv. GE363

Bibliothèque Humoristique

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Bibliothèque Humoristique, Inv. GE384

Bleu, Blanche, Noir

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Bleu, Blanche, Noir, Inv. GE369

Broadway

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Broadway, Inv. GE382

Carnaval

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Carnaval, Inv. GE408

Carte Marine (Paysage Baroque)

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Carte Marine (Paysage Baroque), Inv. GE326

Deux Mille Carreaux

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Deux Mille Carreaux, Inv. GE365

Deux Mille Carreaux

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Deux Mille Carreaux, Inv. GE380

Egypte

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Egypte, Inv. GE381

Ermitages (Bleu Tressé)

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Ermitages (Bleu Tressé), Inv. GE364

Faïence

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Faïence, Inv. GE373

Fronton

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Fronton, Inv. GE368

Goldoni

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Goldoni, Inv. GE396

Grottes

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Grottes, Inv. GE367

Grottes

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Grottes, Inv. GE366

Hiver

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Hiver, Inv. GE372

Hommage à Béla Bartók

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Hommage à Béla Bartók, Inv. GE394

Hommage à Jean Cassou

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Hommage à Jean Cassou, Inv. GE411

Hublots, He

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Hublots, He, Inv. GE375

Jardin

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Jardin, Inv. GE371

Jersey

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Jersey, Inv. GE378

L' Arbre

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

L' Arbre, Inv. GE407

L' Echiquier

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

L' Echiquier, Inv. GE336

L´Exode

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

L´Exode, Inv. GE343

La Bibliothèque

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

La Bibliothèque, Inv. GE321

La Chambre

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

La Chambre, 1977 / Inv. GE405

La Chapelle

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

La Chapelle, Inv. GE393

La foule

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

La foule, Inv. GE374

La Foule

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

La Foule, Inv. GE342

La Rue

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

La Rue, Inv. GE327

La Tour

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

La Tour, Inv. GE392

La Ville

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

La Ville, Inv. GE341

Le Balcon

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Le Balcon, Inv. GE412

Le jardin

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Le jardin, Inv. GE397

Le Jardin de Lucie

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Le Jardin de Lucie, Inv. GE377

Le Petit Ramoneur

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Le Petit Ramoneur, Inv. GE409

Le Village Bleu

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Le Village Bleu, Inv. GE404

Les Fontaines de Rome

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Les Fontaines de Rome, Inv. GE400

Les Grilles

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Les Grilles, Inv. GE333

Les tours

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Les tours, Inv. GE379

Lettre d'Amour

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Lettre d'Amour, Inv. GE386

Minuit

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Minuit, Inv. GE339

Nef

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Nef, Inv. GE370

Sem Título

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Sem Título, Inv. GE328

Transparence

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Transparence, Inv. GE334

Transylvanie

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Transylvanie, Inv. GE385

Variations sur un Thème

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Variations sur un Thème, Inv. GE387

Verte

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Verte, Inv. GE320


Publicações


Multimédia


Documentação


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00186

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, dois projetos de exposição propostos por Guy Weelen para a mostra da artista Maria Helena Vieira da Silva a ser apresentada em Macau, lista de obras para efeitos de seguro, lista de livros, guias de transporte, catálogo da exposição. 1988 – 1991


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.