Helena Almeida. Frisos

Ciclo «Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte»

Exposição organizada no âmbito do ciclo «Fotografia como Arte / Fotografia como Suporte», exibida no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Neste ciclo foram apresentados três fotógrafos e três pintores, incluindo a artista Helena Almeida (1934-2018), que expôs um friso de 47 metros de comprimento, composto por 262 fotografias.
Exhibition held as part of the Photography as Art/Photography as Medium series and displayed at the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation. The series presented three photographers and three painters, including artist Helena Almeida (1934-2018), whose pieces featured a 47-metre-long frieze comprising 262 photographs.

Quarta exposição do ciclo «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte», que decorreu no Centro de Arte Moderna, entre outubro de 1986 e maio de 1987. Antecedida por «Gérard Castello Lopes. Insignificâncias», «Cruz Filipe. Pintura» e «Fotografias de Jorge Molder», a esta exposição seguiram-se «Fotografias de Manuel Magalhães» e «Eduardo Nery. A Verdade da Ilusão».

Paralelamente às mostras e respetivas visitas guiadas, foram ainda organizados, com a colaboração do Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (ACARTE), dois colóquios para reflexão e debate sobre questões levantadas pela prática da fotografia na contemporaneidade. A complexidade e abrangência do tema é de imediato evidente pelos artistas selecionados: três fotógrafos, um do «momento decisivo», outro do nu feminino, e um outro de ficções, aos quais se juntavam três pintores que faziam usos distintos da fotografia. As exposições foram programadas de modo a apresentar de forma alternada os trabalhos dos fotógrafos e pintores selecionados.

Nesta exposição, Helena Almeida (1934-2018) apresentou um friso composto por 262 fotografias, que se estendia ao longo de 47 metros. Este trabalho surgia no seguimento de pesquisas anteriores, das quais faziam parte «desenhos habitados» (1975), «pinturas habitadas» (1975), «telas habitadas» (1976), mas também, por exemplo, a série A Casa (1983-84), Ponto de Fuga (Vanishing Point) (1982) ou o desenho O Atelier (1983). Aqui o corpo, a tela engradada e a mancha fazem novamente parte da composição. Contudo, o duplo aparece, neste caso, através das imagens em espelho posicionadas simetricamente, e a mancha negra que se alastra ou retrai é o «fato mutável» que cobre o corpo (Helena Almeida. Frisos, 1987). Na ação sequencial, o corpo (e o seu reflexo) percorre um espaço vazio, isento de força da gravidade. Ao longo do tempo, este vai libertando uma série de elementos (telas engradadas, cadeiras, candeeiro, a casa) que transportava consigo.

No prefácio para o catálogo, José Sommer Ribeiro cita uma declaração muito esclarecedora da artista, que poderia perfeitamente ser uma descrição desta obra: «Viver com o negro foi uma experiência de expansão num espaço incontrolável e vivo. Foi como se o meu interior fugisse para as extremidades do meu corpo e sem mais refúgio, saísse, ramificando-se e espalhando-se para um exterior indeterminado. […] As imagens interiores apareceram-me sempre tão directas e transbordantes que era como se eu estivesse virada do avesso e elas alastrassem como um borrão de tinta na água, rarefazendo-a – sem que eu pudesse evitar que estas imagens fossem o interior destas imagens, que estes trabalhos fossem a intimidade destes trabalhos.» (Helena Almeida. Frisos, 1987)

Através desta instalação fotográfica, cujo título remete para a tridimensionalidade da escultura e da arquitetura, para os espaços interior e exterior, a artista refletia não só sobre os limites da pintura, mas também sobre o modo como se processava o seu ato criativo.

Após ter sido apresentado na Sala de Exposições Temporárias do CAM, este «friso» integrou, a par das fotografias de Eduardo Nery (1938-2003) e de Manuel Magalhães (1945), o «Ciclo de Fotografia Portuguesa Contemporânea (Primeira Parte)», no Museu Luís de Camões (Macau), em 1988.

Mariana Roquette Teixeira, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

Sobre a Obra da Pintora Helena Almeida

24 mar 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Helena Almeida. Frisos]

15 mar 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal
Colóquio

Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte

3 dez 1987 – 4 dez 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Visita guiada
Pedro Tamen (à dir.)
Pedro Tamen

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00127

Pasta com o processo referente à produção da exposição. Contém correspondência, notas internas, orçamento para o catálogo e convites, texto para o catálogo e plano da exposição. 1986 – 1987

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00287

Pasta com o processo referente à organização da mesa-redonda sobre a obra Helena Almeida e à visita guiada à exposição por José Luís Porfírio. 1986 – 1987

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 01103

Pasta referente à organização da mesa-redonda e da visita guiada. Contém ficha de evento. 1987 – 1987

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00951

Pasta com o processo referente à organização exposição. Contém recortes de imprensa. 1986 – 1987

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/043-D02822

5 provas, p.b.: inauguração (FCG Lisboa) 1987

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/043-D02830

3 provas, p.b., visita guiada (FCG, Lisboa) 1987


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