30 Desenhos de Portinari

Exposição do artista brasileiro Cândido Portinari (1903-1962), proposta por Madalena de Azeredo Perdigão e organizada pelo Projeto Portinari, com a supervisão da professora, arquivista e investigadora Maria Rita Galvão. Comissariada pelo seu filho, João Cândido Portinari, a exposição integrou 30 desenhos e ainda cinco pinturas da Coleção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Exhibition of the work of Brazilian artist Cândido Portinari (1903-1962), proposed by Madalena de Azeredo Perdigão and organised by the Projeto Portinari, with direction from professor, archivist and researcher Maria Rita Galvão. Curated by the artist's son, João Cândido Portinari, the exhibition included 30 drawings in addition to five paintings from the Modern Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation.

A exposição de 30 desenhos do artista plástico brasileiro Candido Portinari (1903-1962) partiu da proposta de Madalena de Azeredo Perdigão, diretora do ACARTE, e foi organizada pelo Projeto Portinari, com a supervisão da professora, arquivista e investigadora brasileira Maria Rita Galvão, e comissariada conjuntamente com o filho do artista, João Candido Portinari. De facto, Madalena de Azeredo Perdigão apresentou esta ideia a João Candido Portinari após uma palestra sua, intitulada «Projeto Portinari: um homem, um tempo, uma nação», realizada no Centre Culturel Portugais, sede da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, a convite de José-Augusto França.

Surgiu, assim, a ideia de apresentar a mesma palestra em Lisboa, paralelamente a uma pequena exposição no Centro de Arte Moderna, tendo sido esta a primeira vez que o Projeto Portinari realizou uma exposição de originais fora do Brasil. A montagem da exposição foi feita a partir de fotografias enviadas pelo Projeto Portinari, com a supervisão de Maria Rita Galvão.

Com sede na Universidade Católica do Rio de Janeiro, este projeto, idealizado e iniciado pelo filho do artista, teve como principais objetivos localizar, fotografar e catalogar as mais de 4800 obras e 25 mil documentos do pintor, com a intenção de inventariar de forma sistemática o acervo e a vida de Portinari.

Além dos 30 desenhos, a exposição integrou cinco pinturas da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian e 30 posters (30 × 40 cm), mostrados ao público português na Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Moderna, de 23 de setembro a 11 de outubro de 1987. A exposição recebeu 4666 visitantes, registados entre 24 de setembro e 11 de outubro de 1987.

No âmbito da exposição, foi proferida uma conferência audiovisual por João Candido Portinari, que teve a duração de duas horas e foi constituída por três partes: breve resumo histórico sobre o Projeto Portinari, a sua inserção no movimento sociocultural contemporâneo brasileiro e seus objetivos; vida e época do artista, biografia ilustrada de Portinari, os homens e as ideias da sua geração e respetivo contexto histórico-cultural; retrospetiva abrangendo os principais temas desenvolvidos na obra de Portinari, acompanhada de banda sonora tradicional brasileira.

O texto assinado por José Sommer Ribeiro, e que introduz a exposição no catálogo, analisa a importância do trabalho de Portinari para o neorrealismo português, principalmente a partir da apresentação de O Café no Pavilhão do Brasil, por ocasião da Exposição do Mundo Português, em 1940.

Numa nota de agradecimento, João Candido Portinari refere «a amistosa acolhida que me dedicou» e a «competente organização de uma das mais belas […] exposições já realizadas com a obra do meu pai», terminando com a informação de que estaria a ser planeada pela Fundação uma exposição retrospetiva do trabalho de Portinari, a ser realizada em 1990 (Bilhete de João Candido Portinari para José Sommer Ribeiro, 25 set. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 0004).

Carolina Gouveia Matias, 2017

The exhibition of 30 drawings of the Brazilian plastic artist Candido Portinari (1903 –1962) arose from a proposal made by Madalena de Azeredo Perdigão, Director of the Department of Artistic Creation and Art Education (ACARTE).  The event was organized by the «Project Portinari», under the supervision of Maria Rita Galvão, a Brazilian professor, archivist and investigator and it was curated jointly with the artist’s son João Candido Portinari. In fact, Madalena de Azeredo Perdigão presented her idea to João Candido Portinari after his lecture entitled «Project Portinari: Um homem, Um Tempo, Uma Nação» [A man. A Time. A Nation], held at the Calouste Gulbenkian Paris Branch, the Centre Culturel Portugais (CCP), in Paris, at José-Augusto França invitation. The idea was to present the same lecture in Lisbon, together with a small exhibition at the Calouste Gulbenkian Foundation’s (FCG) Modern Art Centre (CAM) thus being the first time the «Project Portinari» presented an exhibition of originals works, outside Brazil. The setting up of the exhibition was organized through photographs sent by Project Portinari, with the supervision of Maria Rita Galvão.

The «Project Portinari», idealized and initiated by the artist’s son, based at the Universidade Católica do Rio de Janeiro [Rio de Janeiro Catholic University], had as one of its main goals to locate, photograph and catalog over 4800 works and 25000 documents of the painter, with the purpose of systematically taking inventory of Portinari’s collection and life. .

In addition to the 30 drawings, the exhibition also included 5 paintings from the CAM’s collection and 30 posters of 30 cm x 40 cm, presented to the Portuguese public in the CAM’s Temporary Exhibition Gallery from the September 23 to the October 11 of 1987. During this period of time, the exhibition had a total of 4666 visitors.

Within the scope of the exhibition, João Candido Portinari gave a two hours audiovisual talk, which was divided in three parts: a brief historical summary about «Project Portinari», its input in the contemporary sociocultural Brazilian movement and its goals; the artist’s life and era, Portinari’s illustrated biography, the men and ideas of his generation and the historical-cultural context of his time; and a retrospective, spanning the main topics developed in the artist’s work, accompanied by a traditional Brazilian soundtrack.

The catalogue text signed by Sommer Ribeiro, which introduces the exhibition, explores the importance of the role of Portinari’s work for Portuguese neo-realism, especially after  the presentation of the work O Café [The Coffee House] at  the Pavilhão do Brasil [Brazilian Pavilion], on the occasion of the Exposição do Mundo Português [Exhibition of the Portuguese World], in 1940.

In a found thanking note, signed by João Candido Portinari, he mentions “the friendly welcome which was dedicated to me”, and the “competent organization of one of the most beautiful [...] exhibitions already organized with the work of my father”, ending with the information that a retrospective exhibition of the work of Portinari was being planned by the FCG to be held in 1990 (Written note sent by João Candido Portinari to José Sommer Ribeiro, 25th sept. 1987, Gulbenkian Archives, CAM 004).


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Algodão (estudo para pintura mural sobre o ciclo económico)

Candido Portinari (1903-1962)

Algodão (estudo para pintura mural sobre o ciclo económico), Inv. 82PE120

Cacau (estudo para mural)

Candido Portinari (1903-1962)

Cacau (estudo para mural), Inv. 82PE122

Café (estudo para mural)

Candido Portinari (1903-1962)

Café (estudo para mural), (1936-44) / Inv. 82PE119

Fumo

Candido Portinari (1903-1962)

Fumo, (1936-44) / Inv. 82PE121

Garimpeiros (estudo para mural)

Candido Portinari (1903-1962)

Garimpeiros (estudo para mural), Inv. 82PE123


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

Portinari. Um Homem. Um Tempo. Uma Nação

6 out 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 2
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

Saudades de Portinari

9 out 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00041

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites, correspondência interna e externa, orçamentos e material para o catálogo. 1986 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 01172

Pasta com documentação referente à correspondência entre o Centro de Arte e várias entidades, organizada por ordem alfabética. 1987 – 1994


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