Exposição Comemorativa do Centenário de Claude Debussy

Exposição comemorativa da vida do compositor francês Claude Debussy (1862-1918), a quem a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Bibliothèque Nationale de France, quis homenagear. Além da seleção das peças, a cargo do bibliotecário François Lesure, a exposição proporcionou o contacto com acontecimentos pessoais e criativos da vida do músico.
Exhibition arranged by the Calouste Gulbenkian Foundation in collaboration with the Bibliothèque nationale de France in commemoration of the life of Claude Debussy (1862-1918). Paying homage to the French composer, the show featured pieces selected by librarian François Lesure for the occasion, in an event that traced several personal and creative events from Debussy's life.

Exposição evocativa do centenário do nascimento do compositor francês Claude Debussy (1862-1918), figura emblemática e decisiva para a História da Música, cujo mérito a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) quis homenagear, contribuindo para a «educação artística do povo português», intenção estatutária da instituição (Exposição Comemorativa do Centenário…, 1962).

Organizada pela Bibliothèque Nationale de France, em colaboração com o Serviço de Música da FCG, presidido à data por Madalena de Azeredo Perdigão, a exposição, vinda da Galerie Mansart, realizou-se em Lisboa, no Teatro Nacional D. Maria II, durante os meses de outubro e novembro de 1962. Para valorizar a ligação de Debussy a Portugal, foram integradas na apresentação portuguesa referências epistolográficas provenientes da correspondência trocada entre o compositor e diversas personalidades nacionais, nomeadamente o maestro e compositor Francisco de Lacerda (1869-1934).

Enquanto exposição didática e documental, procurou disponibilizar ao público o contacto com documentação iconográfica relevante, fazendo uma retrospetiva cronológica dos principais acontecimentos pessoais e criativos da vida do músico, mediados pelo acesso ao seu espólio e pela importante documentação proveniente de arquivos de instituições francesas e de particulares. A seleção das peças resultou da cautelosa orientação de François Lesure, bibliotecário do Departamento de Música da Bibliothèque Nationale de France, coorganizador da exposição e do seu catálogo.

Obedecendo a propósitos evocativos, o certame contou com um projeto expositivo que procurou integrar elementos de reconstituição (maquetes e figurinos) com soluções museográficas documentais. Para tal, foi assumida, desde logo, a heterogeneidade na seleção dos objetos a expor, que totalizaram 328 peças, entre as quais o daguerreótipo de Debussy em criança, o passaporte para Moscovo (cidade onde privou com Nadezhda von Meck, protetora de Tchaikovsky), o diploma do seu primeiro grande prémio em Roma, a cópia de um retrato de Wagner da autoria de Renoir, instrumentos musicais de Java, postais de cafés onde conviveu, um sapo-talismã, programas de audições e concertos, partituras, esboços sinfónicos, e até a sua máscara mortuária.

No entanto, a exposição não se centrou apenas nos valores documentais, consagrando verdadeiros apontamentos artísticos, como os retratos de Debussy, da autoria de Jacques-Émile Blanche (1861-1942) e de Marcel Baschet (1862-1941), a caricaturas de Georges Villa (1883-1965), um retrato de Ernest Chausson (1855-1899) por Odilon Redon (1840-1916), um desenho de Igor Stravinsky (1882-1971) da autoria de Jean Cocteau (1889-1963) e painéis de laca chineses, entre outros elementos significativos.

Foi publicado um catálogo descritivo e detalhado, organizado cronologicamente em cinco capítulos, distribuídos pelos momentos mais determinantes da vida e obra de Claude Debussy: «Da infância ao prémio de Roma»; «O “período dos cafés”. Influências»; «Pelléas et Mélisande»; «A aurora do Debussysmo»; «O Martírio de São Sebastião. Os bailados russos e os últimos anos».

A exposição foi inaugurada a 11 de novembro de 1962, com a presença do presidente da República, Américo Tomás, e contou com o discurso de abertura de Julien Cain, diretor da Bibliothèque Nationale de France.

Foram ainda organizadas atividades complementares à exposição, tais como um ciclo de cinco concertos «em cujos programas se procurou incluir as obras mais representativas de Claude Debussy e aquelas que com menos frequência se executam em Portugal» (Exposição Comemorativa do Centenário…, 1962).

Outra das oportunidades criadas pela organização desta mostra foi a extensão dos concertos à cidade do Porto, onde foi apresentado um concerto do Coral Sinfónico Comemorativo do Centenário de Claude Debussy, em colaboração com a Orquestra Sinfónica do Porto e a Emissora Nacional, que, tal como já havia acontecido na edição de Lisboa, contou com a orientação do maestro Désiré-Émile Inghelbrecht. Estes concertos assumiram uma grande relevância no panorama cultural português, uma vez que apresentaram, em Portugal, as primeiras audições integrais de O Martírio de São Sebastião, umas das mais importantes composições de Debussy.

Quanto a eventos associados, é de referir ainda a realização de conferências proferidas por Marc Pincherle e Pasteur Vallery-Radot.

Filipa Coimbra, 2016


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Concerto

Concerto Coral Sinfónico Comemorativo do Centenário de Claude Debussy

22 out 1962 – 7 nov 1962
Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II)
Lisboa, Portugal
11 nov 1962
Cine-Teatro Tivoli
Lisboa, Portugal
12 nov 1962
Coliseu do Porto
Porto, Portugal
Ciclo de conferências

Mon Ami Claude Debussy

11 nov 1962 – 23 nov 1962
Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II)
Lisboa, Portugal
Curso

Regentes de Bandas Civis

1 out 1962 – 22 dez 1962
A Voz do Operário
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS 00139

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações relativas à contratação, vistos, despesas de viagem, alojamento e datas de atuação dos artistas inseridos nos eventos complementares à exposição, assim como atas, cartazes, catálogo da exposição e convites. 1962 – 1963

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS 00140

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém fotografias de Claude Debussy, pautas de música, ata da conferência de Pasteur Vallery-Radot, informação sobre contratação, vistos, despesas de viagem, alojamento e datas de atuação dos artistas associados aos eventos complementares da exposição. 1962 – 1963

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Música), Lisboa / MUS-S005-D03657

5 provas, p.b.: inauguração (Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa) 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0001-D00001

12 negativos, p.b.: aspetos (Galeria Mansart, Paris) 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0001-D00003

32 provas, p.b.: aspetos (Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa) 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Projectos e Obras), Lisboa / I04-016

Álbum com provas fotográficas das exposições «Arte Britânica no Século XX» (Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto; SNBA, Lisboa; Associação Académica de Coimbra); «Exposição Documentos e Manuscritos da Música de Minas Gerais» (não estudada); «Exposição Comemorativa do Centenário de Claude Debussy» (Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa); «Arte Portuguesa Contemporânea. Pintura, Desenho e Gravura da Colecção Calouste Gulbenkian» (Museu Regional de Angra do Heroísmo e Museu Carlos Machado, Ponta Delgada); «Instrumentos Musicais Populares Portugueses» (FCG, Lisboa); «Temas Musicais nas Obras de Arte do Museu de Arte Antiga» (MNAA, Lisboa); Exposição Itinerante Arte Portuguesa Contemporânea (Sociedade Amor da Pátria) 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0001-D00002

11 provas, p.b.: aspetos (Galeria Mansart, Paris) 1962


Exposições Relacionadas

Gluck

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1970 / Sede Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

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