Bernardo Marques. Période 1934 – 1962

Exposição individual do artista Bernardo Marques (1898-1962), onde foram apresentados desenhos pertencentes à coleção de Maria Elisa Marques, que permitiam observar o desenvolvimento do seu percurso artístico. A obra exposta, além de representar motivos paisagísticos, procurava retratar, de forma caricatural, a sociedade portuguesa e parisiense.
Individual exhibition presenting works from the collection of Maria Elisa Marques in a display outlining the career of artist Bernardo Marques (1898-1962). The show, in addition to landscape drawings, featured caricatures of Portuguese and Parisian society.

 

Exposição de desenhos e livros ilustrados de Bernardo Marques, patente no Centre Culturel Portugais, de 25 fevereiro a 20 de março de 1982.

A inauguração contou com a presença do embaixador de Portugal Siqueira Freire, o embaixador junto da UNESCO Grainha do Vale, o embaixador junto da OCDE Pedro Roseta, «e professores e estudantes de universidades parisienses, assim como pintores franceses e portugueses residentes em Paris, entre os quais Manuel Cargaleiro e Bertino» (Telegrama, [s.d.], Arquivos Gulbenkian, PRS 05183).

Todos os trabalhos expostos pertenciam à coleção de Maria Elisa Marques, cingindo-se ao período entre 1934 e 1962. Assim, apesar de a exposição não ser a mesma que esteve presente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, durante o mês de junho do mesmo ano, apresentou algumas obras em comum, nomeadamente as que, cronologicamente, pertencem à década de 30.

Os desenhos apresentados retratavam, de forma caricatural, a sociedade portuguesa e parisiense, mas também paisagens, em materiais como tinta-da-china, guache, aguarelas, lápis de cor e técnica mista sobre papel e cartão.

O período de trabalhos de Bernardo Marques selecionado para esta exposição permitia observar o desenvolvimento do seu percurso artístico. Se nos anos 30, observamos um trabalho caracterizado por uma vertente caricatural e de sátira à sociedade portuguesa, parisiense e berlinense, inspirado pelo expressionismo alemão, nos anos 40 o trabalho de Marques consistiu, maioritariamente, em ilustração de livros e revistas, assim como em arranjos gráficos e publicidade, numa redescoberta do folclore português. Os anos 50 são os anos em que Bernardo Marques substituiu a análise esmiuçada das pessoas e das personalidades por uma análise das coisas e da paisagem, da Beira Alta, de Lisboa e do Algarve, sua terra natal. Fê-lo dentro de uma sensibilidade impressionista.

O catálogo da exposição contém dois textos assinados por José-Augusto França e Paulo Ferreira, uma biografia de Bernardo Marques e algumas reproduções dos desenhos expostos.

Carolina Gouveia Matias, 2017

Exhibition of drawings and book illustrations by Bernardo Marques held at the Centre Culturel Portugais [Portuguese Cultural Centre], 25th February – 20th March 1982.

The opening was attended by the Portuguese Ambassador, Siqueira Freire, the Ambassador to UNESCO Grainha do Vale, the Ambassador to the OCDE Pedro Roseta, “and teachers and students from the Paris universities, as well as French and Portuguese painters resident in Paris, among whom were Manuel Cargaleiro and Bertino” (Telegrama, [s/d], Gulbenkian Archives, PRS 05183).

All the works on show belonged to the collection of Maria Elisa Marques, covering the period between 1934 and 1962. Thus although not the same as the show in the Temporary Exhibition Gallery in the Museu Calouste Gulbenkian [Calouste Gulbenkian Museum], during the month of June the same year there were some works in common, namely those belonging chronologically to the 1930s.

The drawings on show caricatured Portuguese and Parisian society, but also included some landscapes, in materials such as Indian ink, gouache, watercolour, coloured pencil, and mixed techniques on paper and card.

The works of Bernardo Marques that were selected illustrated the development of his career as an artist.  While in the 1930s his work tended to caricature and satirise Portuguese, Parisian, and Berlin society, inspired by German expressionism, in the 1940s it mainly consisted of book and magazine illustrations, graphics, and advertising, which drew on Portuguese folklore. In the 1950s Bernardo Marques substituted his painstaking analysis of people and personalities for an analysis of the objects and landscapes of Beira Alta, Lisbon and the Algarve, his birthplace. He did so with impressionist sensibility.

The exhibition catalogue included two texts signed by José-Augusto França and Paulo Ferreira, a biography of Bernardo Marques and several reproductions of the works on display.

A note signed by José V. de Pina Martins, Director of the CCP, 10th February 1982, and addressed to José Blanco, contains information about the budget for the opening of the exhibition, estimated at 5000 francs.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Exposição «Bernardo Marques. Période 1934-1962»
Exposição «Bernardo Marques. Période 1934-1962»

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05183

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamentos, lista de obras e correspondência interna e externa. 1982 – 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001-D01771

Coleção fotográfica, p.b.: inaugurações das exposições «Pinto-Coelho. Peintures, Photographies» e «Bernardo Marques. Période 1934 – 1962» (FCG-CCP, Paris) 1982 – 1982


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