A Talha em Portugal. Exposição Itinerante de Documentação Fotográfica

Organizada com o intuito de divulgar a talha em Portugal, a exposição apresentou 87 fotografias da autoria do historiador americano Robert Chester Smith (1912-1975), realizadas em várias cidades portuguesas e estrangeiras ao longo de quase trinta anos. Essas fotografias viriam a constituir o núcleo «Talha», apresentado posteriormente em várias exposições.
Exhibition of 87 photographs depicting examples of Portuguese gilded woodcarving taken in various cities in Portugal and abroad over the course of three decades by American historian Robert Chester Smith (1912-1975). The show sought to draw attention to the art of gilded woodcarving in Portugal and would form part of a Talha (gilded woodcarving) exhibit, which would be included in several later exhibitions.

Organizada com o objetivo de divulgar e valorizar a talha portuguesa, expressão artística «que, com o azulejo, constitui tão original campo de criação na Arte portuguesa como notoriamente se tem reconhecido», esta exposição foi apresentada por Artur Nobre de Gusmão (1920-2001), numa das várias edições do catálogo, como uma «abreviadíssima síntese» do inventário sistemático da talha portuguesa em território nacional realizado pelo historiador norte-americano Robert Chester Smith (1912-1975) e subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (A Talha em Portugal, 1980).

A mostra, concebida como exposição itinerante, e que veio a ser apresentada em várias cidades portuguesas e estrangeiras ao longo de praticamente trinta anos, estruturava-se em torno da exibição de 87 fotografias da autoria de Robert Smith, sendo ainda apresentados alguns fragmentos de talha, «cópias executadas para nós pela Fundação Ricardo Espírito Santo» (Ibid.).

O conjunto de fotografias selecionado viria a constituir integralmente o núcleo «Talha» apresentado nas exposições «Aspectos da Arquitectura Barroca Luso-Brasileira» (São Salvador, 1968) e «Aspectos da Arte em Portugal no Século XVIII» (itinerância por várias cidades portuguesas entre 1973 e 1986).

A exposição foi concebida originalmente para complementar o curso de História da Arte em Portugal, com regência de João Couto, então diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, engenheiro Veiga Ferreira, professor Scarlat Lambrino, D. Fernando de Almeida, Artur Nobre de Gusmão, Jorge Henriques Pais da Silva, engenheiro Santos Simões, professor Mário Chicó, Florido de Vasconcelos, e Adriano de Gusmão.

Os resultados do trabalho de inventariação realizado por Robert Smith encontram-se disponíveis na Biblioteca de Arte da FCG (A Talha em Portugal [Material gráfico], fotografias e inventário de Robert Chester Smith; colaboração fotográfica de José Marques de Abreu [et al.], CFT008).

Joana Baião, 2014

Organised to disseminate and promote Portuguese woodcarving, a form of artistic expression “that, along with azulejo tiles, is a very original area of creation in Portuguese art, as has been noticeably recognised”, this exhibition was presented by Artur Nobre de Gusmão (1920-2001), in one of the several editions of the catalogue, as a “very brief summary” of the systematic inventory of Portuguese woodcarving in the country, carried out by North American historian Robert C. Smith (1912-1975) and subsidised by the Calouste Gulbenkian Foundation (A Talha em Portugal, 1980).

The event, designed as a travelling exhibition and which eventually opened in several Portuguese and foreign towns over a period of practically 30 years, was structured around 87 photographs by Smith, with some fragments of woodcarving also exhibited, which were “copies made for us by the Ricardo Espírito Santo Foundation” (ibidem).

The set of photographs selected would form the entirety of the “Woodcarving” section presented in the following exhibitions: Aspectos da Arquitetura Barroca Luso-Brasileira (São Salvador, 1968) and Aspectos da Arte em Portugal no Século XVIII (travelling to several Portuguese towns between 1973 and 1986).

The exhibition was originally designed as a complement to the History of Art course in Portugal, run by: João Couto, then director of the Museu Nacional de Arte Antiga; engineer Veiga Ferreira; lecturer Scarlat Lambrino; D. Fernando de Almeida; Artur Nobre de Gusmão; Jorge Henriques Pais da Silva; engineer Santos Simões; lecturer Mário Chicó; Florido de Vasconcelos and Adriano de Gusmão.

The results of the inventory work carried out by Robert Smith are available at the FCG’s Art Library (A talha em Portugal [Material gráfico] – fotografias e inventário de Robert Chester Smith; colab. fotográfica de José Marques de Abreu... [et al.], CFT008).


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Curso

II Ciclo de Conferências de História da Arte em Portugal

1963
[Desconhecido]
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

A Evolução da Talha em Portugal

6 out 1978 – 10 out 1978
Edifício dos Paços do Concelho de Pinhel
Vila do Conde, Portugal
Conferência / Palestra

A Evolução da Talha em Portugal

28 set 1990
Centro Cultural de Bragança
Bragança, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Visita guiada
João Caraça (ao centro).
Exposição «A Talha em Portugal. Exposição Itinerante de Documentação Fotográfica»
Fotografia anexa ao processo arquivístico de organização e montagem da exposição em Caminha, 1983

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25114

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém catálogos das edições de Lisboa, Paris e Dakar e a listagem dos locais onde foi realizada a exposição. 1963 – 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15343

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação relacionada com as várias edições da exposição. 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25131

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação relacionada com as várias edições da exposição. 1963

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15578

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém elementos sobre as itinerâncias da exposição em Arouca, Vila Nova de Cerveira, Luxemburgo (não realizada), Porto, Fafe (não realizada), Dakar, Luso, Viseu, Viana do Castelo, Lamego, Caminha, Vila do Conde, Paris e Guimarães, assim como a execução de objetos em talha na Fundação Ricardo Espírito Santo, fotografias e recortes de imprensa. 1978 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15579

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação sobre as itinerâncias da exposição em Coimbra, Bragança, Arouca, Porto, Évora, Vila Nova de Cerveira, Porto, Luxemburgo (não realizada), Pombal, Leiria, Viseu e Luso. 1978 – 1995

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15585

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém listagem da itinerância, cartazes, fotografias e catálogos. 1978 – 1995

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01826

1 prova, p.b.: aspeto (FCG, Lisboa) 1963

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15578

1 prova, cor: visita de estudo (Centro Cultural de Vila Nova de Cerveira) 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15579

5 provas, cor: aspetos (Centro Cultural de Bragança, Bragança); 6 provas, cor: inauguração (Mosteiro de Arouca, Arouca) 1978 – 1995

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0310-D00970

17 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1963


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