Arquitectura Colonial Ibero-Americana. Exposição de Documentação Fotográfica

Curso «A Arte na América Latina. A Arquitectura Colonial Ibero-Americana»

Exposição comissariada pelo professor argentino Mario Buschiazzo (1902-1970), reunindo um conjunto de fotografias de vestígios arquitetónicos do período colonial em diversos países da América Latina. Foi realizada no âmbito do Curso de Arte na América Latina: A Arquitectura Colonial Ibero-Americana.
Exhibition arranged for the course on Art in Latin America - Ibero-American Colonial Architecture. The show, curated by Argentine professor Mario Buschiazzo (1902-1970), brought together a selection of photographs depicting colonial-era architectural remains from various countries in Latin America, serving to highlight the significance of this architectural style.

A exposição «Arquitectura Colonial Ibero-Americana. Exposição de Documentação Fotográfica» foi proposta à Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) na sequência do Curso de Arte na América Latina: A Arquitectura Colonial Ibero-Americana, organizado pelo professor argentino Mario Buschiazzo.

A exposição, também comissariada por Buschiazzo, estruturou-se em torno da apresentação de 80 fotografias de exemplares da arquitetura colonial ibero-americana em vários países (República Dominicana, Cuba, Porto Rico, México, Estados Unidos da América, Guatemala, Honduras, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil). Todas as fotografias expostas eram da autoria do professor argentino, encontrando-se algumas reproduzidas no catálogo da exposição.

O objetivo do curso, e da exposição, prendia-se com a necessidade de se reavaliar e valorizar a importância artística das obras arquitetónicas executadas «durante os três séculos que durou o domínio espanhol na América, muitas das quais de grande valor, que só há poucos anos começaram a ser estudas e apreciadas por críticos de arte e historiadores» (Arquitectura Colonial Ibero-Americana. Exposição de Documentação Fotográfica, 1961).

Tendo sido inicialmente pensada para ser exibida noutros locais do país, a exposição «Arquitectura Colonial Ibero-Americana. Exposição de Documentação Fotográfica» só viria a ser levada a Évora após ser apresentada na Fundação. A escolha daquela cidade por Artur Nobre de Gusmão, diretor do Serviço de Belas-Artes da FCG, prendeu-se com o facto de naquele ano ali se realizar «um dos números do V Festival Gulbenkian de Música», mas também com a «importância turística da cidade» (Apontamento do Serviço de Belas-Artes, Arquivos Gulbenkian, SBA 15342).

Joana Baião, 2014


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Curso

A Arte na América Latina. A Arquitectura Colonial Ibero-Americana

2 fev 1961 – 23 mar 1961
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 16153

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém recortes de imprensa. 1961 – 1961

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 13588

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação sobre o «Curso de Arte na América Latina», lecionado no âmbito da exposição. 1961 – 1961

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25663

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa, atas e catálogo. 1961 – 1961

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15342

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação sobre a montagem em Évora. 1961 – 1962

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25124

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém o catálogo da exposição e informação sobre atividade complementar. 1961


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